Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 8 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 10 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 11 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 15 de 34+ 34

O LIFE CERSUDS (da sigla em inglês Ceramic Sustainable Urban Drainage System) é um projeto financiado pela União Europeia através do programa LIFE, um instrumento legal criado para incentivar o desenvolvimento de soluções práticas para lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas no continente. O CERSUDS é um sistema de drenagem urbana sustentável (SUDS) composto por componentes cerâmicos de baixo valor comercial, resultando em elementos de pavimentação urbana com alto índice de permeabilidade. O objetivo do sistema é ampliar a capacidade de absorção de água da chuva em centros urbanos.

O sistema foi utilizado por primeira no projeto piloto implantado no centro da pequena localidade de Benicàssim, na Espanha, pelos arquitetos Eduardo de Miguel e Enrique Fernández-Vivancos—professores da Cátedra Cerâmica de Valencia—em colaboração com a Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Valencia.

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 15 de 34
© Milena Villalba

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 6 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 12 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 13 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 14 de 34+ 34

O LIFE CerSuds aborda o problema da impermeabilização do solo nas cidades através de seu Sistema de Drenagem Urbana Sustentável. O SUDS é um piso com alto índice de permeabilidade criado a partir da reutilização de pisos cerâmicos de baixo valor comercial. O sistema foi desenvolvido com o financiamento do programa LIFE da União Europeia (LIFE15CCA/ES/000091), concebido para apoiar iniciativas sustentáveis que busquem desenvolver soluções para lidar com as principais consequências causadas pelas mudanças climáticas nas cidades européias.

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 8 de 34
© Milena Villalba

O sistema de pavimentação permeável parte de uma laje composta por uma série de materiais reciclados de pisos cerâmicos de baixo valor comercial. Estes materiais são primeiramente cortados em faixas e posteriormente colados uns nos outros deixando um espaçamento de menos de um milímetro entre seus elementos. Como resultado disso, o piso proporciona um alto nível de permeabilidade transversal sem no entanto, comprometer sua resistência e durabilidade quando aplicados em centros urbanos. A solução é também uma maneira de encontrar uma saída para produtos de difícil comercialização, gerando empregos e minimizando as emissões de CO2 associadas à execução de pavimentos urbanos. O SUDS, desta forma, favorece o desenvolvimento de uma economia circular, resultando benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 2 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 3 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 4 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 5 de 34+ 34

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 26 de 34
Cortesía de LIFE CERSUDS

O sistema SUDS é resultado do trabalho conjunto de uma série de especialistas desenvolvido em parceira com o Instituto de Tecnologia Cerâmica, a Cátedra Cerâmica de Valencia, o Instituto Universitario de Pesquisa em Engenharia da Água e do Meio Ambiente da Universidade Politécnica de Valencia, a Prefeitura de Benicàssim e empresa Trencadis de Sempre. O projeto piloto, implantado na pequena cidade valenciana de Benicàssim, foi concebido ainda como parte de um projeto maior de requalificação do passeio histórico da Rua Torre Sant Vicent.

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 19 de 34
Cortesía de LIFE CERSUDS

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 20 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 21 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 22 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 23 de 34+ 34

Para a elaboração do projeto de intervenção, foi realizada uma análise completa da área com base em cinco indicadores de sustentabilidade: proporção de solo impermeabilizado, manejo das águas pluviais, acessibilidade universal, mobilidade e qualidade ambiental. Com base nesses parâmetros, foram determinados os objetivos específicos e as ações a serem realizadas, as quais consistiam em: minimização das áreas impermeabilizadas de 90% para 30%; gestão sustentável da água da chuva, reduzindo seu impacto na rede urbana de drenagem em mais de 80%; requalificação dos passeios urbanos garantindo a acessibilidade universal em toda a área; criação de uma rota sombreada para pedestres e ciclistas; e aumento de 75% das áreas verdes com espaços de estar e convivência.

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 24 de 34
Cortesía de LIFE CERSUDS
Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 28 de 34
Cortesía de LIFE CERSUDS

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 29 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 30 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 31 de 34Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 32 de 34+ 34

O projeto urbanístico final foi organizado ao redor de uma série de jardins permeáveis—responsáveis por captar e filtrar a água da chuva dos telhados dos edifícios—, os quais são utilizados ​​como espaços públicos e áreas de convivência. As calçadas, por sua vez, operam como áreas de infiltração e captação da água da chuva, direcionando-a para um canal de escoamento que desemboca em um reservatório localizado sob a ciclovia e capaz de armazenar água suficiente para a posterior irrigação de todas as áreas verdes. Desta maneira, fica claro que é possível estabelecer uma relação direta entre a gestão sustentável das águas pluviais e a melhoria das condições ambientais do espaço urbano.

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana - Imagem 27 de 34
Cortesía de LIFE CERSUDS

LIFE CERSUDS

Projeto Europeu: LIFE15 CCA/ES/000091
Participantes: Instituto de Tecnología Cerámica, ITC-AICE; Ayuntamiento de Benicàssim; Instituto de Ingeniería del Agua y Medio Ambiente, UPV-IIAMA; CHM Obras e Infraestructuras, S.A; TRENCADIS de Sempre, S.L; Centro Cerámico Bologna, CCB; Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro de Coimbra, CTCV.
Coordenação LIFE: ITC-AICE: Javier Mira e Jorge Corrales

Projeto Piloto Benicàssim 

Localização: Rua Torre Sant Vicent, Benicàssim, Espanha
Autores: UPV-Cátedra Cerámica: Eduardo De Miguel e Enrique Fdez.-Vivancos
Projeto Hidráulico: UPV-IIAMA: Ignacio Domenech e Jessica Castillo; Green Blue Management, GBM: Sara Perales
Produção das Lajes: TRENCADIS de Sempre, S.L
Construtora: CHM Obras e Infraestructuras, S.A
Orçamento PEM: 449.890 €
Ano do Projeto: 2017
Início das Obras: 2018
Conclusão das Obras: 2019

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana" [Economía circular + Gestión del agua = Sistema cerámico de drenaje urbano sostenible] 26 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952163/economia-circular-plus-gestao-das-aguas-equals-sistema-ceramico-de-drenagem-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.