Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica

Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica

Intitulado "Arquitetura como medida", o Pavilhão Turco, da 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, busca explorar o que e como a arquitetura pode contribuir para o meio ambiente, tendo em vista, a atual crise climática, além da atual dependência tecnológica. Com curadoria de Neyran Turan, o pavilhão estará em exibição em um local de longo prazo, o Sale d'Armi no Arsenale, de 22 de maio a 21 de novembro de 2021.

© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia+ 14

O arquiteto e professor Neyran Turan unirá forças com E. Ece Emanetoğlu, Melis Uğurlu, Betsy Clifton, Samet Mor e Ian Erickson para a criação do pavilhão. A exposição é organizada pela Fundação de Istambul para a Cultura e as Artes, e irá "definir o planetário com as vastas escalas geo temporais através das quais a emergência climática se acelera".

Neyran Turan. Imagem © NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia
Neyran Turan. Imagem © NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia

Tudo começa com a provocação, ao invés de observarmos a imaginação planetária puramente como uma ideia isolada de preservação da natureza, ou como gestão tecnológica, ou ainda como visualização, é importante, neste momento, que a arquitetura considere seu potencial a partir de seu funcionamento interno .

-- Equipe Curatorial

© Andrea Avezzu
© Andrea Avezzu

Respondendo à pergunta de 'como vamos viver juntos?', o pavilhão turco se concentra na política e na logística da construção arquitetônica, alinhando-as com suas respectivas contrapartes planetárias, por meio da geografia de extração de materiais, cadeias de suprimentos e manutenção na Turquia e no mundo. A mostra, que incluirá instalação, publicação em site e contos, destaca o estado de urgência em que o mundo se encontra e define a arquitetura como uma medida para provocar uma mudança radical e um imaginário planetário alternativo, que pode ajudar a avaliar nossa vida na Terra e nossos papéis em relação uns aos outros.

A instalação consiste em quatro dioramas, cada um focalizado em locais específicos da arquitetura e explorando tópicos com foco em quatro formatos diferentes - Documentação, Episódios, Diálogos e Ensaios. A seção de documentação exibe a pesquisa principal da exposição e o conteúdo visual sobre a burocracia dos documentos arquitetônicos de extração, manutenção, logística e construção. A seção Episódios captura controvérsias ambientais em uma série de sites selecionados na Turquia. E, por fim, as seções Diálogos e Ensaios, apresentam diversas contribuições de convidados, que abordam o tema da exposição.

© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia
© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia
© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia
© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia

Por que a ênfase na imaginação, neste momento em que a ação urgente, já está atrasada? É precisamente por causa da exigência de nosso momento atual que somos levados ao significado da imaginação. Em primeiro lugar, a imaginação é importante porque, como evidenciado com a recente pandemia COVID-19 e os protestos Black Lives Matter em todo o mundo, as complexidades da injustiça sistêmica e emergência climática exigem abordagens não convencionais, que podem dar sentido à colisão entre o cotidiano e o planetário. As vastas escalas geotemporais através das quais a emergência climática se acelera.

-- Equipe Curatorial

Arquitetura como medida

Neyran Turan

Neyran Turan é arquiteta e sócia da NEMESTUDIO. Atualmente é Professora Associada da University of California-Berkeley. Seu estúdio de arquitetura foi reconhecido com vários prêmios, como o Prêmio da Liga de Arquitetura de Nova York para Jovens Arquitetos, em 2016, os prêmios Best of Design do The Architects 'Newspaper de 2019, 2018, 2017 e 2016 e vários Graham Foundation for Advanced Studies in the Fine Arts awards. O trabalho de Neyran enfoca formas alternativas de imaginação ambiental e sua capacidade para novas trajetórias estéticas e políticas dentro da arquitetura e do urbanismo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica" [The Turkish Pavilion at the 2021 Venice Biennale Explores Climate Change through a Renewed Architectural Imagination ] 28 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961612/pavilhao-da-turquia-na-bienal-de-veneza-aborda-mudanca-climatica-atraves-da-imaginacao-arquitetonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.