Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída

Projetado pelo Studio Gang, em parceria com os paisagistas do SCAPE, e ainda com o Polk Stanley Wilcox Architects, o Museu de Belas Artes do Arkansas (AMFA), nos Estados Univos, acaba de atingir uma importante meta ao finalizar a construção de sua cobertura, elemento mais emblemático do projeto. Prolongando-se por toda a extensão do projeto, conectando blocos novos e os antigos, a grande laje de concreto será um símbolo desta que é a maior instituição cultural do estado de Arkansas.

Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Imagem 2 de 17Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Imagem 6 de 17Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Imagem 7 de 17Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Imagem 3 de 17Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Mais Imagens+ 12

Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Imagem 6 de 17
Vista pelo jardim da fachada de 1937. Imagem de © Timothy Hursley

Localizado em Little Rock, o Museu de Belas Artes do Arkansas é o lar de uma renomada coleção de arte, da Escola de Artes de Windgate e, ainda, de uma série de espaços expositivos variados. O edifício original foi construído em 1937, e outros anexos foram sendo adicionados com o passar dos anos, buscando acomodar novos programas e também a demanda crescente de visitantes. O novo projeto de expansão busca criar novas conexões e expandir a capacidade de atividades, enquanto cria novos espaços internos e externos, não só para eventos, mas também para os visitantes e para a comunidade.

Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Imagem 5 de 17
Entrada ao sul e restaurante. Imagem de © Timothy Hursley

Ao trabalhar junto do Studio Gang e do SCAPE, estamos colocando em prática as ideias mais atuais sobre museus e espaços públicos, criando assim um novo paradigma que é centrado tanto na arte, quanto no público. – Victoria Ramirez, Diretora Executiva do AMFA

Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Imagem 4 de 17
Espaço de estar cultural. Imagem de © Timothy Hursley

O projeto do Studio Gang redesenha a experiência dos museus a partir de uma combinação de novas construções e reformas dos edifícios existentes, construídos entre 1937 e 2000, buscando costurar os vários elementos dentro de uma nova arquitetura que seja coesa, e que demonstre essa nova identidade. A partir de um eixo central, um átrio flexível percorre todo o comprimento do edifício, por onde saem vários espaços expositivos, educacionais e performáticos, enquanto em suas duas extremidades o projeto define dois espaços públicos dedicados aos visitantes. A cobertura complementa esse átrio central e o expande para marcar as entradas do museu.

Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Imagem 7 de 17
Vista do interior olhando ao norte. Imagem de © Timothy Hursley

Os espaços reformados foram adaptados de acordo com os novos programas do museu. As estruturas mais intensas, de acordo com a análise de decomposição de carbono, foram mantidas intactas, enquanto outras foram reconfiguradas. Os arquitetos do Studio Gang deram nova vida à fachada Art Deco do edifício original de 1937, projetado pelo arquiteto H. Ray Burks, a qual foi absorvida pelo espaço interior ao longo dos anos.

Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída - Imagem 8 de 17
Cortesia de Studio Gang

Este projeto também adiciona um novo paisagismo no terreno do museu, assinado pelos arquitetos do SCAPE.O projeto paisagístico intensifica a conexão entre o AMFA e seu entorno, também garantindo novos espaços de encontro. O projeto apresenta uma seleção diversa de plantas locais e seu desenho ecoa a linguagem da cobertura. 

Apesar dos desafios da pandemia, a construção conseguiu de manter em dia e o museu tem inauguração prevista para maio de 2022. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída" [The Signature Roof of Studio Gang's Arkansas Museum of Fine Arts Reaches Completion] 20 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960415/cobertura-do-museu-de-belas-artes-do-arkansas-projetado-pelo-studio-gang-e-concluida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.