Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial

Piscinas residenciais não são novidade, mas se tornaram um componente único na vida moderna. Cada vez mais popularizadas, as piscinas se tornaram um símbolo de status social, bem como um elemento de recreação. Hoje, piscinas residenciais podem ser achadas pelo mundo todo, em todo o tipo de clima. Ao longo do tempo, quanto mais piscinas foram sendo construídas, mais as técnicas de infraestrutura e equipamentos avançaram. 

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 2 de 12Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 3 de 12Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 4 de 12Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 5 de 12Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Mais Imagens+ 7

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 11 de 12
© James Brittain

Os projetos a seguir foram selecionados a partir de sua estrutura, a relação entre a piscina, a casa e seu entorno. Privativas, cada uma das casas explora a forma e a relação espacial, dados que variam de acordo com os moradores a depender das demandas. 

Casa da Piscina / Robert Young Architects

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 12 de 12
© Frank Oudeman

A regulamentação de construção nos Hamptons especifica que uma casa com piscina pode conter apenas 18,5 metros quadrados de espaço interior. Aqui, a parte interna é fechada por portas dobráveis e foi cuidadosamente elaborada para maximizar o espaço: contém uma cozinha compacta, banheiro, espreguiçadeira e poltrona.

Casa Piscina / 42mm Architecture

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 10 de 12
© Ravi Kanade

A equipe de projeto criou este edifício como um objeto, ou escultura, não limitado por nenhum sistema de construção convencional. A forma é como um desvelamento natural da paisagem, já que a casa da piscina está virada para o verde, dela emerge e se ergue. O sistema de construção é baseado em conchas, portanto, colocar o bloco em balanço não foi um desafio.

Casa de Veraneio Dry Creek / Ro I Rockett Design

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 3 de 12
© Adam Rouse Photography

Pautado na reutilização de materiais de forma criativa e localizado em um lote reservado em uma bela paisagem do condado de Sonoma, este projeto começou como um retiro no campo e evoluiu para uma residência em tempo integral. O programa desejado incluía piscina, casa de piscina, área de convivência ao ar livre, jardins, espaço para praticar bocha e acesso de hóspedes com estacionamento coberto.

Casa da Piscina em Woodstock / North River Architecture & Planning

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 4 de 12
© Deborah DeGraffenreid

Esta casa de piscina fica no meio da Floresta de Catskill, nas montanhas próximas de Woodstock, em Nova York.  Com mais de 180 metros quadrados e apenas 5,5 metros de largura, essa construção esguia se encaixa entre as árvores da floresta e contém uma piscina semi-olímpica coberta de 18 metros, banheiro spa, sala de ginástica e um deck coberto integrado à floresta.

Casa da Piscina em Quebec / Mackay-Lyons Sweetapple Architects

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 9 de 12
© James Brittain

Esta casa de piscina e spa foi construída em uma localidade montanhosa, próxima do Rio St. Lawrence. Construída para um cliente exigente em sua propriedade rural, a oeste de Montreal, esta estrutura aparentemente simples é primorosamente trabalhada. Uma caixa de vidro abriga uma academia, um lounge e áreas de manutenção envolvidas por paredes alongadas de concreto que se estendem pela paisagem.

Anexo da Casa Los Altos / Framestudio

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 8 de 12
© David Wakely

Construída originalmente em 1966, esta casa em Los Altos é uma estrutura que remete aos ranchos rurais, térreos e comuns nos bairros suburbanos dos Estados Unidos. Inspirada por spas de hotéis frequentados durante o trabalho no exterior, o cliente encarregou os arquitetos do Framestudio de projetar uma extensão para a casa que acomodasse um spa, espaço para praticar natação e uma academia doméstica.

Casa O / Steven Vandenborre

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 2 de 12
© Tim Van de Velde

O projeto reúne um pátio murado e uma piscina. A área de estar é uma caixa de vidro encaixada em um pavilhão ajardinado e de concreto. Ao fazer a casa da piscina inteiramente de vidro, com o mínimo de janelas emolduradas, tanto dentro como fora, faz a casa desaparecer. 

Casa da Piscina / +tongtong

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 5 de 12
© Colin Faulkner

O estúdio multidisciplinar + tongtong concluiu recentemente uma reforma ousada e minimalista de uma casa com piscina em Toronto. Projetados para serem multifuncionais, os interiores e espaços abertos podem facilmente transformar-se de uma piscina em uma pousada, passando por um espaço de entretenimento, um estúdio de trabalho e um espaço para eventos.

Casa Mague / Mauricio Ceballos X Architects

Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial - Imagem 7 de 12
© Diego Padilla Magallanes

Localizada em local ancestral em Malinalco, México e rodeada por uma vegetação abundante, na encosta de uma colina ao lado de uma das três pirâmides monolíticas do mundo, um centro cerimonial asteca, o local foi cuidadosamente escolhido pelos clientes devido ao seu microclima único e árvores de grande porte.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Fazendo onda: piscinas na arquitetura residencial" [Making Waves: Private Poolhouse Design] 18 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958081/fazendo-onda-piscinas-na-arquitetura-residencial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.