Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

RB12 / Triptyque

RB12 / Triptyque
  • Arquitetos: Triptyque
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4728
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo Fotografias:  Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Kyocera Solar, Regatec

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 17

  • Equipe: Danilo Vicentini, Juliana Becker, Renan Bussi (arquitetos), Francine Ouriques (estagiária)
  • Cliente: NATEKKO
  • Paisagismo: Bia Abreu
Mais informações Menos informações
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Triptyque, escritório franco-brasileiro dedicado a projetos sustentáveis, traz para o Brasil o primeiro edifício corporativo com energia positiva: o RB12. O projeto sem precedente que acabou de ser entregue, combina o design com tecnologias inovadoras no desenvolvimento sustentável. 

RB12 participa na revitalização urbana do centro do Rio de Janeiro na continuidade do projeto Porto Maravilha, atualmente o maior projeto de revitalização urbana no Brasil, representando 5 milhões de m2 reformados para melhorar a vida dos moradores e a preservação do patrimônio.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Localizado no numero 12 da Avenida Rio Branco, principal via comercial do centro do Rio de Janeiro, o prédio passou por um processo de green-retrofit que consiste na adaptação e melhoria dos edifícios antigos para que eles atinjam um padrão sustentável. Entre os requisitos ambientais exigidos, estão o conforto térmico, a gestão do consumo de água, o aproveitamento da luz natural e oferece um bem-estar e conforto superior aos edifícios corporativos.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

 RB12 tem uma fachada bioclimática composta por um jogo de vidros em zigue-zague que brinca com a refração da luz. Respondendo aos critérios definidos pelo conceito de energia positiva, RB12 é o primeiro edifício comercial no Brasil a usar painéis fotovoltaicos (instalados na fachada lateral). Ele antecipa a mudança da lei brasileira que proíbe a autoprodução de energia fora dos painéis solares, ele já prevê pontos para colocar células de hidrogênio que transformarão o gás de rua em eletricidade.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

 O paisagismo suspenso nos terraços participa no controle térmico dos espaços interiores.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

 As soluções arquitetônicas inovadoras e tecnologia inteligente implementadas, reduzem o consumo de energia como também trazem uma economia significativa para os usuários dos 21 andares. 

Insolação
Insolação

A Natekko, líder no mercado francês em termos de construções sustentáveis, é o criador deste novo conceito de edifício comercial.  A MMC Investimentos, empresa inovadora entre as sociedades de gestão de investimento imobiliário, foi responsável pela gestão do projeto.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Rio De Janeiro, RJ - Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "RB12 / Triptyque" 29 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786429/rb12-triptyque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.