Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Democratic Architects, o O-SI - Ônibus de Saúde Imediata nasceu de ideias elaboradas por designers e médicos focados em desenvolver uma plataforma modular que disponibilizasse serviços de atendimento de saúde para a população, de forma moderna, segura e ágil, tendo como base a utilização de tecnologias de ponta e conceitos atuais de healthcare com mobilidade, reuso sustentável e inclusão social.

Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Imagem 2 de 10Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Imagem 3 de 10Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Imagem 4 de 10Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Imagem 5 de 10Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Mais Imagens+ 5

Com seu primeiro protótipo concluído e já em operação, o projeto consiste em um equipamento de saúde de atendimento primário, móvel e modular, de rápida implantação e grande alcance, projetado para ser uma clínica móvel, capaz de se deslocar até onde estão as pessoas que necessitam de apoio médico, com seu espaço interno preparado para realizar diagnóstico e vacinação.

Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Imagem 9 de 10
Cortesia de Democratic Architects
Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Imagem 7 de 10
Cortesia de Democratic Architects

A atual situação advinda da pandemia de Covid-19 foi um fator determinante para o desenvolvimento do O-SI, apresentando-se como uma solução rápida e econômica. Possui ambiente seguro e higienizado, com capacidade de transportar todo aparato necessário para atender às demandas no combate ao coronavírus, como testes e vacinas.

Além disso, o amplo poder de mobilidade que a plataforma possui, seu grande alcance e capacidade de rápida implantação, permitem às unidades O-SI acessar localidades onde estão usuários que necessitam de atendimento médico e vacinação, evitando assim que se desloquem para os locais com maior exposição ao vírus, protegendo pacientes e profissionais de saúde.

Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Imagem 10 de 10
Planta do O-SITM - Ônibus de Saúde Imediata. Image Cortesia de Democratic Architects

Todo espaço disponível (32m2) é cuidadosamente projetado para se obter um desenho de clínica móvel que respeite os mais elevados protocolos de atendimento médico e certificações existentes no Brasil e no mundo, focado em oferecer um ambiente seguro, acessível e confortável. As primeiras unidades O-SI foram desenvolvidas para ser uma plataforma de ​testagem e vacinação móvel no combate ao Covid-19. Nesta configuração é possível a realização de testes rápidos de antígeno, sorológicos e RT-PCR, assim como campanhas de vacinação em massa.

Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Imagem 6 de 10
Cortesia de Democratic Architects

A plataforma O-SI recebeu o primeiro prêmio no A’Design Awards, categoria War on Virus, que buscava identificar as melhores iniciativas de combate ao Covid-19 em escala mundial. Além disso, recebeu em 2020, menção honrosa no 58a Prêmio Anual do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil) na categoria Reuso e Transformação de Estruturas.

A comissão convergiu na escolha desse trabalho pelo seu senso de oportunidade e sensibilidade, diante do momento pandêmico que vivemos. O trabalho, se configura como um manifesto em favor da coordenação e articulação de esforços no combate ao Covid-19, mostrando convergência com a economia cíclica e com a concisão no uso dos recursos públicos, sublinhando como arquitetos podem auxiliar de forma emblemática, nesse enfrentamento. – IAB-RJ

Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil - Imagem 8 de 10
Cortesia de Democratic Architects

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.
Via Democratic Architects.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Primeiro ônibus convertido em unidade de saúde contra Covid-19 já está em operação no Brasil" 09 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956632/primeiro-onibus-convertido-em-unidade-de-saude-contra-covid-19-ja-esta-em-operacao-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.