SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China

SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China

Buscando estabelecer fortes conexões entre o urbano e a natureza, tradição e inovação e economia e cultura, o escritório SOM projetou um masterplan para a Área Central do Distrito de Guangming, Shenzhen, China. Uma nova referência de desenvolvimento ecologicamente integrado, o projeto conduirá o crescimento urbano previsto para a região.

SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 2 de 17SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 3 de 17SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 4 de 17SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 5 de 17SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Mais Imagens+ 12

SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 8 de 17
Cortesia de SOM

Localizado na interseção do "colar de esmeralda", um cinturão natural envolve a cidade, e a margem leste do corredor de desenvolvimento da indústria de alta tecnologia do Delta do Rio das Pérolas, o masterplan se constitui como um nodal financeiro cercado de verde e água. 

SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 6 de 17
Cortesia de SOM
SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 13 de 17
Cortesia de SOM

“Fundamental para o sucesso do plano diretor é a integração de novos espaços abertos que se baseiam nos sistemas topográficos, hidrológicos e paisagísticos presentes na área”. Na verdade, os espaços abertos respondem por mais de 40% do projeto total, com o Parque da Ciência como a peça central do sistema, com uma ampla gama de usos recreativos, culturais e agrícolas. Além disso, o projeto dilui os limites do Parque da Ciência para criar um sistema paisagístico amplo, mais integrado, que se expande para o ambiente urbano por meio de ruas, espaços abertos, praças, e, inclusive, dentro da arquitetura.

SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 14 de 17
Cortesia de SOM
SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 11 de 17
Cortesia de SOM

O projeto de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável será estrategicamente construído próximo a duas novas estações de metrô. O distrito comercial, por sua vez, se localizará na extremidade leste do Science Park, oferecendo áreas para escritórios, comércio, habitação e usos culturais. Por fim, a porção sul do projeto apresentará uma combinação única de usos culturais e esportivos que promovem saúde, bem-estar e estilos de vida ativos.

SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 9 de 17
Cortesia de SOM
SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China - Imagem 10 de 17
Cortesia de SOM

Projetada para otimizar o fluxo de pedestres e fornecer conectividade máxima entre trânsito, moradia e trabalho, a proposta do SOM busca integrar arquitetura e natureza em uma das regiões de maior desenvolvimento da China. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "SOM projeta distrito financeiro ecológico em Shenzhen, China" [SOM Envisions a Vibrant, Diverse, and Ecological Urban Community in Guangming District, Shenzhen] 30 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950339/som-projeta-distrito-financeiro-ecologico-em-shenzhen-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.