Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado

Após superar muitos obstáculos, a renovação da loja de departamentos La Samaritaine, dedenvolvida pelo escritório japonês SANAA, está pronta para abrir suas portas ao público. A remodelação da famosa loja parisiense restitui seu valor histórico ao trazer uma contribuição contemporânea à arquitetura do Segundo Império.

Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado - Imagem 2 de 8Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado - Imagem 3 de 8Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado - Imagem 4 de 8Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado - Imagem 5 de 8Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado - Mais Imagens+ 3

Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado - Imagem 8 de 8
© Simón García | arqfoto

Fundada em 1870, La Samaritaine é um ícone parisiense e da nova tipologia arquitetônica que revolucionaria o comércio – a loja de departamentos. O que começou como uma pequena loja se expandiu para uma série de edifícios que ocupam dois quarteirões em uma extremidade da Pont Neuf. 

Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado - Imagem 6 de 8
© Simón García | arqfoto

A loja de departamentos foi fechada em 2005 por motivos de segurança e o projeto geral de reforma ficou a cargo do renomado escritório de arquitetura SANAA. A proposta envolveu uma ampla remodelação dos edifícios do início do século XX e uma reinvenção programática da ilha urbana. Além da área comercial, o projeto compreende um hotel 5 estrelas, 96 unidades de habitação social, escritórios e uma creche.

A nova área comercial foi distribuída em três andares ao longo de um eixo de circulação central que conecta edifícios em ambas as extremidades. Na Rue Rivoli, o SANAA propõe um gesto arquitetônico contemporâneo que marca o renascimento da Samaritaine, escrevendo uma nova página na história deste emblemático estabelecimento. A nova fachada ondulada de vidro é, de fato, uma continuação do espírito vanguardista e da pesquisa sobre o vidro que caracterizou o trabalho dos arquitetos responsáveis pelo projeto original do La Samaritaine, Frantz Jourdain e Henri Sauvage. Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa descrevem sua intervenção como uma negociação com a escala monumental do edifício e a importante fronteira com a Rue Rivoli. A fachada dupla reflete os ornamentos da arquitetura do entorno e apresenta um movimento que convida o público a explorar o quarteirão urbano.

Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado - Imagem 7 de 8
© Simón García | arqfoto

Os maiores esforços se voltaram, contudo, à restauração. Os icônicos elementos Art Nouveau da fachada e seus azulejos esmaltados coloridos foram restaurados, junto com a grande escadaria e a clarabóia no átrio da loja. Além disso, o bloco de apartamentos do século XVII na Rue de Rivoli está sendo convertido em habitação social pelo arquiteto François Brugel, ao passo que Edouard François se encarregou de transformar o edifício à beira do rio Sena em um hotel.

O projeto enfrentou uma série de desafios e as obras foram interrompidas diversas vezes por decisões judiciais resultantes da forte pressão de grupos de preservação do patrimônio. Após quase uma década em construção, o projeto abrirá suas portas este ano.

Imagens via Simón García

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Após uma década em obras, projeto do SANAA para o La Samaritaine em Paris será inaugurado" [SANAA’s Redevelopment of La Samaritaine to Open its Doors This Year] 15 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960222/apos-uma-decada-em-obras-projeto-do-sanaa-para-o-la-samaritaine-em-paris-sera-inaugurado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.