Leilão com trabalhos de David Adjaye e Daniel Libeskind levanta fundos para combater racismo na profissão

Recém lançada, a Architecture for Change (ARCH ) é uma iniciativa sem fins lucrativos dedicada a combater o racismo sistêmico na indústria da arquitetura e construção civil. Como parte de sua primeira série de ações, a ARCH realizou um leilão online com obras — esboços, maquetes, plantas, fotografias etc. — doadas por alguns dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea, incluindo Sir David Adjaye, Daniel Libeskind, Michel Rojkind, David Rockwell, Jennifer Bonner, Trey Trahan entre outros.

A verba levantada no leilão, realizado entre os últimos dias 14 e 20 de dezembro, foi doado pela Architecture for Change para o Desiree V. Cooper Memorial Fund, uma iniciativa criada pela Architects Foundation com o objetivo de disponibilizar bolsas de estudo para estudantes negras cursando arquitetura, além de celebrar a vida e obra da arquiteta Desiree V. Cooper, falecida em 2015. Desiree Cooper “foi uma arquiteta reconhecida por fazer de sua prática profissional uma ferramenta de transformação social”. Ainda hoje, as mulheres afro-americanas são amplamente sub-representadas no cenário profissional da arquitetura, representando apenas 0,3% de todos os profissionais licenciados dos Estados Unidos atualmente. Objetivando uma mudança considerável nestes números historicamente baixos, o fundo Desiree Cooper procura promover e incentivar a presença de estudantes negros nas principais escolas de arquitetura do país.

“Como uma das principais estratégias de apoio e incentivo à comunidade de alunos afro-americanos nas escolas de arquitetura do país, a Architects Foundation conseguiu relançar a arrecadação de fundos no ano de 2020 para finalmente estabelecer a bolsa em 2021”, disse James Walbridge, presidente da Architects Foundation, em comunicado oficial. “Ajude-nos a dar continuidade ao belíssimo trabalho iniciado pela arquiteta Desiree Cooper, abrindo caminho para uma maior diversidade e inclusão social no ensino e na prática profissional da arquitetura em nosso país.”

Leilão com trabalhos de David Adjaye e Daniel Libeskind levanta fundos para combater racismo na profissão - Imagem 2 de 2
Planta desenhada à mão por Mark Foster para uma Biblioteca Presidencial. As ofertas começaram em US$ 600. Cortesia de ARCH

Entre as obras em leilão estavam um esboço em folha de ouro 24K do projeto da casa Abrahamic em Abu Dhabi de Sir Divid Adyaje; um esboço a carvão do projeto do Museu Judaico de Berlim por Daniel Libeskind; uma maquete em MDF cortado a laser de autoria de Michel Rojkind; um desenho de hambúrguer em corte feito por Jennifer Bonner; e um projeto irônico para a Biblioteca Presidencial de Donald Trump, concebido pelo arquiteto e educador Mark Foster Gage, de Nova Iorque. Outros arquitetos e empresas que contribuíram para a causa incluem a Arquitetura Forense, o Office of Architecture (OA), o Hany Hassan de Beyer Blinder Belle, o FORMA, o Overlay Office, Hernan Diaz Alonso e muitos outros.

Todos os lances iniciais começam em 50 dólares sendo que alguns itens foram vendidos por um valor total de 2.000 dólares. O leilão foi um sucesso, ajudando arquitetos e arquitetas encontrarem presentes de última hora além de apoiar uma importante causa.

Este artigo foi publicado originalmente no The Architect's Newspaper.

Sobre este autor
Cita: Hickman, Matt. "Leilão com trabalhos de David Adjaye e Daniel Libeskind levanta fundos para combater racismo na profissão" [Works by David Adjaye, Daniel Libeskind, and More for Bid to Support Black Women Architecture Students] 09 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954315/leilao-com-trabalhos-de-david-adjaye-e-daniel-libeskind-levanta-fundos-para-combater-racismo-na-profissao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.