Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino

A pandemia, que a mais de um ano nos acompanha, marcou uma profunda ruptura nas rotinas diárias de milhões de pessoas ao redor do mundo. Obrigados ao confinamento doméstico prolongado e em muitos casos, a uma mudança definitiva para o modo de trabalho remoto, a separação entre o espaço da vida cotidiana e o escritório improvisado tornou-se extremamente turva. Neste contexto, alguns dos tópicos mais discutidos ao longo deste último ano foram a criação espaços de trabalho flexíveis em ambientes domésticos e se os próprios edifícios de escritórios são um modelo ultrapassado e que já não mais servem ao nosso atual modo de vida. Embora tenhamos discutidos amplamente uma série de assuntos relacionados à pandemia, no entanto, pouco tem se falado sobre o impacto da corrente situação no dia a dia das nossas crianças, especialmente daquelas em idade escolar.

Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 2 de 16Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 3 de 16Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 4 de 16Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 5 de 16Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Mais Imagens+ 11

É preciso ressaltar que o ambiente da sala de aula desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e emocional das crianças. Neste contexto podemos dizer que o projeto de um espaço interior passa a ser tão importante, senão mais, que a própria arquitetura de um determinado edifício, isso porque é no interior que passamos a maior parte do nosso tempo. Considerando isso, é fundamental que nós, arquitetos e arquitetas, devamos prestar muita atenção ao design de interiores dos espaços educacionais. Penando nisso, compilamos a seguir uma série de recursos projetuais que podem nos ajudar a criar espaços de ensino e aprendizado mais tranquilos, acolhedores e dinâmicos, com uma lista de projetos correspondentes à cada uma destas estratégias.

1- Pé-Direito Alto

A Escola Infantil projetada pela equipe do Salas Arquitectura + Diseño na cidade de Cariñena, Espanha, possui um pé direito muito generoso, o qual por sua vez, favorece uma ampla e abundante iluminação natural dos espaços interiores. Salas com pé-direito alto estimulam a concentração dos alunos potencializando a sua capacidade de apreender.

Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 7 de 16
© Milena Villalba
Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 8 de 16
© Milena Villalba
Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 10 de 16
© Milena Villalba

2- Contato com a Natureza

Estudos revelam que a incorporação de plantas em ambientes de aprendizado tem um impacto positivo no desenvolvimento dos alunos—e faz com que estes se sintam muito mais confortáveis, independentemente da idade. A Escola Primária Experimental de Hongling, concebida pelo O-office Architects em Shenzhen, China, é um edifício repleto de plantas em seus espaços interiores além de muita área verde em seu entorno.

Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 16 de 16
© Chao Zhang
Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 12 de 16
© Chao Zhang

3- Luz Natural

Em seu mais importante livro, A Pattern Language, o professor emérito de arquitetura da UC Berkeley, Christopher Alexander, menciona o fato de que níveis baixos de luz natural em salas de aula afetam significativamente o ciclo natural e o metabolismo dos alunos. A Escola Primária Comunitária para Meninas na cidade de Keheme, Serra Leoa, projetada por Orkidstudio, apresenta uma estratégia muito eficiente para promover a iluminação natural dos espaços interiores, criando grandes aberturas sob uma cobertura elevada, que além de favorecer a iluminação natural, permite também uma ventilação constante dos espaços interiores.

Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 6 de 16
© Peter Dibdin
Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 14 de 16
© Peter Dibdin

4- Flexibilidade

Tal como acontece com os espaços de coworking, os alunos também se beneficiam de layouts abertos e integrados. A facilidade de reorganizar o espaço e assim criar diferentes ambientes de aprendizagem, potencializa o desenvolvimento dos alunos, permitindo ainda atender às distintas necessidades de grupos de diferentes idades. A Escola Primária de Lan-Tian, concebida pelo Studio In2, incorpora uma ampla parede curva no espaço de sala de aula, a qual cumpre uma dupla função: privacidade por um lado e espaços de armazenamento do outro.

Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 11 de 16
Lan-Tian Elementary School . Image © Jackal Liu
Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 9 de 16
Lan-Tian Elementary School . Image © Jackal Liu
Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino  - Imagem 15 de 16
Drum-shaped learning unit showing different configurations. Image via O-office Architects

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Interiores e bem estar. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Arquitetura de interiores e a busca pelo bem-estar: projetando espaços de ensino " [Interior Wellbeing: The Design Of Educational Spaces ] 24 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959392/arquitetura-de-interiores-e-a-busca-pelo-bem-estar-projetando-espacos-de-ensino> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.