Severiano Mario Porto falece de Covid-19

Faleceu hoje, 10 de dezembro, Severiano Mario Porto. Com 90 anos de idade, o arquiteto veio a óbito às 11h da manhã desta quinta-feira, vítima de coronavírus. O sepultamento ocorrerá amanhã, 11 de dezembro, no cemitério Parque da Colina, em Niterói-RJ. Respeitando as indicações de distanciamento social, o velório será aberto apenas à família.

Nascido em Uberlândia em 1930, aos cinco anos de idade Severiano muda-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1954 forma-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura – FNA, da Universidade do Brasil. O conjunto de sua obra foi premiado em 1985 pela Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Em 1987 é reconhecido internacionalmente, sendo eleito o homem do ano pela revista francesa L'Architecture d'Aujourd'hui.

A obra de Severiano Porto, sobretudo os projetos desenvolvidos em Manaus, é marcada pela presença de um regionalismo eco-eficiente, no sentido de uma aplicação sempre renovada dos princípios de conveniência e economia tradicionais da cultura local amazonense.

Uma anedota que mostra um pouco do espírito de Severiano é a história de seu carro que trazia em destaque um adesivo do IAB com a frase “a natureza cria, o arquiteto transforma”. Contestando a afirmação, o arquiteto rasurou severamente a palavra “transforma”, sobrepondo a ela o termo “INTEGRA”. Para Severiano Porto, o arquiteto integra.

Reveja alguns dos projetos de Severiano Mario Porto que temos publicado no ArchDaily:

Sede da SUFRAMA

Severiano Mario Porto falece de Covid-19 - Imagem 2 de 4
Sede da SUFRAMA. Cortesia de Arquivo Severiano Porto

Residência Robert Schuster

Severiano Mario Porto falece de Covid-19 - Imagem 3 de 4
Residência Robert Schuster. Cortesia de Arquivo Severiano Porto

Residência Recife

Severiano Mario Porto falece de Covid-19 - Imagem 4 de 4
Residência Recife. Foto: © Humberto Barata Neto

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Severiano Mario Porto falece de Covid-19" 11 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953095/severiano-mario-porto-falece-de-covid-19> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.