Severiano Mario Porto falece de Covid-19

Severiano Mario Porto falece de Covid-19

Faleceu hoje, 10 de dezembro, Severiano Mario Porto. Com 90 anos de idade, o arquiteto veio a óbito às 11h da manhã desta quinta-feira, vítima de coronavírus. O sepultamento ocorrerá amanhã, 11 de dezembro, no cemitério Parque da Colina, em Niterói-RJ. Respeitando as indicações de distanciamento social, o velório será aberto apenas à família.

Nascido em Uberlândia em 1930, aos cinco anos de idade Severiano muda-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1954 forma-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura – FNA, da Universidade do Brasil. O conjunto de sua obra foi premiado em 1985 pela Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Em 1987 é reconhecido internacionalmente, sendo eleito o homem do ano pela revista francesa L'Architecture d'Aujourd'hui.

A obra de Severiano Porto, sobretudo os projetos desenvolvidos em Manaus, é marcada pela presença de um regionalismo eco-eficiente, no sentido de uma aplicação sempre renovada dos princípios de conveniência e economia tradicionais da cultura local amazonense.

Uma anedota que mostra um pouco do espírito de Severiano é a história de seu carro que trazia em destaque um adesivo do IAB com a frase “a natureza cria, o arquiteto transforma”. Contestando a afirmação, o arquiteto rasurou severamente a palavra “transforma”, sobrepondo a ela o termo “INTEGRA”. Para Severiano Porto, o arquiteto integra.

Reveja alguns dos projetos de Severiano Mario Porto que temos publicado no ArchDaily:

Sede da SUFRAMA

Sede da SUFRAMA. Cortesia de Arquivo Severiano Porto
Sede da SUFRAMA. Cortesia de Arquivo Severiano Porto

Residência Robert Schuster

Residência Robert Schuster. Cortesia de Arquivo Severiano Porto
Residência Robert Schuster. Cortesia de Arquivo Severiano Porto

Residência Recife

Residência Recife. Foto: © Humberto Barata Neto
Residência Recife. Foto: © Humberto Barata Neto

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Severiano Mario Porto falece de Covid-19" 11 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953095/severiano-mario-porto-falece-de-covid-19> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.