O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ?

Diante da urgência climática a qual estamos vivenciando hoje, nosso modelo de cidade ditado pelo crescimento acelerado e desordenado que favorece a segregação social e impacta negativamente o meio ambiente precisa ser substituído.

Em meio a este cenário, o conceito DOTS, Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável, surge para romper com os padrões de planejamento territorial vigentes. Como o próprio nome diz, o DOTS propõe estratégias de atuação que integram o desenho urbano e o planejamento de transportes e mobilidade podendo ser concretizadas por meio de políticas públicas ou de projetos urbanísticos.

O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ? - Imagem 2 de 9O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ? - Imagem 3 de 9O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ? - Imagem 4 de 9O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ? - Imagem 7 de 9O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ? - Mais Imagens+ 4

O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ? - Imagem 9 de 9
© Claudio Olivares Medina, via Flickr. Licença CC BY-NC-ND 2.0

Neste artigo publicado pelo ArchDaily Brasil e escrito pelo ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento) são apresentados alguns princípios do Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável que podem ser aplicados ao planejamento territorial, entre eles estão:

  • compactar a área urbanizada para encurtar as distâncias;
  • adensar a ocupação territorial de forma correspondente à capacidade do transporte coletivo;
  • misturar os usos do solo para estimular a diversidade demográfica e de renda; mudar a prioridade de distribuição do espaço viário;
  • integrar as diversas regiões por sistemas de transporte coletivo de qualidade;
  • criar bairros que estimulem a caminhada; priorizar redes de mobilidade por bicicleta.

São benefícios que, de um modo geral, colaboram estritamente para o crescimento econômico, social e sustentável das cidades, qualificando as áreas urbanas.

O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ? - Imagem 2 de 9
Avenida Paulista aberta aos pedestres e ciclistas. Foto de KyllerCG, via Visual hunt / CC BY-NC-SA

Apesar da aplicação integral dos princípios do DOTS na nossa realidade urbana ainda parecer muito distante, conforme o próprio ITDP Brasil afirma, este pensamento abarca também ferramentas e metodologias que têm auxiliado gestores e urbanistas a criar e transformar as cidades tornando-as mais inclusivas e menos rodoviaristas, desde planos diretores inteiros até intervenções pontuais.

O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ? - Imagem 8 de 9
Corredor de BRT em Guanghzhou, China. Ações de prioridade ao transporte coletivo podem aumentar a acessibilidade nas cidades. Imagem © Thiago Benicchio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "O que é Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável – DOTS ?" 19 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953510/o-que-e-desenvolvimento-urbano-orientado-ao-transporte-sustentavel-nil-dots> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.