8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 1 de 12
© Bosnić+Dorotić

A Croácia é um encontro de culturas. Localizada ao longo do Mar Adriático, faz fronteira com cinco países e possui uma das mais ricas biodiversidades da Europa. O ambiente construído reflete influências da Europa Central e do Mediterrâneo, bem como dos Impérios Romano e Bizantino. Hoje, novos projetos residenciais reinterpretam o passado do país, ao passo que arquitetos e designers procuram reimaginar o que o futuro reserva.

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 2 de 128 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 3 de 128 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 4 de 128 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 5 de 128 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Mais Imagens+ 7

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 12 de 12
© Marko Mihaljević

Dos Alpes Dináricos às planícies da Eslavônia, a Croácia tem paisagens impressionantes. Localizados entre montanhas, planaltos de florestas, ilhas ou lagos, os novos projetos residenciais do país tiram partido das vistas e da geografia variada. Do coração da capital, Zagreb, às áreas mais remotas, nas últimas duas décadas investimentos em infraestrutura conectaram os centros urbanos ao campo. Os projetos apresentados a seguir são fruto do desenvolvimento recente do país e exploram aspectos de sua arquitetura tradicional.

Casa de Madeira / Turato Architects

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 10 de 12
© Bosnić+Dorotić

Esta residência está localizada em um terreno espaçoso, situada em um rico jardim mediterrâneo. A casa foi projetada como uma estrutura aberta com várias entradas e saídas, como uma matriz de ambientes diferentes dentro e fora da casa e espaços de transição entre eles.

Casas de Férias Tinel / SODA Arhitekti

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 9 de 12
© Marko Mihaljević

Esta casa de férias foi concebida como um volume semi-enterrado através de formas simples e pequenas que se interligam para criar relações entre o espaço interior e exterior. Os telhados planos foram escolhidos como elementos que permitem o aproveitamento máximo dos espaços exteriores de convívio. Uma característica importante para abraçar a arquitetura tradicional mediterrânica.

Villa Swallow / Studio Ante Murales d.o.o.

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 5 de 12
© Jure Živković

Para a Villa Swallow, o conceito espacial e a programação foram interligados, pois o papel fundamental é desempenhado pela relação entre volumes geometricamente "cheios" e "vazios". Espaços ao ar livre são integrados ao movimento e experimentação da casa.

Casa Gumno / Turato Architects

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 3 de 12
© Ivan Dorotić

Gumno é um planalto circular achatado rodeado por um muro baixo de pedra, utilizado no passado para debulhar os grãos. Gumno era um local de trabalho, empenho e cuidado, e uma estrutura para interação social consistente e coerente. A casa é recuada para a parte posterior, a mais alta do lote, e construída no limite do recuo.

Issa Megaron / PROARH

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 6 de 12
© Damir Fabijanić

O projeto Issa Megaron foi criado em torno do contexto dos limites do terreno. Como a equipe afirma, dado que o "genius loci" não é apenas a ilha de Vis, mas na verdade o próprio Mediterrâneo, eles projetaram a casa como uma reinterpretação das antigas paredes de pedra tradicionais para criar uma nova topografia rural feita pelo homem.

Nogueira, Casa e Terraço / PRO-S / PRO-S

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 2 de 12
© Jure Živković

Inicialmente, havia uma nogueira que proporcionava sombra natural no local e representava o primeiro espaço exterior a desfrutar. Com o tempo, um terraço foi gradativamente moldado ao redor da árvore, e eventualmente a ideia de construir a casa surgiu. Um telhado inclinado, layout compacto e revestimento de madeira são elementos funcionais da região implementados no projeto.

Casa B / SODA Arhitekti

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 11 de 12
© Ivan Dorotić

A Casa B está situada nas encostas de Medvednica, na parte noroeste da cidade. Ela é projetado com um simples gesto de avançar o volume do andar superior em relação ao volume do térreo. Isso formou dois valiosos espaços externos como uma extensão funcional do interior da casa.

Casa Sperone / Studio Metrocubo

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país - Imagem 4 de 12
© Jan Stojkovic

A Casa Sperone está localizada na cidade antiga de Novigrad, dentro das muralhas medievais, na costa do mar Adriático. O desejo do proprietário era construir uma casa de férias neste local único. A residência é composta por quatro dormitórios, uma área de estar, uma piscina interior e spa, sendo que o volume da casa é totalmente definido pelas edificações envolventes.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país" [Building History: Croatia's Secluded Homes Rethinking Tradition] 19 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949671/construindo-a-tradicao-casas-na-croacia-que-renovam-a-arquitetura-vernacular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.