David Chipperfield divulga projeto para transformar antigo hotel na Bélgica em edifício residencial

David Chipperfield divulga projeto para transformar antigo hotel na Bélgica em edifício residencial

O escritório David Chipperfield Architects divulgou uma proposta de restauração para o Grand Hotel em Nieuwpoort, na Bélgica. Iniciado em 2019, o projeto transforma a estrutura em um edifício residencial, ao mesmo tempo em que busca recuperar sua importância enquanto marco arquitetônico.

© VDD Project Development© David Chipperfield Architects© David Chipperfield Architects© VDD Project Development+ 5

O projeto foi encomendado pela incorporadora VDD Project Development e tem conclusão prevista para 2024. Adaptando e ampliando o edifício histórico, a proposta de David Chipperfield Architects busca preservar a antiga estrutura, ampliando a área disponível para o novo programa.

© VDD Project Development
© VDD Project Development

O novo projeto não irá impor um novo estilo ao edifício, tampouco forçar um contraste entre a estrutura histórica e as suas novas adições. A intervenção "visa restaurar a grandeza do edifício ao convertê-lo em um conjunto residencial de apartamentos com restaurantes, bares e comércio no térreo, além de uma piscina para moradores no subsolo".

Recuperando seu caráter de ícone à beira-mar, o edifício residencial The Grand oferece uma leitura matizada da história do Grand Hotel, projetado originalmente pelo arquiteto belga Apollon Lagache em 1924. Localizado próximo à orla de Nieuwpoort, o edifício seguiu os passos da cidade em direção à degradação após a Segunda Guerra Mundial. 

© VDD Project Development
© VDD Project Development

Respeitando a história e mirando o futuro, David Chipperfield Architects propôs restaurar a entrada e manter a fachada original do edifício, protegida desde 1981 pelos órgãos de preservação do patrimônio belga. O edifício contará com quatro pavimentos adicionais e os apartamentos, nos andares superiores, respeitarão a estrutura original do hotel. As graciosas sacadas e os terraços serão recuperados e os elementos destruídos, como a torre e as cúpulas, serão reconstruídos “como uma reinterpretação lúdica e contemporânea da linguagem arquitetônica original”.

© David Chipperfield Architects
© David Chipperfield Architects

The Grand

  • Início do projeto: 2019
  • Conclusão prevista: 2024
  • Área total: 15.100 m2
  • Cliente: VDD Project Development
  • Arquitetura: David Chipperfield Architects London
  • Diretor: David Chipperfield, Benito Blanco, Billy Prendergast
  • Arquitetos responsáveis pelo projeto: Alexander Hill, Joe Hewlett
  • Equipe: Ricardo Alvarez, Isabel de Azevedo, Anahita Brahmbhatt, Annebe Brouwer, Cathal Crumley, Judi Diab, Ines Gavelli, Tom Herre, Mattias Kunz, Lydia Liu, Aurora Montero, Tram Huong Ngo, Katherine Nolan.
  • Arquiteto local: Bureau Bouwtechniek
  • Restauro: Origin Architecture & Engineering
  • Engenharia estrutural: Mouton
  • Engenharia de serviços: HP Engineers
  • Consultoria de acústica: Macobo-Stabo Construction Engineers
  • Designer de interiores: Arjaan De Feyter

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "David Chipperfield divulga projeto para transformar antigo hotel na Bélgica em edifício residencial " [David Chipperfield Reveals Plans to Restore Belgium's Iconic former Grand Hotel in Nieuwpoort] 28 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955505/david-chipperfield-divulga-projeto-para-transformar-antigo-hotel-na-belgica-em-edificio-residencial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.