A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas

O policarbonato tornou-se uma alternativa atraente ao vidro para fachadas, pois apresenta distintos níveis de translucidez e pode fornecer transmissão e difusão ideais da luz. Além disso, é leve, flexível, reciclável, durável, resistente a impactos e inclui proteção ultravioleta (UV), além de resistir a temperaturas entre -40 °C e 115 °C. Mas, além de suas propriedades funcionais, este termoplástico também oferece amplas oportunidades estéticas, permitindo que os arquitetos criem fachadas excepcionalmente dinâmicas e expressivas.

A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 2 de 25
Cortesía de Rodeca

Embora o policarbonato possa conformar fachadas de grande impacto visual, seu efeito não é apenas externo. O material permite que a luz penetre no interior do edifício e seja distribuída uniformemente, gerando espaços com grande luminosidade e luminosidade. Esse efeito é intensificado com o uso de peças coloridas, já que a tonalidade tem efeito direto no ambiente, alcançando atmosferas encantadoras.

A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 18 de 25
Cortesía de Rodeca

Os painéis coloridos de policarbonato da Rodeca demonstram as possibilidades deste tipo de material. Suas linhas BiColor, DecoColor e DuoColor oferecem diferentes efeitos dependendo das respectivas constituições do material. BiColor é uma técnica de extrusão de painéis de policarbonato composta por duas cores, uma na face interna e outra nas demais camadas. Ao entrar em contato com a luz, o policarbonato produz efeitos de iluminação tridimensionais, variando a coloração de acordo com a intensidade da luz e a perspectiva do observador. Com DecoColor, uma camada externa tem uma cor diferente das camadas internas. Desta forma, um painel pode ser completamente opaco por fora, mas ter uma luz natural perfeita por dentro.

Os painéis de policarbonato são totalmente coloridos, tornando a cor mais intensa e brilhante. Muitos efeitos diferentes podem ser obtidos, dependendo das cores escolhidas e do design do edifício. Frosted colors fornece um acabamento fosco distinto na superfície do produto. Além disso, existem certas cores que também oferecem um valor agregado funcional. Por exemplo, Heat Bloc S é um material que impede o ganho de calor e absorve a radiação infravermelha que, de outra forma, levaria ao acúmulo de calor dentro do edifício.

A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 19 de 25
BiColor. Image Cortesía de Rodeca
A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 20 de 25
Frosted Colors. Image Cortesía de Rodeca

A seguir, revisamos quatro projetos que aproveitaram as qualidades estéticas dos painéis coloridos de policarbonato, agregando um valor significativo às estruturas de base.

Hotel Multicolor Tetris - Dutch Design Week 2017 / MVRDV

Localizado em Eindhoven, este hotel foi projetado para responder à pergunta: como serão as cidades no futuro? - solicitação da Dutch Design Week 2017. Para MVRDV, a flexibilidade deve prevalecer na arquitetura do futuro, razão pela qual eles fizeram um hotel multicolorido atraente e dinâmico inspirado no jogo do Tetris. Assim, eles construíram um sistema complexo de diferentes configurações de intertravamento, cada uma destacada por uma cor particular e realçada em alguns pontos pelo policarbonato.

A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 6 de 25
Tetris Hotel / MVRDV. Image © Ossip van Duivenbode, Rodeca Systems b.v. Courtesy of Rodeca
A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 8 de 25
Tetris Hotel / MVRDV. Image © Ossip van Duivenbode, Rodeca Systems b.v. Courtesy of Rodeca

El Faro, Centro de Juventud / Associated Architects

Este centro comunitário para jovens nasceu como parte do masterplan de regeneração urbana de Newtown do Birmingham City Council. Pela sua função, o projeto pretende distinguir-se do seu contexto de “farol”, o que se consegue através da utilização de revestimentos de policarbonato colorido semitransparente. Desta forma, obtém-se uma excelente iluminação natural durante o dia, que aparece como um farol visual quando iluminada à noite.

A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 4 de 25
The Lighthouse Young People’s Centre / Associated Architects. Image © Craig Holmes, Rodeca Ltd. Courtesy of Rodeca
A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 9 de 25
The Lighthouse Young People’s Centre / Associated Architects. Image © Craig Holmes, Rodeca Ltd. Courtesy of Rodeca

Oostende Station / Dietmar Feichtinger Architectes

Devido à alta demanda por viagens e, portanto, ao movimento constante de pedestres, a estação de Ostend na Bélgica é um ponto focal dentro da cidade. Pelo seu significado incontestável, foi decidido que a estação deveria ser renovada, dando relevância ao seu papel na paisagem e especificamente no porto. Seguindo essa lógica, para unificar e cobrir toda a área do projeto, os arquitetos desenharam uma cobertura colorida transparente em painéis de policarbonato montados em estrutura de aço. Graças ao uso de diferentes tonalidades, foi possível consolidar um espaço contínuo sob o teto com diferentes variações de luz, dando identidade especial a este nó urbano.

A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 10 de 25
Oostende Station / Dietmar Feichtinger Architectes. Image © David Boureau, Rodeca Systems Belgium. Courtesy of Rodeca
A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 12 de 25
Oostende Station / Dietmar Feichtinger Architectes. Image © David Boureau, Rodeca Systems Belgium. Courtesy of Rodeca

Marmelo Mill / Bak Gordon Arquitectos

Painéis de policarbonato colorido também foram usados como elemento estético na fábrica de azeite do Moinho Marmelo, localizada em Portugal. O efeito obtido neste caso é inusitado, uma vez que o amarelo brilhante utilizado no teto se reflete no chão, conseguindo uma luz diferenciada e ao mesmo tempo incorporada na paisagem. Como detalhe único, o tom dourado do teto e a luz que ele reflete representam também a cor dourada do azeite ali fabricado.

A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 17 de 25
Marmelo Mill / Bak Gordon Arquitectos. Image © Fernando Guerra | FG+SG. Courtesy of Rodeca
A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas - Imagem 16 de 25
Marmelo Mill / Bak Gordon Arquitectos. Image © Fernando Guerra | FG+SG. Courtesy of Rodeca

Encontre mais detalhes aqui.

Sobre este autor
Cita: Valenzuela, Catalina. "A expressão do Policarbonato: criando fachadas translúcidas coloridas" [Policarbonato expresivo: Diseñando fachadas translúcidas de color] 18 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955108/a-expressao-do-policarbonato-criando-fachadas-translucidas-coloridas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.