Progressos para uma carreira mais inclusiva na arquitetura

Se você frequentou a escola de arquitetura ou design, provavelmente há algo que você notou sobre seus colegas de classe - a maioria deles eram mulheres. E se você trabalha no mundo da arquitetura ou design há alguns anos, provavelmente há outra coisa que você também percebeu - que há menos mulheres em posições de liderança do que homens. Há uma crise que a arquitetura enfrenta desde que a profissão existe: as mulheres abandonam a arquitetura em grande número. Mas o que está causando isso e quais etapas estão sendo tomadas para garantir que alguns dos melhores profissionais estejam posicionados para se tornarem futuros líderes da indústria?

Analisar o problema está em olhar para a carreira de mulheres na arquitetura. Em um nível superficial, o problema parece ter uma solução óbvia. Se você quiser que mais mulheres sejam arquitetas, recrute mais mulheres para se matricularem na escola de arquitetura. No entanto, relatórios recentes do NCARB descobriram que quase metade dos alunos das escolas de arquitetura são mulheres, o que significa que a verdadeira questão está em algum lugar entre a formatura e a obtenção de uma posição na profissão. Para reduzir ainda mais essa lacuna, os dados do NCARB mostram que quase 2 em cada 5 mulheres (semelhante ao número de matriculadas em escolas de arquitetura) são licenciadas. Além disso, as mulheres cumprem os requisitos de graduação mais de um ano mais rápido do que os homens. Isso significa que elas concluem as horas e são aprovadas nos exames, ganhando suas licenças e se posicionando para melhores oportunidades de trabalho e promoções. Mas esses dados não refletem a realidade que as mulheres enfrentam.

Progressos para uma carreira mais inclusiva na arquitetura  - Imagem 6 de 6
Estatísticas via ACSA. Imagem © Kaley Overstreet

Por que há uma queda no número de mulheres na arquitetura após a formatura? Esta questão pode ser explorada em duas partes. A primeira é que ainda existe um estigma que gira em torno da indústria da arquitetura - parece uma profissão dominada por homens. Frequentemente, são os homens que ocupam posições de poder e tomam decisões, dando o arbítrio a outros homens para ocupar essas posições, criando um sistema repetitivo em que as mulheres muitas vezes são excluídas das conversas. As imagens glamorizadas da arquitetura sendo uma profissão no estilo Mad Men, que só é elevada ainda mais pelos arquitetos que estudamos na escola e ainda celebramos hoje, significa que há pouco espaço para celebrar as pioneiras em nossa profissão. Quando Robert Venturi ganhou o Prêmio Pritzker em 1991, alguns defensores notaram que Denise Scott Brown, sua parceira de profissão e esposa, não fora reconhecida. 30 anos depois, ainda há uma petição para que ela seja incluída no prêmio de maior prestígio da arquitetura, uma causa apoiada até mesmo pelo próprio Venturi.

Progressos para uma carreira mais inclusiva na arquitetura  - Imagem 4 de 6
Representação de gênero em diversos estágios da carreira. Cortesia de dados do NCARB. Imagem © Kaley Overstreet

A segunda parte do problema vem dos papéis tradicionais que se espera que as mulheres em ambientes profissionais cumpram, independentemente da preferência pessoal e de crenças mais modernizadas. Em 2018, o capítulo de São Francisco da iniciativa Equity by Design da AIA procurou abordar os problemas que as mulheres enfrentam em suas carreiras, a fim de aumentar a estabilidade e crescimento na profissão. Dos mais de 14.000 entrevistados, a pesquisa descobriu que as arquitetas estão ganhando menos e que ocupam menos cargos de liderança. Muitas mães achavam que haviam perdido oportunidades de progressão na carreira pelo tempo em que passavam cuidando das famílias. Mais mulheres também achavam que seu trabalho e contribuições não faziam diferença, em comparação com seus colegas homens. Havia também suposições de que as mulheres, em geral, deixariam a profissão para se tornarem donas de casa, que lhes faltava criatividade e seriam incapazes de exigir respeito nos canteiros de obras - afirmações bastante arcaicas, especialmente devido aos movimentos de empoderamento em ascensão hoje. Também é importante notar que houve duas grandes recessões nos últimos 15 anos - grandes causas para as mulheres que perdem seus empregos serem forçadas a tarefas domésticas levando longos períodos de tempo para reingressar no mercado de trabalho, especialmente na arquitetura, que é paralela aos altos e baixos das condições econômicas.

Progressos para uma carreira mais inclusiva na arquitetura  - Imagem 3 de 6
Representação de gênero no período de tempo dos requisitos de licenciamento. Cortesia de dados do NCARB. Cortesia da imagem do NCARB

Os fatores que podem favorecer uma mudança se resumem a algumas coisas. Conforme mencionado, existem vários movimentos para trazer as mulheres para a vanguarda da profissão e reconhecer suas realizações - tanto do passado quanto do presente. Além disso, em um dos poucos aspectos positivos da vida após a pandemia de COVID-19, as mulheres podem se beneficiar das implicações a longo prazo de como trabalharemos no futuro. Com os níveis de produtividade permanecendo altos, mesmo após um ano de trabalho em casa, os horários de trabalho híbridos podem se tornar uma realidade permanente que beneficiará as mulheres. Haverá menos culpa imerecida por deixar o local de trabalho em um determinado horário para atividades familiares se você passar mais tempo trabalhando em casa. Com a linha entre trabalho e vida cada vez mais tênue e a maior capacidade de reduzir o tempo de deslocamento, as mulheres podem entender que não precisam escolher entre cuidar de crianças e ser uma profissional que trabalha - elas podem assumir os dois. A igualdade de gênero na profissão de arquiteto ainda tem um longo caminho a percorrer antes que qualquer um desses problemas seja resolvido, mas trazer a conscientização para eles é o primeiro passo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Progressos para uma carreira mais inclusiva na arquitetura " [Increasing the Pipeline for a More Inclusive Design Profession] 22 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958611/progressos-para-uma-carreira-mais-inclusiva-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.