Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí

O Havaí se tornou um lugar que define o paraíso. De praias imaculadas e um clima quente a paisagens naturais e vulcões ativos, as ilhas são o lar de paisagens e cultura incríveis. Com estilos de construção indígenas e modernos, a arquitetura do estado está intimamente ligada ao meio ambiente. Reinterpretando técnicas e tradições de construção histórica, a arquitetura havaiana contemporânea equilibra o desejo de honrar o passado enquanto celebra novas experiências e a cultura moderna. Isso levou à formação de espaços incríveis para habitar.

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 2 de 10Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 3 de 10Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 4 de 10Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 5 de 10Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Mais Imagens+ 5

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 3 de 10
© Nic Lehoux

Cada uma dessas casas analisa mais de perto o desenho havaiano por meio de várias residências ao longo da costa, explorando projetos contemporâneos com espaços e envoltórios híbridos feitos com fronteiras e transições fluidas. Combinando estilos diferentes, eles têm vistas amplas, montanhas e vistas costeiras. Cada projeto faz uso de envoltórios selecionados e orientações de construção para aproveitar o clima tropical e abraçar a paisagem circundante. Juntos, eles representam uma luxuosa arquitetura costeira nas ilhas do Havaí.

Kahua Kuili / Walker Warner Architects

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 9 de 10
© Matthew Millman

Projetada pela empresa Walker Warner Architects, com sede na Califórnia, a residência Kahua Kuili, como é conhecida em havaiano, é uma interpretação moderna do clássico acampamento de verão do Havaí. De acordo com a filosofia da empresa, a residência acolhedora, mas espaçosa, foi projetada com a longevidade em mente. Kahua Kuili incorpora vários elementos atemporais que permanecem relevantes para a arquitetura e o design centenários e serão relevantes nos próximos séculos.

Hale Lana House / Olson Kundig

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 4 de 10
© Nic Lehoux

Este retiro familiar de 1600 metros quadrados na Grande Ilha do Havaí assume a forma de vários pavilhões espalhados pelo terreno, ligados por varandas elevadas de madeira e uma série de jardins. Hale Lana, que se traduz como "casa flutuante", parece pairar sobre os campos e jardins densos do local. A casa se posiciona na linha do ecótono entre a área vegetada e as amplas vistas do oceano que se estendem até o vulcão Haleakalā na vizinha Maui.

Manini`owali 3 / Sunnland Architects

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 8 de 10
© Daniel deMoulin, Nourish Media, Inc.

Situada em 1,5 hectares de terra vulcânica dentro de uma comunidade exclusiva de resort no Havaí, a casa de 845 metros quadrados serve como um oásis para o implacável sol havaiano. A residência contemporânea foi projetada para capturar vistas da Baía de Kua e da Montanha Haleakala de Maui ao oeste, da Montanha Hualalai ao leste e do local sagrado, Pu`u Kuili, ao sul.

Lavaflow 7 / Craig Steely Architecture

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 6 de 10
© Bruce Damonte

Localizada em cinco hectares da densa floresta de Ohia, esta casa de concreto moldada no local enquadra áreas de estar internas e externas com vista para a floresta, o céu e o litoral da Grande Ilha do Havaí. A principal característica da casa é uma viga de concreto, de 42 metros de comprimento, 120cm de altura x 30cm de largura ao longo de todo o volume, com apenas três paredes curtas de concreto apoiando-o ao longo de sua enorme extensão.

Kona Residence / Belzberg Architects

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 5 de 10
© Benny Chan

Aninhada entre fluxos de lava solidificados, a residência Kona situa seu eixo não com a linearidade da propriedade, mas sim com a axialidade das vistas predominantes. Dentro da dicotomia de elementos naturais e uma paisagem geométrica rígida, a residência integra as vistas circundantes das cadeias de montanhas vulcânicas ao leste e horizontes oceânicos ao oeste. O programa é organizado como uma série de volumes distribuídos por toda a propriedade, cada um com seus próprios recursos e vistas exclusivos.

Island House / Michael Piche

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 2 de 10
© Derek Skalko

Localizada em um bairro divertido e eclético na costa sul de Kauai, a Island integra a vida havaiana interna/externa onipresente com design moderno. Em uma propriedade isolada com paredes de rocha de basalto existentes e palmeiras, o volume simples em forma de "L" reforça a privacidade com uma fachada frontal sólida e cria um quintal tranquilo para nadar e brincar.

Clifftop House in Maui / Dekleva Gregoric Arhitekti

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 7 de 10
© Cristóbal Palma / Estudio Palma

O designer de velas de windsurf Robert Stroj mudou-se da Europa para Maui para liderar o estúdio de pesquisa de design de Neil Pryde em Kahului. Se a costa sul de Maui é tranquila para desfrutar de férias com tudo incluso, sua costa norte é um paraíso para surfistas com ventos fortes e, o mais importante, ondas perfeitas. Está no meio do oceano, longe de quase tudo. A casa em tal ambiente torna-se extremamente importante. Além de ser apenas um lar, esta casa também funciona como um espaço de convívio.

Makani Eka Residence / David Shutt Architecture + Walker Warner Architects

Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí - Imagem 10 de 10
© Matthew Millman

Situado no alto de uma colina de lava solidificada com vistas do céu, sol e água, este complexo familiar atinge um equilíbrio entre modernidade e tradição. Elementos antigos e novos fluem através de uma composição simples de pequenas estruturas ligadas por um pátio exuberante e uma série de passarelas e pátios. Composto por quatro estruturas independentes, incluindo um volume principal revestido de cedro, a localização equilibra o desejo de hospedar amigos e família com privacidade.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Vivendo no paraíso: casas construídas na costa do Havaí" [Living in Paradise: Luxurious Homes Along the Hawaiian Coast] 03 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962030/vivendo-no-paraiso-casas-construidas-na-costa-do-havai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.