Quais são as melhores cidades do mundo para pedestres?

Quais são as melhores cidades do mundo para pedestres?

Um estudo publicado recentemente pelo Institute for Transportation and Development Policy (ITDP) revela quais são as melhores cidades do mundo para quem não quer usar o carro para encontrar serviços básicos como escolas e centros de saúde, além ter acesso a pé para outras facilidades.

Entre as cidades mais indicadas para pedestres estão Londres, Paris, Hong Kong e Bogotá. Mais de mil cidades foram avaliadas de acordo com o acesso que oferecem a quem precisa encontrar produtos e serviços sem depender de outros meios de transporte, a não ser os próprios pés. Segundo o relatório, as cidades americanas estão entre as menos adequadas aos pedestres, com a sua expansão urbana.

Foto: Pixabay, via CicloVivoFoto: Pixabay, via CicloVivoFoto: Pixabay, via CicloVivoFoto: Guilherme Stecanella | Unsplash+ 6

Pesquisadores do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP) afirmam que tornar as cidades mais adequadas para que as pessoas andem por elas é fundamental para melhorar a saúde da população, ajudar a dimunir a poluição emitida por veículos e fortalecer as comunidades e economias locais. No entanto, segundo os pesquisadores, pouquíssimas cidades dão prioridade aos pedestres e a maioria das cidades é dominada por carros.

Foto: Guilherme Stecanella | Unsplash
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Entre as cidades com mais de 5 milhões de habitantes, apenas a colombiana Bogotá aparece entre as 5 melhores nos três critérios usados. O primeiro critério é a proporção de pessoas com acesso fácil e sem carro (menos de 100 metros) a locais como parques e vias exclusivas para pedestres. Esse cenário melhora a saúde, incentiva as conexões comunitárias e aumenta a segurança de quem está andando. Neste critério, a campeã é Hong Kong, com 85% da população tendo este acesso sem carro a estes locais.

5 melhores cidades do mundo para pedestres - Facilidade de acesso sem carro

1 – Hong Kong
2 – Moscou, Rússia
3 – Paris, França
4 – Bogotá, Colômbia
5 – Londres, Reino Unido

O segundo critério usado na pesquisa avaliou a facilidade de acesso a pé para serviços de saúde e educação, como escolas, hospitais e pronto-socorros. Em Paris, 85% da população vive em locais próximos a estes serviços e podem ter acesso à eles sem usar outros meios de transporte.

Foto: Pixabay, via CicloVivo
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5 melhores cidades do mundo para pedestres - Acesso a serviços de saúde e educação

1 – Paris, França
2 – Lima, Peru
3 – Londres, Reino Unido
4 – Santiago, Chile
5 – Bogotá, Colômbia

O ultimo critério usado foi o tamanho médio dos quarteirões nas cidades, uma vez que quarteirões menores tornam muito mais fácil o caminho a pé entre dois destinos, evitando que as pessoas precisem contornar grandes distâncias para mudar de direção e chegar onde querem. Neste critério, a melhor cidade, segundo o estudo, é Cartum, no Sudão. 

5 melhores cidades do mundo para pedestres - Tamanho médio dos quarteirões

1 – Cartum, Sudão
2 – Bogotá, Colômbia
3 – Lima, Peru
4 – Carachi, Paquistão
5 – Tóquio, Japão

Qualidade de vida

O relatório comprovou ainda que as cidades que tornam o trânsito de pedestres mais fácil e seguro tem o ar menos poluído, menos pessoas obesas, mais tempo para que as crianças brinquem, menos mortes no trânsito e melhor desempenho de negócios locais, além de redução da desigualdade social.

Ainda segundo o estudo, cerca de 230 mil pedestres devem morrer este ano em acidentes de trânsito.

“Para aumentar a segurança e estimular as pessoas a andarem pelas cidades é preciso inverter a prioridade e dar menos espaço para os carros nas cidades”, explica Heather Thompson do ITDP.

Foto: Pixabay, via CicloVivo
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De acordo com o instituto, esta necessidade se tornou ainda mais urgente com a pandemia causada pelo novo coronavírus, que fez com que as pessoas optassem por evitar o transporte público e usassem sempre que possível carros particulares em seus deslocamentos.

Cidades norte-americanas

“As ruas das cidades de todo o mundo já testão lotadas de carros”, alerta Taylor Reich, pesquisadora do ITDP, que tem sede em Nova Iorque, Estados Unidos. “Se quiser ver como é o pior cenário para pedestres, olhe para as cidades americanas. Ela tem ótimas calçadas, mas as distâncias são tão grandes que tornam praticamente impossível a escolha por andar até os destinos, como supermercados e escolas”.

Indianapolis foi a cidade que mais mal avaliada pelo estudo entre as cidades americanas, com apenas 4% da população com acesso a serviços de saúde e educação sem o uso de carro e 9% com facilidade de acesso a parques e áreas exclusivas para pedestres.

Para Reich as políticas públicas devem incluir um mix de residências, serviços e empresas nas áreas urbanas, além de equipar as ruas com bancos, locais sombreados e calçadas largas e seguras.

Foto: Pixabay, via CicloVivo
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Bons exemplos

Entre as cidades bem avaliadas, merecem destaque Berlim e Barcelona, na Europa, Melbourne e Sydney , nas Austrália. Em relação ao acesso a hospitais e escolas, Catmandu, no Nepal, e Atenas, na Grécia, tiveram boas avaliações.

Exemplos de como as cidades se tornaram melhores para os pedestres também são citados no estudo, como o caso de Pune, Índia, onde as ruas foram redesenhadas priorizando pedestres e ciclistas, com a construção de calçadas bem largas que têm ainda áreas reservadas para crianças brincarem e para o comércio local. Em Bogotá houve um esforço muito grande para que a área central da cidade tivesse mais espaços públicos para crianças do que para veículos.

“Poder caminhas pelas cidades é algo essencial para a construção de espaços saudáveis e um direito básico de todos os cidadãos. No entanto, o ponto de vista dos pedestres só é levado em consideração tarde demais no planejamento urbano, em muitas cidades”, disse Alexandra Gomes, da London School of Economic, que elogiou o estudo.

“Milhões de pessoas estão descobrindo o prazer de caminhar e querem poder fazer isso com segurança”, diz Mary Creagh, da ONG britânica Living Streets. “Os dados deste estudo mostram ferramentas para a construção de cidades mais adequadas aos pedestres, o que ajuda a combater dois problemas graves: a obesidade e a solidão”.

“As pessoas vão usar a infraestrutura que for oferecida a elas e ocupar os espaços disponíveis. Como construímos cidades para carros, todos querem dirigir”, explica Reich.

Se começarmos a construir espaços urbanos para pedestres, as pessoas vão mudar este comportamento e poderão ter vidas mais longas e felizes. – Taylor Reich

Via CicloVivo.

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Sobre este autor
Cita: Natasha Olsen. "Quais são as melhores cidades do mundo para pedestres?" 09 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950750/quais-sao-as-melhores-cidades-do-mundo-para-pedestres> ISSN 0719-8906

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