Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica

Intitulado "Arquitetura como medida", o Pavilhão Turco, da 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, busca explorar o que e como a arquitetura pode contribuir para o meio ambiente, tendo em vista, a atual crise climática, além da atual dependência tecnológica. Com curadoria de Neyran Turan, o pavilhão estará em exibição em um local de longo prazo, o Sale d'Armi no Arsenale, de 22 de maio a 21 de novembro de 2021.

Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica - Imagem 2 de 14Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica - Imagem 3 de 14Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica - Imagem 4 de 14Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica - Imagem 5 de 14Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica - Mais Imagens+ 9

O arquiteto e professor Neyran Turan unirá forças com E. Ece Emanetoğlu, Melis Uğurlu, Betsy Clifton, Samet Mor e Ian Erickson para a criação do pavilhão. A exposição é organizada pela Fundação de Istambul para a Cultura e as Artes, e irá "definir o planetário com as vastas escalas geo temporais através das quais a emergência climática se acelera".

Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica - Imagem 11 de 14
Neyran Turan. Imagem © NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia

Tudo começa com a provocação, ao invés de observarmos a imaginação planetária puramente como uma ideia isolada de preservação da natureza, ou como gestão tecnológica, ou ainda como visualização, é importante, neste momento, que a arquitetura considere seu potencial a partir de seu funcionamento interno .

-- Equipe Curatorial

Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica - Imagem 7 de 14
© Andrea Avezzu

Respondendo à pergunta de 'como vamos viver juntos?', o pavilhão turco se concentra na política e na logística da construção arquitetônica, alinhando-as com suas respectivas contrapartes planetárias, por meio da geografia de extração de materiais, cadeias de suprimentos e manutenção na Turquia e no mundo. A mostra, que incluirá instalação, publicação em site e contos, destaca o estado de urgência em que o mundo se encontra e define a arquitetura como uma medida para provocar uma mudança radical e um imaginário planetário alternativo, que pode ajudar a avaliar nossa vida na Terra e nossos papéis em relação uns aos outros.

A instalação consiste em quatro dioramas, cada um focalizado em locais específicos da arquitetura e explorando tópicos com foco em quatro formatos diferentes - Documentação, Episódios, Diálogos e Ensaios. A seção de documentação exibe a pesquisa principal da exposição e o conteúdo visual sobre a burocracia dos documentos arquitetônicos de extração, manutenção, logística e construção. A seção Episódios captura controvérsias ambientais em uma série de sites selecionados na Turquia. E, por fim, as seções Diálogos e Ensaios, apresentam diversas contribuições de convidados, que abordam o tema da exposição.

Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica - Imagem 6 de 14
© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia
Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica - Imagem 2 de 14
© NEMESTUDIO e o Pavilhão da Turquia

Por que a ênfase na imaginação, neste momento em que a ação urgente, já está atrasada? É precisamente por causa da exigência de nosso momento atual que somos levados ao significado da imaginação. Em primeiro lugar, a imaginação é importante porque, como evidenciado com a recente pandemia COVID-19 e os protestos Black Lives Matter em todo o mundo, as complexidades da injustiça sistêmica e emergência climática exigem abordagens não convencionais, que podem dar sentido à colisão entre o cotidiano e o planetário. As vastas escalas geotemporais através das quais a emergência climática se acelera.

-- Equipe Curatorial

Arquitetura como medida

Neyran Turan

Neyran Turan é arquiteta e sócia da NEMESTUDIO. Atualmente é Professora Associada da University of California-Berkeley. Seu estúdio de arquitetura foi reconhecido com vários prêmios, como o Prêmio da Liga de Arquitetura de Nova York para Jovens Arquitetos, em 2016, os prêmios Best of Design do The Architects 'Newspaper de 2019, 2018, 2017 e 2016 e vários Graham Foundation for Advanced Studies in the Fine Arts awards. O trabalho de Neyran enfoca formas alternativas de imaginação ambiental e sua capacidade para novas trajetórias estéticas e políticas dentro da arquitetura e do urbanismo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza aborda mudança climática através da imaginação arquitetônica" [The Turkish Pavilion at the 2021 Venice Biennale Explores Climate Change through a Renewed Architectural Imagination ] 28 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961612/pavilhao-da-turquia-na-bienal-de-veneza-aborda-mudanca-climatica-atraves-da-imaginacao-arquitetonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.