Arquitetura Croata

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Croácia

Projetos mais recentes em Croácia

Últimas notícias em Croácia

Pavilhão da Croácia na Bienal de Veneza explora as múltiplas narrativas dos espaços de convívio

O Pavilhão da Croácia para a 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, intitulado “Togetherness / Togetherless”, explora como a reciclagem e o reaproveitamento de estruturas arquitetônicas existentes pode ajudar a transformar a maneira como nos relacionamos com o espaço e com as outras pessoas. Com curadoria de Idis Turato, o Pavilhão Croata é composto por uma série de elementos reutilizados, aos quais são atribuídos novos significados e funções, permitindo a construção de um espaço completamente novo e aberto a diferentes formas de apropriação.

8 Casas na Croácia que renovam a arquitetura tradicional do país

A Croácia é um encontro de culturas. Localizada ao longo do Mar Adriático, faz fronteira com cinco países e possui uma das mais ricas biodiversidades da Europa. O ambiente construído reflete influências da Europa Central e do Mediterrâneo, bem como dos Impérios Romano e Bizantino. Hoje, novos projetos residenciais reinterpretam o passado do país, ao passo que arquitetos e designers procuram reimaginar o que o futuro reserva.

Dubrovnik, a cidade medieval que inventou a quarentena

A cidade medieval de Dubrovnik, na Croácia, coleciona qualidades. Cercada por uma antiga muralha e um mar de águas azuis que encantam quem a visita, durante a Idade Média foi a única cidade-estado com vulto suficiente para rivalizar com Veneza.

SUPERSPACE propõe mirante de madeira e floresta vertical em Zagreb

O escritório SUPERSPACE, de Istambul, propôs um novo conceito para uma torre de observação feita de madeira em Zagreb, na Croácia. Concebido como um pórtico, o projeto estaria localizado entre a cidade antiga e a nova. Chamado de Ascension, se inspira nos marcos históricos e naturais de Zagreb; de frente para a margem sul do rio Sava, a forma da torre deriva das edificações da cidade antiga.

Inscrições abertas para o concurso "THINK public SPACE"

O programa Think Space funciona como uma plataforma para experimentações espaciais e propostas conceituais. Em 2015, o THINK SPACE promove um concurso internacional, público, anônimo e conceitual de ideias arquitetônicas e urbanísticas com o tema THINK public SPACE. O foco dessa edição especial do concurso se volta para o espaço público urbano. Parte do projeto Zagreb for Me, o concurso do Think Space busca soluções para o presente dos espaços públicos em níveis conceituais e teóricos com potencial de realização dos projetos premiados nos espaços públicos de Zagreb, Croácia. Saiba mais a seguir.

Bienal de Veneza 2012: Pavilhão da Croácia

Bienal de Veneza 2012: Pavilhão da Croácia

Instalação: “Step Inside a Creative Mind” / Prodigium

Carregando... Pode demorar alguns segundos