Morre Carol Bueno, arquiteta e sócia-fundadora do Triptyque

Arquiteta brasileira nascida em 1975, co-fundadora do escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, Carol Bueno faleceu na madrugada desta segunda-feira após enfrentar um câncer no cérebro durante o último ano.

A arquiteta teve uma trajetória de destaque, atuando na criação de projetos que marcam a paisagem de São Paulo e de outras cidades no Brasil e no mundo. Além disso, buscava enfrentar a problemática das cidades emergentes, desenvolvia métodos e ferramentas de questionamento e modificação da evolução dos espaços urbanos e da construção moderna. Sua investigação também abrangia o uso da madeira em edifícios verticais no Brasil e soluções projetuais de "arquitetura tropical" - como ela gostava de chamar as soluções que seu escritório tem adotado ao abordar o clima brasileiro e as relações com a água.

A Triptyque Architecture divulgou uma nota em seu instagram oficial:

A Triptyque Architecture manifesta profundo pesar pelo falecimento de Carol Bueno, 46 anos, sócia fundadora da Triptyque, depois de um ano de corajosa batalha por sua saúde. A arquitetura perde hoje uma profissional brilhante, engajada na transformação por cidades mais abertas e inclusivas e pelo respeito ao meio ambiente. Nós, seus sócios, Greg Bousquet, Gui Sibaud e Olivier Raffaelli e toda a equipe Triptyque no Brasil e na França, somos hoje tristeza e saudade. À família e aos inúmeros amigos, o nosso amor e carinho. Velório e enterro restritos à família.

Reveja alguns dos projetos realizados pela arquiteta que foram publicados no ArchDaily:

Fidalga 727 / Triptyque

Morre Carol Bueno, arquiteta e sócia-fundadora do Triptyque - Imagem 2 de 8
Fidalga 727 / Triptyque. Foto: © Fran Parente

POP XYZ / Triptyque

Morre Carol Bueno, arquiteta e sócia-fundadora do Triptyque - Imagem 4 de 8
POP XYZ / Triptyque. Foto: © Fernando Guerra | FG+SG

RB12 / Triptyque

Morre Carol Bueno, arquiteta e sócia-fundadora do Triptyque - Imagem 8 de 8
RB12 / Triptyque. Foto: © Leonardo Finotti

Harmonia 57 / Triptyque

Morre Carol Bueno, arquiteta e sócia-fundadora do Triptyque - Imagem 6 de 8
Harmonia 57 / Triptyque. Foto: © Nelson Kon

Groenlândia / Triptyque

Morre Carol Bueno, arquiteta e sócia-fundadora do Triptyque - Imagem 7 de 8
Groenlândia / Triptyque Architecture. Foto: © Pedro Kok

Escola Concept / Triptyque

Morre Carol Bueno, arquiteta e sócia-fundadora do Triptyque - Imagem 3 de 8
Escola Concept / Triptyque Architecture. Foto: © Fran Parente

RedBull Station São Paulo / Triptyque

Morre Carol Bueno, arquiteta e sócia-fundadora do Triptyque - Imagem 5 de 8
RedBull Station São Paulo / Triptyque. Foto: © Pedro Kok

Por fim, destacamos a entrevista que realizamos com todos os sócios-fundadores da Triptyque e também uma visita guiada realizada pela arquiteta no POP XYZ durante um encontro do curso livre Arquitetura Paulistana, nas quais é possível reconhecer a energia e sabedoria da arquiteta.

A equipe do ArchDaily Brasil lamenta profundamente a perda e deseja força à família e amigos que Carol deixou, principalmente à sua filha Zoe.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Morre Carol Bueno, arquiteta e sócia-fundadora do Triptyque" 04 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954428/morre-carol-bueno-arquiteta-e-socia-fundadora-do-triptyque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.