Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição

O rio Shing Mun em Sha Tin, uma cidade residencial em Hong Kong, luta contra a poluição do lixo plástico há anos. Os resíduos domésticos que não são reciclados de forma adequada vão parar em aterros ou a boiar no rio. Em 2018, quase 17 milhões de itens de plástico, ou 40.000 itens por dia, foram drenados para o oceano através do rio Shing Mun, principalmente embalagens de alimentos, talheres e garrafas de plástico para uso doméstico. Essa quantidade de poluição de plástico no rio e no meio ambiente pode eventualmente colocar em risco o ecossistema natural de forma irreversível.

Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 8 de 23
© HDP Photography

Inspirado no conceito de “o que é tirado da comunidade, deve ser devolvido à comunidade”, o HIR Studio começou reciclando garrafas plásticas coletadas na cidade ribeirinha, processando-as e transformando-as em novos bancos públicos. Esses bancos foram então instalados na prefeitura do distrito de Sha Tin para os pedestres.

Em colaboração com organizações da comunidade local em Shatin, o HIR Studio trabalhou por um período de dois meses coletando plásticos domésticos que foram descartados durante eventos populares de fim de semana. Um grupo de residentes locais ajudou a categorizar os resíduos nos sete tipos de plásticos. Ao final do período de dois meses, um total de 500 kg de plásticos foram coletados - a maioria dos quais eram garrafas de HDPE de líquidos de lavagem, detergentes, agentes branqueadores e outros produtos domésticos. Os plásticos foram então limpos, processados e moídos em pellets, antes de serem transportados para uma fábrica de móveis local, onde foram moldados em um grande forno.

Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 13 de 23
Garrafas de HDPE de líquidos de lavagem, detergentes, agentes de branqueamento e outros produtos domésticos constituem a maioria dos resíduos plásticos em Sha Tin. Image © HDP Photography

Dois moldes de aço com perfis e texturas arraigados foram usados para produzir quinhentas peças modulares de plástico, que foram posteriormente fixadas com tirantes de aço, em doze bancos de comprimentos e formas variados. Todas as peças do módulo foram criadas idênticas, mas cada uma é girada em um ângulo específico para formar formas curvilíneas que lembram as ondulações de um rio. As vigas curvilíneas também servem para separar naturalmente os usuários para maior privacidade. O design é adaptável pela montagem de diversos números de módulos em diversas rotações. Ao lado da cor imperfeita do plástico reciclado, a variação dos módulos confere a cada bancada um aspecto único.

A fabricação de plásticos reciclados se tornou um fenômeno novo e raro em Hong Kong. Os assentos públicos são tradicionalmente feitos principalmente de materiais como madeira e tecido, que se desgastam com vários anos e são substituídos, levando a um maior desperdício de material. O plástico reciclado é uma excelente alternativa, pois reduz a produção de plástico virgem e ajuda a construir um ecossistema circular local. A simples montagem de plástico com fixações de aço facilita a reciclagem da bancada pública após anos de uso, no mesmo desenho ou em qualquer outra forma.

Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 7 de 23
© HDP Photography

Os bancos recém-projetados permanecem em uma área pública da Prefeitura para os moradores de Sha Tin usarem livremente e experimentarem os benefícios tangíveis dos materiais reciclados. Tocar e interagir com esses bancos reciclados permite que os cidadãos locais fiquem mais curiosos sobre o que a reciclagem realmente significa - é um potencial excitante e ilimitado.

O HIR Studio espera que os cidadãos locais aproveitem os bancos nos próximos anos e que esse sentimento de pertencimento inspire mais pessoas a se unirem ao movimento, aprendendo a reciclar o seu resíduo diário. Com o maior envolvimento dos moradores locais, a quantidade de plástico reciclado aumentaria e, posteriormente, mais produtos e itens arquitetônicos podem ser feitos de plástico reciclado de alta qualidade, fortalecendo a economia circular no longo prazo.

Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 4 de 23
Em colaboração com organizações comunitárias locais em Sha Tin, o HIR Studio trabalhou por um período de dois meses coletando plásticos domésticos. Image © HDP Photography
Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 5 de 23
Os plásticos processados, transformados em pellets. Image © HDP Photography

Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 6 de 23
© HDP Photography
Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 21 de 23
Croqui
Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 20 de 23
Diagramas
Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 18 de 23
Planta de Arranjo do Banco

Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 16 de 23
Ao lado da cor imperfeita do plástico reciclado, a variação dos módulos confere a cada bancada um aspecto único. Image © HDP Photography

Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição - Imagem 11 de 23
© HDP Photography

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Bartolini, Olivia. "Arquitetos de Hong Kong transformam resíduos plásticos em mobiliário urbano para combater a poluição" [Hong Kong Architects Convert Plastic Waste into Public Benches to Combat Pollution] 15 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958482/arquitetos-de-hong-kong-transformam-residuos-plasticos-em-mobiliario-urbano-para-combater-a-poluicao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.