Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado

Nos primeiros dois meses do isolamento em decorrência da Covid-19, o designer Ivan Jerônimo acumulou mais de quarenta desenhos que mostram objetos e ambientes de seu apartamento. São cenas comuns mas que, de repente, foram promovidas a primeiro plano durante a pandemia.

Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado - Imagem 2 de 7Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado - Imagem 3 de 7Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado - Imagem 4 de 7Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado - Imagem 5 de 7Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado - Mais Imagens+ 2

Frequentador dos encontros do Urban Sketchers Florianópolis, movimento mundial que organiza saídas de desenho de rua, o designer preencheu várias páginas de seus cadernos de esboço usando materiais como aquarela, caneta tinteiro e até o tablet. Para cada publicação em rede social, escrevia um texto. “É curioso como, nessa atividade simples de desenhar objetos, passe tanta coisa pela cabeça. A casa não é só um depósito de coisas, mas também de memórias”, reflete.

Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado - Imagem 7 de 7
© Ivan Jerônimo

Sem poder sair, continuou a praticar o desenho de observação. Mas, no lugar da arquitetura urbana e das figuras humanas de antes, se voltou à arquitetura do interior da casa e aos cenários que conseguia enxergar pela janela. “Resolvi continuar com uma atividade da qual sempre gostei e que me absorve, até para não ficar muito ansioso com a situação”, relata Jerônimo, que é UX designer na área de desenvolvimento de software.

Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado - Imagem 6 de 7
© Ivan Jerônimo

O efeito das medidas de distanciamento se mostra em coisas tão prosaicas como as garrafas de vidro que se acumularam com a suspensão da coleta, a rua sem movimento em frente ao prédio ou o home office aberto em um canto do ateliê da esposa.

Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado - Imagem 2 de 7
© Ivan Jerônimo

Em vez de ir atrás de uma editora, resolveu se autopublicar: “Ia ser difícil encontrar quem se interessasse em editá-lo, ainda mais com as livrarias fechadas e as editoras com os lançamentos pausados. Achei que precisava lançar o livro logo, porque é meu registro de um período que, para a maioria de nós, ainda não terminou”, explica.

Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado - Imagem 5 de 7
© Ivan Jerônimo

60 dias dentro de casa - Um diário ilustrado do isolamento

Autor: Ivan Jerônimo
Páginas: 84
Dimensão: 17 x 24 cm
Versão em papel: aqui
Versão e-book: aqui

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Designer retrata cotidiano do isolamento em livro ilustrado" 17 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954889/designer-retrata-cotidiano-do-isolamento-em-livro-ilustrado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.