Silo projetado por Alvar Aalto será transformado em centro de pesquisa em Oulu, Finlândia

O Skene Catling de la Peña, escritório de arquitetura com sede em Londres e Madri, em parceria com a Factum Foundation, está desenvolvendo um projeto de reforma que pretende ressignificar a icônica estrutura de concreto do silo industrial projetado por Alvar Aalto em 1931 na cidade finlandesa de Oulu. Concebido para transformar o edifício industrial em um novíssimo centro de pesquisa em arquitetura e patrimônio histórico, o AALTOSIILO “é um projeto de referência que servirá de modelo para futuros projetos de reutilização de estruturas industrial no norte da Europa e além—uma iniciativa que pretende transformar a relação entre o passado industrial da região e a sua relação com o meio ambiente.”

“A forma deve ter um conteúdo e este conteúdo deve estar conectado à natureza.” – Alvar Aalto

Localizado na cidade de Oulu, Finlândia, às margens do Círculo Polar Ártico, o Silo Toppila foi projetado por Alvar e Aino Aalto em 1931 como parte de um complexo fabril para a produção de celulose. Questionados se “a estrutura projetada por Aalto poderia ser adaptada para abrigar um novo centro de pesquisa e inovação, ressignificando a sua presença e materialidade em um contexto em pleno processo de transformação?” A equipe do Skene Catling de la Peña, trabalhando em parceria com a Factum Foundation, decidiu assumir o risco e aceitar o desafio. De fato, o AALTOSIILO será transformado em um centro de tecnologia, uma estrutura concebida para abrigar um centro de pesquisa que pretende digitalizar e catalogar ambientes artificiais e naturais ao redor do mundo. O projeto de arquitetura concebido pela equipe do Skene Catling de la Peña consistirá na restauração do Silo de concreto projetado e construído por Aalto em 1931, transformando-o em um ponto de referência para futuros projetos de preservação do patrimônio industrial—um novo centro de pesquisa como uma estrutura radicalmente ecológica.

Deus criou o papel para o propósito do desenho de arquitetura sobre ele. Tudo o resto é pelo menos para mim, um abuso de papel. -- Alvar Aalto

Interiormente, o silo conta com um único espaço de 258 metros quadrados de área e 28 metros de pé direito, no qual encontram-se as três tremonhas metálicas da antiga fábrica. Tal espaço será transformado em um edifício multifuncional, o qual funcionará como uma espécie de ‘Gabinete de Curiosidades’. Além da reforma da estrutura de concreto projetada por Alvar Aalto, a equipe da Skene Catling de la Peña está trabalhando no projeto de um novo edifício anexo, o qual acolherá o novo Centro de Pesquisa, uma estrutura concebida para construir um diálogo com a arquitetura experimental do mais famoso arquiteto finlandês de todos os tempos. Trabalhando em parceira com uma ampla equipe de engenheiros, agrimensores e restauradores, a Skene Catling de la Peña e a Factum Foundation estão comprometidos a trazer o icônico edifício de Aalto de volta à vida.

Como um projeto fundamental na carreira de Aalto, a fábrica de celulose Toppila esteve fechado por mais de uma década. Fotografada em 1931 logo após a sua inauguração pelo então professor da Bauhaus, Laszlo Moholy-Nagy, a obra ganhou fama internacional impulsionando a carreira do jovem arquiteto finlandês. Por se tratar de um edifício tombado e protegido pelo patrimônio histórico nacional da Finlândia, o projeto de renovação está sendo desenvolvido de acordo com as diretrizes estabelecidas no código de preservação local. Adaptado para abrigar um novo centro de pesquisa, o AALTOSIILO será um espaço “dedicado ao compartilhamento de novas ideias e tecnologias, a digitalização e catalogação de diversos tipos de informações necessárias para o monitoramento das condições de uma série de edifícios industriais tombados em todo o país”.

Silo projetado por Alvar Aalto será transformado em centro de pesquisa em Oulu, Finlândia - Imagem 2 de 2
Toppila Pulp Mill with Aalto’s Silo photographed in 1938. Image © Finnish Heritage Agency

A fábrica de celulose Toppila […] Concluída em 1931, é um dos maiores exemplos da arquitetura funcionalista finlandesa. O edifício do silo projetado por Aalto, com seu caráter único e suas formas pouco usuais, é um dos principais ícones da arquitetura moderna finlandesa. [...] Fechada por décadas, esta estrutura nos oferece uma grande oportunidade e um desafio único para reinventar o passado e definir as bases para projetos futuros. A reabilitação deste edifício histórico marcará um novo período para o patrimônio industrial, não apenas no contexto local de Toppila, mas também em toda cidade de Oulu, na Finlândia e além. - Fundação Alvar Aalto, Helsinque, 2 de março de 2021, Jonas Malmberg, arquiteto e mestre em história da arte.

Incluindo um percurso multissensorial, áreas de treinamento e compartilhamento ideias e soluções, o novo centro de pesquisa está sendo concebido para promover a conscientização das pessoas em relação à importância das novas tecnologias em ressignificar a maneira como nos relacionamos com o mundo à nossa volta. “A visualização da energia eletromagnética da aurora boreal, alternativas ao uso do papel e da celulose e o monitoramento da poluição marinha [...] o registro das mudanças climáticas e o seu impacto no ambiente natural”, são alguns dos temas que os visitantes poderão descobrir e se aprofundar ao visitar o novo edifício. Trabalhando em parceria com diferentes instituições de pesquisa da Finlândia, Suécia e Noruega, a equipe da Skene Catling de la Peña conta ainda com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Oulu, da Aalto Foundation, a da Universidade Aalto assim como do Centro para Estudos Críticos de Arquitetura de Oslo.

Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Silo projetado por Alvar Aalto será transformado em centro de pesquisa em Oulu, Finlândia" [Alvar Aalto’s Silo to be Transformed into Research Centre Promoting Architectural Preservation in Oulu, Finland] 15 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958324/silo-projetado-por-alvar-aalto-sera-transformado-em-centro-de-pesquisa-em-oulu-finlandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.