Casa Mar / Studio Bressan

Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Interiores, TerraçoCasa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Interiores, ArmárioCasa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Interiores, Mesa, JanelaCasa Mar / Studio Bressan - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Studio Bressan
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  112
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simone Bossi
  • Arquiteta Responsável: Emanuele Bressan
  • Móveis Sob Medida: Dante Negro s.r.l.
  • Acabamentos E Fachadas: Sbm Technologies s.r.l.
  • País: Croácia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de Studio Bressan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desenvolve-se ao longo de uma encosta rochosa na Croácia desde a serra, onde se situa o acesso à propriedade, até à água cristalina da praia privada. As escolhas de projeto foram determinadas pela peculiaridade do local e pelo volume pré-existente. O pedido do cliente era integrar uma casa de hóspedes e um espaço de estar numa casa rural existente em pedra e também desenvolver o design de interiores desses dois espaços.

Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Exterior, Fachada
© Simone Bossi
Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Simone Bossi

Os novos volumes são apresentados como telas de vidro. Apenas algumas linhas essenciais definem o objetivo da arquitetura de se misturar com a natureza circundante e, ao mesmo tempo, abrir-se ao mar e valorizar a vista panorâmica da paisagem. Do lado de fora, o local se configura como uma vila feita de pequenas construções que conversam entre si de acordo com sua funcionalidade. Todas elas estão localizadas ao redor da casa original em estilo regional, o coração de todo o complexo.

Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Exterior, Escada, Jardim
Cortesia de Studio Bressan
Casa Mar / Studio Bressan - Imagem 26 de 35
Planta - Geral

As novas peças visam melhorar a usabilidade dos volumes existentes, sem contrastar visualmente com o ambiente. Isso é alcançado usando recursos locais, como pedra e novos materiais, como aço e vidro. Uma composição em terraços (níveis escalonados) permite o uso ideal dos espaços e o desenho melhora a articulação entre os volumes. Cria-se uma sinergia entre eles tanto no plano quanto no seu desenvolvimento espacial.

Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Interiores, Armário
© Simone Bossi

Casa de hóspedes. A casa de hóspedes está sutilmente integrada à paisagem. A densa vegetação subjacente abraça e mascara todo o volume. Sendo construída abaixo do nível do solo da casa original, a adição é invisível, apesar da dimensão. Desde a floresta subjacente e do mar, a casa de hóspedes é percebida como um telhado leve, uma sombra entre os galhos das árvores. No entanto, do interior, pode-se contemplar a vastidão do horizonte e a magnífica paisagem. As telas de vidro são protegidas por um sistema de persianas metálicas dobráveis que, ao serem abertas, garantem a máxima permeabilidade visual entre o interior e o exterior e, quando fechadas, garantem a proteção hermética do volume construído.

Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Simone Bossi
Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Simone Bossi

Sala de Estar Infinita. Este é um espaço pensado para ser um ponto de encontro. Caracteriza-se por linhas simples e elegantes. A principal característica desta arquitetura é a abertura para a paisagem. As grandes janelas deslizantes proporcionam um continuum entre o interior e o exterior. Isso também é reforçado pelos materiais que mostram as partes externas como extensões do próprio interior. O percurso horizontal da obra é inspirado na linha do mar. Como resultado, a arquitetura encontra uma conexão mútua com a paisagem e o telhado parece velejar no horizonte.

Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Exterior, Orla, Costa
© Simone Bossi
Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Exterior, Pilar
Cortesia de Studio Bressan

Áreas Externas. As áreas externas comuns foram submetidas a uma reorganização espacial. Um novo banco foi projetado para estar localizado ao redor da piscina existente. Caracteriza-se por uma grande profundidade para que possa servir como guarda-corpo ou espreguiçadeira após um mergulho. Outro elemento presente é a Pergola Velarium que consiste em duas formas metálicas fechadas tangentes, uma é a estrutura de suporte e a outra é o plano de sombreamento horizontal. Os quatro lados são véus deslizantes que parecem flutuar. Eles bloqueiam o sol de verão, proporcionando privacidade de olhares indiscretos.

Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Exterior, Floresta
© Simone Bossi

Ao mesmo tempo, eles ainda podem ser abertos para a paisagem circundante. O teto é composto por uma persiana horizontal que protege do sol ou da umidade noturna. Velarium é uma estrutura flexível que se adapta às condições climáticas ao longo do dia e permite desfrutar de uma sombra refrescante diurna ou do céu estrelado da noite deitado em um sofá confortável: um verdadeiro lounge ao ar livre.

Casa Mar / Studio Bressan - Fotografia de Interiores, Terraço
© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mar / Studio Bressan" [Sea House / Studio Bressan] 15 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991985/casa-mar-studio-bressan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.