Como modelar pisos, lajes e forros em BIM usando Revit?

Pisos, lajes, forros. Falando de forma genérica, são praticamente todos os elementos horizontais que encontraremos na construção de um edifício. Essas três partes são modeladas de forma muito semelhante no Revit e, por esta razão, ao aprender este software, quase sempre aparecem uma após a outra. A ordem é geralmente uma ordem bastante lógica e, portanto, semelhante: começando primeiro com os pisos, depois com os forros e, por fim, as coberturas. Tudo isto depois de modelar as paredes exteriores e interiores do nosso edifício.

Para a realização dos pavimentos é importante ter previamente modelado as paredes, uma vez que podemos - ou até devemos - referenciar os pavimentos às paredes pré-existentes. Lembremos que para ter as paredes prontas, devemos ter administrado todas as fases do projeto no início da modelagem.

Como acontece com quase todos os itens do Revit, os pisos podem ser duplicados e criados quantos tipos forem necessários. Atenção especial deverá ser dada ao nível de detalhe do projeto (LOD: Level of Development). Este nível de informação nos condicionará a criar mais ou menos tipos de pisos, dependendo dos materiais de que são feitos.

Como modelar pisos, lajes e forros em BIM usando Revit? - Imagem 2 de 5
Cortesía de GoPillar Academy

Os pisos são modelados por contorno, ou seja, teremos que indicar em uma planta qual é o perímetro dele. Por isso, a metodologia mais adequada para modelá-los será referenciar este contorno ao percurso marcado pelas paredes da fachada. Da mesma forma, se quisermos fazer furos no chão para a localização de elementos, como escadas ou cubos de instalação, devemos criar um contorno interno que o Revit entenderá como um furo. Por último, podemos aplicar uma seta de declive aos pisos com os níveis extremos final e inicial definidos, o que nos ajudará a criar pisos com um declive ou rampas específicas.

Como modelar pisos, lajes e forros em BIM usando Revit? - Imagem 3 de 5
Cortesía de GoPillar Academy

No caso dos forros, é imprescindível modelar as paredes com antecedência, pois estas nos permitirão colocá-los em cada uma das divisões. Como no caso de pisos, onde podemos colocar painéis por croqui, também é possível colocar painéis automaticamente. Esta é a maneira mais fácil de fazer isso, mas sim, desde que o Revit encontre um espaço cercado por paredes.

Como modelar pisos, lajes e forros em BIM usando Revit? - Imagem 4 de 5
Cortesía de GoPillar Academy

Por fim, o caso dos tetos é um pouco mais amplo. Nós sabemos de antemão que existem telhados inclinados ou planos, e deve ser dito que o Revit não faz distinção entre os dois. A modelagem de teto no Revit também é feita da mesma maneira que para pisos e tetos por esboço. Teremos que tomar como referência as paredes exteriores da fachada e a partir delas, aplicando beirais (saliência do telhado) e inclinações por seções, podemos modelar facilmente as coberturas.

Como modelar pisos, lajes e forros em BIM usando Revit? - Imagem 5 de 5
Cortesía de GoPillar Academy

No caso particular de telhados planos, será simplesmente necessário eliminar qualquer declive positivo e adicionar um declive negativo muito pequeno, caso se queira incluir os declives de evacuação de água. Porém, se nosso nível de detalhamento do projeto for alto, esta formação de inclinações para escoar a água será realizada modificando os subelementos das coberturas. Esta é uma maneira um pouco mais complexa de fazer esses tipos de elementos que você poderá ver e analisar em detalhes nos tutoriais e aulas dos cursos sobre BIM da GoPillar Academy.

Agora você pode se inscrever no curso BIM Autodesk Revit 24 horas completo e se tornar um especialista em modelagem BIM por U$ 99 em vez de U$ 349. Válido até 31 de dezembro.

Sobre este autor
Cita: Montava Miró, Jaime . "Como modelar pisos, lajes e forros em BIM usando Revit?" [¿Cómo modelar suelos, techos y plafones en BIM utilizando Revit?] 06 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952447/como-modelar-pisos-lajes-e-forros-em-bim-usando-revit> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.