Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow

Hufton + Crow revelou sua última série de fotos, capturando os projetos criativos e recentes da Dinamarca concluídos entre 2018 e 2019. As fotos mostram a Usina de Energia CopenHill e o Centro de Recreação Urbana do BIG, junto com a Biblioteca e Casa de Cultura de Tingbjerg e a Estação Køge Nord, ambos desenhado por COBE.

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 2 de 45Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 3 de 45Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 4 de 45Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 5 de 45Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Mais Imagens+ 40

Dedicados a “criar fotografias inspiradoras e marcantes”, Hufton + Crow revelou 3 séries de imagens destacando a arquitetura inovadora na Dinamarca dos últimos anos. Conheça abaixo as novas fotos de três intervenções sociais e culturais em ação: Copenhill, Biblioteca Tingbjerg e Estação Køge Nord; com textos originais fornecidos pelos arquitetos.

Usina de energia e centro de recreação urbana CopenHill / BIG

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 13 de 45
Copenhill. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 12 de 45
Copenhill. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 23 de 45
Copenhill. Imagem © Hufton+Crow

CopenHill, também conhecido como Amager Bakke, surge como uma nova espécie de usina de transformação de resíduos em energia coberta com uma pista de esqui, trilha para caminhada e parede de escalada, incorporando a noção de sustentabilidade hedonista enquanto se alinha com a meta de Copenhague de se tornar a primeira cidade neutra em emissão de carbono do mundo até 2025. CopenHill é uma usina de transformação de resíduos em energia de 41.000 m2 com um centro de recreação urbano e centro de educação ambiental, transformando a infraestrutura social em um marco arquitetônico.

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 7 de 45
Copenhill. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 21 de 45
Copenhill. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 14 de 45
Copenhill. Imagem © Hufton+Crow

CopenHill é concebida como uma infraestrutura pública com efeitos colaterais sociais desde o primeiro dia. Substituindo a usina de transformação de resíduos em energia adjacente de 50 anos pelo Amager Ressourcecenter (ARC), as novas instalações de incineração de resíduos da CopenHill integram as tecnologias mais recentes em tratamento de resíduos e produção de energia. Devido à sua localização na orla industrial de Amager, onde as instalações industriais primárias se tornaram o local para esportes radicais de wakeboard a corrida de kart, a nova usina de energia adiciona esqui, caminhadas e escalada às listas de desejos dos caçadores de emoção.

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 9 de 45
Copenhill. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 8 de 45
Copenhill. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 19 de 45
Copenhill. Imagem © Hufton+Crow

Biblioteca e Casa de Cultura Tingbjerg / Cobe

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 31 de 45
Biblioteca Tingbjerg. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 36 de 45
Biblioteca Tingbjerg. Imagem © Hufton+Crow

A Biblioteca e Casa da Cultura de Tingbjerg é um novo edifício referência em Copenhague, Dinamarca. O objetivo do COBE era que o projeto servisse como um catalisador urbano e uma estrutura arquitetônica para atividades sociais e culturais, contribuindo assim para um desenvolvimento positivo da comunidade local - atualmente uma área marginalizada com altas taxas de criminalidade, mas também uma pedra angular arquitetônica do modernismo dinamarquês.

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 32 de 45
Biblioteca Tingbjerg. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 33 de 45
Biblioteca Tingbjerg. Imagem © Hufton+Crow

A Biblioteca e Casa da Cultura Tingbjerg foi concebida como uma grande concha sendo que, na sua forma mais estreita, o volume tem apenas 1,5 metros de largura. Ele foi construído como uma extensão da Escola Tingbjerg com uma cobertura inclinada que desce até a entrada da escola. Através da fachada de vidro transparente embutida na face larga, as atividades internas podem ser “lidas” como uma antiga caixa de tipografia. Na verdade, a própria ideia da caixa inspirou o design da grande fachada de vidro, onde os ocupantes do edifício podem se envolver em uma infinidade de atividades e eventos nas salas multifuncionais.

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 28 de 45
Biblioteca Tingbjerg. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 35 de 45
Biblioteca Tingbjerg. Imagem © Hufton+Crow

Estação Køge Nord / Cobe + DISSING+WEITLING Architecture

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 43 de 45
Estação Køge Nord. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 41 de 45
Estação Køge Nord. Imagem © Hufton+Crow

A Estação Køge Nord foi oficialmente inaugurada pelo Príncipe Herdeiro Frederik em um evento em 31 de maio de 2019. O evento marcou a abertura da nova porta de entrada para Copenhague, que fornece acesso a um transporte mais eficiente e sustentável para todos que vão e voltam da capital do país. E isso não é tudo: para Køge e o restante da região, o novo projeto adiciona um marco de dimensões internacionais: a passarela de 225 metros de comprimento que conecta a nova linha ferroviária dupla de alta velocidade entre Copenhague e a cidade de Ringsted com a linha de trem-S urbano-suburbano existente acima da rodovia Køge Bugt.

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 39 de 45
Estação Køge Nord. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 42 de 45
Estação Køge Nord. Imagem © Hufton+Crow

A arquitetura da estação e o projeto técnico promovem 'a boa experiência de viagem', onde o fluxo dentro da ponte coberta é projetado para oferecer uma vista aberta para o norte e aberturas menores nos painéis de madeira internos para o sul. Isso oferece vistas do exterior e uma sensação íntima, bem como um bom fluxo e espaços para fazer uma pausa.

Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 45 de 45
Estação Køge Nord. Imagem © Hufton+Crow
Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow - Imagem 40 de 45
Estação Køge Nord. Imagem © Hufton+Crow

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Projetos públicos inovadores da Dinamarca, pelas lentes de Hufton + Crow" [Denmark's Innovative Public Projects Captured by Hufton+Crow: Copenhill by BIG, Tingbjerg Library and Køge Nord Station by COBE] 06 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950683/projetos-publicos-inovadores-da-dinamarca-pelas-lentes-de-hufton-plus-crow> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.