Clássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto

Clássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto - Imagem 2 de 20Clássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto - Imagem 3 de 20Clássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto - JanelaClássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto - Imagem 5 de 20Clássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto - Mais Imagens+ 15

Por Letícia de Oliveira Neves
O edifício é composto por dois blocos, um principal e um anexo, que possuem cota única de implantação. A ligação entre os diversos ambientes fechados se dá por pátio e corredores cobertos, tudo organizado embaixo de uma cobertura única, em concreto, que é dividida em módulos e dá suporte estrutural ao conjunto. Dentro do edifício principal há um jardim interno, que ocupa o espaço de dois módulos.

Implantação

O sistema construtivo escolhido para o conjunto foram módulos estruturais de quinze por quinze metros, independentes entre si, em concreto aparente. Assim, pôde-se projetar grandes vazios, que poderiam ser ocupados de acordo com o layout necessário, quando o programa fosse sendo definido com maiores detalhes.

Clássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto - Imagem 6 de 20
Via Facebook / Fan page Severiano Mário Porto. Image

A cobertura é um domo, feito de concreto e coberto com fiber glass na abertura, apoiado nos pilares. Com isso, o aumento da área construída poderia ser feito pelo acréscimo de novos módulos conforme a necessidade.
As salas administrativas e demais ambientes fechados são independentes da cobertura do edifício. Para sua construção, foi utilizada uma estrutura em concreto, com laje também em concreto e vedações em alvenaria e estrutura metálica leve.

Corte

Para proteção da insolação direta, a solução foi fazer uma área coberta contínua de grandes proporções. Com uma cobertura plana, não haveria uma boa exaustão do ar aquecido devido à reduzida distância vertical. A coifa pôde ampliar essa distância vertical e proporcionar a eliminação do ar mais quente pela cobertura. O sistema de cobertura em forma de coifa possui a parte superior translúcida –um domo em fiber glass de um metro e trinta centímetros por um metro e quarenta centímetros–, que além de proporcionar uma leve iluminação interna funciona como abertura de saída do ar para ventilação.

Clássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto - Imagem 8 de 20
Via brasilartesenciclopedias.com.br. Image

O pé-direito varia de três metros e oitenta e cinco centímetros a oito metros e setenta centímetros, entre o edifício e o final da coifa. A entrada principal possui um módulo de cobertura sem vedações laterais, o que funciona como área de embarque e desembarque, seguindo por um desnível e uma vedação composta por uma estrutura metálica de dois metros e meio de altura e três portas de vidro, que separam o ambiente interno do externo.

Clássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto - Imagem 18 de 20
Cortesia de Banco de Imagens da SUFRAMA. Image © Juliana Dantas Pazuello

Referência
Letícia de Oliveira Neves, Arquitetura bioclimática e a obra de Severiano Porto: estratégias de ventilação natural. Dissertação (Mestrado), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006.

Convidamos nossos leitores para um passeio virtual pela Sede da SUFRAMA.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Ministro Mário Andreazza, 1424 - Distrito Industrial

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: Sede da SUFRAMA / Severiano Porto" 18 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762300/classicos-da-arquitetura-sede-da-suframa-severiano-porto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.