Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana

Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana

© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba+ 34

O LIFE CERSUDS (da sigla em inglês Ceramic Sustainable Urban Drainage System) é um projeto financiado pela União Europeia através do programa LIFE, um instrumento legal criado para incentivar o desenvolvimento de soluções práticas para lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas no continente. O CERSUDS é um sistema de drenagem urbana sustentável (SUDS) composto por componentes cerâmicos de baixo valor comercial, resultando em elementos de pavimentação urbana com alto índice de permeabilidade. O objetivo do sistema é ampliar a capacidade de absorção de água da chuva em centros urbanos.

O sistema foi utilizado por primeira no projeto piloto implantado no centro da pequena localidade de Benicàssim, na Espanha, pelos arquitetos Eduardo de Miguel e Enrique Fernández-Vivancos—professores da Cátedra Cerâmica de Valencia—em colaboração com a Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Valencia.

© Milena Villalba
© Milena Villalba

© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba+ 34

O LIFE CerSuds aborda o problema da impermeabilização do solo nas cidades através de seu Sistema de Drenagem Urbana Sustentável. O SUDS é um piso com alto índice de permeabilidade criado a partir da reutilização de pisos cerâmicos de baixo valor comercial. O sistema foi desenvolvido com o financiamento do programa LIFE da União Europeia (LIFE15CCA/ES/000091), concebido para apoiar iniciativas sustentáveis que busquem desenvolver soluções para lidar com as principais consequências causadas pelas mudanças climáticas nas cidades européias.

© Milena Villalba
© Milena Villalba

O sistema de pavimentação permeável parte de uma laje composta por uma série de materiais reciclados de pisos cerâmicos de baixo valor comercial. Estes materiais são primeiramente cortados em faixas e posteriormente colados uns nos outros deixando um espaçamento de menos de um milímetro entre seus elementos. Como resultado disso, o piso proporciona um alto nível de permeabilidade transversal sem no entanto, comprometer sua resistência e durabilidade quando aplicados em centros urbanos. A solução é também uma maneira de encontrar uma saída para produtos de difícil comercialização, gerando empregos e minimizando as emissões de CO2 associadas à execução de pavimentos urbanos. O SUDS, desta forma, favorece o desenvolvimento de uma economia circular, resultando benefícios ambientais, sociais e econômicos.

© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba© Milena Villalba+ 34

Cortesía de LIFE CERSUDS
Cortesía de LIFE CERSUDS

O sistema SUDS é resultado do trabalho conjunto de uma série de especialistas desenvolvido em parceira com o Instituto de Tecnologia Cerâmica, a Cátedra Cerâmica de Valencia, o Instituto Universitario de Pesquisa em Engenharia da Água e do Meio Ambiente da Universidade Politécnica de Valencia, a Prefeitura de Benicàssim e empresa Trencadis de Sempre. O projeto piloto, implantado na pequena cidade valenciana de Benicàssim, foi concebido ainda como parte de um projeto maior de requalificação do passeio histórico da Rua Torre Sant Vicent.

Cortesía de LIFE CERSUDS
Cortesía de LIFE CERSUDS

Cortesía de LIFE CERSUDSCortesía de LIFE CERSUDSCortesía de LIFE CERSUDSCortesía de LIFE CERSUDS+ 34

Para a elaboração do projeto de intervenção, foi realizada uma análise completa da área com base em cinco indicadores de sustentabilidade: proporção de solo impermeabilizado, manejo das águas pluviais, acessibilidade universal, mobilidade e qualidade ambiental. Com base nesses parâmetros, foram determinados os objetivos específicos e as ações a serem realizadas, as quais consistiam em: minimização das áreas impermeabilizadas de 90% para 30%; gestão sustentável da água da chuva, reduzindo seu impacto na rede urbana de drenagem em mais de 80%; requalificação dos passeios urbanos garantindo a acessibilidade universal em toda a área; criação de uma rota sombreada para pedestres e ciclistas; e aumento de 75% das áreas verdes com espaços de estar e convivência.

Cortesía de LIFE CERSUDS
Cortesía de LIFE CERSUDS
Cortesía de LIFE CERSUDS
Cortesía de LIFE CERSUDS

Cortesía de LIFE CERSUDSCortesía de LIFE CERSUDSCortesía de LIFE CERSUDSCortesía de LIFE CERSUDS+ 34

O projeto urbanístico final foi organizado ao redor de uma série de jardins permeáveis—responsáveis por captar e filtrar a água da chuva dos telhados dos edifícios—, os quais são utilizados ​​como espaços públicos e áreas de convivência. As calçadas, por sua vez, operam como áreas de infiltração e captação da água da chuva, direcionando-a para um canal de escoamento que desemboca em um reservatório localizado sob a ciclovia e capaz de armazenar água suficiente para a posterior irrigação de todas as áreas verdes. Desta maneira, fica claro que é possível estabelecer uma relação direta entre a gestão sustentável das águas pluviais e a melhoria das condições ambientais do espaço urbano.

Cortesía de LIFE CERSUDS
Cortesía de LIFE CERSUDS

LIFE CERSUDS

Projeto Europeu: LIFE15 CCA/ES/000091
Participantes: Instituto de Tecnología Cerámica, ITC-AICE; Ayuntamiento de Benicàssim; Instituto de Ingeniería del Agua y Medio Ambiente, UPV-IIAMA; CHM Obras e Infraestructuras, S.A; TRENCADIS de Sempre, S.L; Centro Cerámico Bologna, CCB; Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro de Coimbra, CTCV.
Coordenação LIFE: ITC-AICE: Javier Mira e Jorge Corrales

Projeto Piloto Benicàssim 

Localização: Rua Torre Sant Vicent, Benicàssim, Espanha
Autores: UPV-Cátedra Cerámica: Eduardo De Miguel e Enrique Fdez.-Vivancos
Projeto Hidráulico: UPV-IIAMA: Ignacio Domenech e Jessica Castillo; Green Blue Management, GBM: Sara Perales
Produção das Lajes: TRENCADIS de Sempre, S.L
Construtora: CHM Obras e Infraestructuras, S.A
Orçamento PEM: 449.890 €
Ano do Projeto: 2017
Início das Obras: 2018
Conclusão das Obras: 2019

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Economia circular + gestão das águas = sistema cerâmico de drenagem urbana" [Economía circular + Gestión del agua = Sistema cerámico de drenaje urbano sostenible] 26 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952163/economia-circular-plus-gestao-das-aguas-equals-sistema-ceramico-de-drenagem-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.