Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída

Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída

Projetado pelo Studio Gang, em parceria com os paisagistas do SCAPE, e ainda com o Polk Stanley Wilcox Architects, o Museu de Belas Artes do Arkansas (AMFA), nos Estados Univos, acaba de atingir uma importante meta ao finalizar a construção de sua cobertura, elemento mais emblemático do projeto. Prolongando-se por toda a extensão do projeto, conectando blocos novos e os antigos, a grande laje de concreto será um símbolo desta que é a maior instituição cultural do estado de Arkansas.

Vista Aérea da Cobertura. Imagem de © Timothy HursleyVista pelo jardim da fachada de 1937. Imagem de © Timothy HursleyVista do interior olhando ao norte. Imagem de © Timothy HursleyVista do interior olhando ao sul. Imagem de © Timothy Hursley+ 17

Vista pelo jardim da fachada de 1937. Imagem de © Timothy Hursley
Vista pelo jardim da fachada de 1937. Imagem de © Timothy Hursley

Localizado em Little Rock, o Museu de Belas Artes do Arkansas é o lar de uma renomada coleção de arte, da Escola de Artes de Windgate e, ainda, de uma série de espaços expositivos variados. O edifício original foi construído em 1937, e outros anexos foram sendo adicionados com o passar dos anos, buscando acomodar novos programas e também a demanda crescente de visitantes. O novo projeto de expansão busca criar novas conexões e expandir a capacidade de atividades, enquanto cria novos espaços internos e externos, não só para eventos, mas também para os visitantes e para a comunidade.

Entrada ao sul e restaurante. Imagem de © Timothy Hursley
Entrada ao sul e restaurante. Imagem de © Timothy Hursley

Ao trabalhar junto do Studio Gang e do SCAPE, estamos colocando em prática as ideias mais atuais sobre museus e espaços públicos, criando assim um novo paradigma que é centrado tanto na arte, quanto no público. – Victoria Ramirez, Diretora Executiva do AMFA

Espaço de estar cultural. Imagem de © Timothy Hursley
Espaço de estar cultural. Imagem de © Timothy Hursley

O projeto do Studio Gang redesenha a experiência dos museus a partir de uma combinação de novas construções e reformas dos edifícios existentes, construídos entre 1937 e 2000, buscando costurar os vários elementos dentro de uma nova arquitetura que seja coesa, e que demonstre essa nova identidade. A partir de um eixo central, um átrio flexível percorre todo o comprimento do edifício, por onde saem vários espaços expositivos, educacionais e performáticos, enquanto em suas duas extremidades o projeto define dois espaços públicos dedicados aos visitantes. A cobertura complementa esse átrio central e o expande para marcar as entradas do museu.

Vista do interior olhando ao norte. Imagem de © Timothy Hursley
Vista do interior olhando ao norte. Imagem de © Timothy Hursley

Os espaços reformados foram adaptados de acordo com os novos programas do museu. As estruturas mais intensas, de acordo com a análise de decomposição de carbono, foram mantidas intactas, enquanto outras foram reconfiguradas. Os arquitetos do Studio Gang deram nova vida à fachada Art Deco do edifício original de 1937, projetado pelo arquiteto H. Ray Burks, a qual foi absorvida pelo espaço interior ao longo dos anos.

Cortesia de Studio Gang
Cortesia de Studio Gang

Este projeto também adiciona um novo paisagismo no terreno do museu, assinado pelos arquitetos do SCAPE.O projeto paisagístico intensifica a conexão entre o AMFA e seu entorno, também garantindo novos espaços de encontro. O projeto apresenta uma seleção diversa de plantas locais e seu desenho ecoa a linguagem da cobertura. 

Apesar dos desafios da pandemia, a construção conseguiu de manter em dia e o museu tem inauguração prevista para maio de 2022. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Cobertura do Museu de Belas Artes do Arkansas projetado pelo Studio Gang é concluída" [The Signature Roof of Studio Gang's Arkansas Museum of Fine Arts Reaches Completion] 20 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960415/cobertura-do-museu-de-belas-artes-do-arkansas-projetado-pelo-studio-gang-e-concluida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.