Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para renovar a Century Square em Shangai, China

Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para renovar a Century Square em Shangai, China

O estúdio de arquitetura, paisagismo, planejamento, design de interiores e design de interiores Miralles Tagliabue EMBT, liderado por Benedetta Tagliabue, venceu o concurso internacional para transformar a Century Square em um novo marco verde para Shanghai (China). Sua proposta, premiada com o primeiro prêmio, prevaleceu sobre a de outras equipes, incluindo David Chipperfield Architects. Propõe-se a renovar a praça localizada numa das zonas comerciais mais movimentadas do mundo, "re-naturalizando" o centro da cidade e introduzindo espaços verdes para melhorar o microclima urbano.

Cortesia de Miralles Tagliabue EMBTCortesia de Miralles Tagliabue EMBTCortesia de Miralles Tagliabue EMBTCortesia de Miralles Tagliabue EMBT+ 9

Miralles Tagliabue EMBT tem uma importante presença no continente asiático, com projetos em andamento tanto em Shanghai -a Escola de Negócios do Campus da Universidade de Fudan- quanto em Neijiang -o Museu Zhang Daqian. Baseando sua estratégia na consciência ecológica, o estúdio transformou a Century Square em um ponto de encontro renovado e acolhedor. Ao conectar e considerar diferentes aspectos ambientais, a intervenção pretende tornar-se o ponto alto da East Nanjing Road e um novo local de contemplação que permite experimentar a beleza natural de Shanghai.

Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT
Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT

Inspirado no mar e no porto próximo, "o projeto se abre como uma concha para revelar sua pérola: um edifício caleidoscópico reluzente que reflete a nova paisagem urbana em suas fachadas enquanto recebe eventos e shows." Na verdade, Century Square sempre esteve ligada aos acontecimentos devido à sua localização estratégica, entre a Praça do Povo e o Bund.

Buscando gerar uma nova vida urbana ecológica, a praça apresenta uma série de colinas verdes que, entrelaçadas com as árvores existentes, sustentam uma plataforma de madeira com cafés e lojas. Os terraços e degraus verdes permitirão que as pessoas se sentem em diferentes níveis e, rodeadas por árvores e folhas, apreciem a vitalidade da praça. Espera-se também que a plataforma gere um espaço adequado para celebrar eventos, apresentações de produtos, exposições, feiras, congregações culturais e teatrais, etc.

Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT
Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT

“Nosso projeto homenageia a origem da palavra Shanghai, que significa 'sobre o mar'. Transformamos este mesmo espaço-chave em uma nova sala de estar urbana, inspirada nas cores e formas do mar e do porto. O novo pavimento representa um mundo subaquático. Este pavimento é iluminado à noite com luzes fortes. […] Decidimos “re-naturalizar” este centro da cidade, introduzindo espaços verdes para melhorar o microclima urbano com uma consciência ecológica. Luzes e projeções audiovisuais realçam este novo espaço verde aberto à noite". Estudio Miralles Tagliabue EMBT

Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT
Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT

Unindo os aspectos ecológicos com o património das edificações existentes e os requisitos funcionais a cumprir, o projeto, como um caleidoscópio, reflete o seu entorno como se fosse uma superfície de água, fragmentando e recompondo as luzes e imagens. Dentro do caleidoscópio, pequenas salas convidam o público a descobrir a praça, o céu e o espírito da cidade entre plantas e espelhos.

Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT
Cortesia de Miralles Tagliabue EMBT

Renovação da Century Square na East Nanjing Road

  • Shanghai, China 2020
  • Localização: Shanghai, China
  • Data: 2020
  • Status: Competições
  • Cliente: New World Group
  • Arquiteto: Benedetta Tagliabue
  • Diretor de Projeto: Stefan Geenen
  • Equipe de Projeto: Sebastiano Losi, Giuseppe d’Ascoli, Daniel Hernán García, Gabriele Rotelli, Marzia Faranda, Juan Camillo Izquierdo, Lucas Arango, Malena Bilik, Youssef Shabo, Cristian Munteanu, Lidia Quarintini, Cristiana Messina, Gloria Papetti, Andrea Stevanato, Erica Hansen, Pietro Borzacca, Georgia Soultana, Darragh Casey.
  • Área: 8.000 m2 terreno, 1.200 m2 construído
  • Tipologia: Urbanismo, Espaço Público
  • Programa: Palco aberto, eventos culturais, exposições, mercados e apresentações de produtos.
  • Instituto de Design Local: Tongji University
  • Consultor Energia: Transsolar Energietechnik GmbH
  • Imagens: Fancy

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Miralles Tagliabue EMBT vence concurso para renovar a Century Square em Shangai, China" [Miralles Tagliabue EMBT Wins Competition to Renovate 'Century Square' on East Nanjing Road in Shanghai, China] 29 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953916/miralles-tagliabue-embt-vence-concurso-para-renovar-a-century-square-em-shangai-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.