Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Cobertura verde produz 20 toneladas de alimentos por ano

Cobertura verde produz 20 toneladas de alimentos por ano

Agricultura urbana orgânica, energia renovável e uma paisagem de tirar o fôlego. Todos estes elementos se encontram na Universidade de Thammasat, em Bangkok, capital da Tailândia. O TURF, do inglês Thammasat University Rooftop Farm, é a maior cobertura verde da Ásia, com mais de 70 mil metros quadrados. Projetado pelo escritório de arquitetra e urbanismo LANDPROCESS, a área foi idealizada como uma solução para um desenvolvimento verde da cidade.

© Panoramic Studio | LANDPROCESS© Panoramic Studio | LANDPROCESS© Panoramic Studio | LANDPROCESS© Panoramic Studio | LANDPROCESS+ 7

Construção sustentável

Equipado com painéis solares, o teto verde pode produzir mais de 500 kWh. A estrutura ainda conta com um sistema de captação de água da chuva e irrigação. O resultado é a produção orgânica e sustentável de 40 espécies de alimentos, incluindo arroz, frutas, vegetais nativos e ervas.

© Panoramic Studio | LANDPROCESS
© Panoramic Studio | LANDPROCESS

O design em zigue e zague remete à paisagem dos campos de arroz , mesclados com terraços e tecnologia. As práticas de cultivo também são inspiradas nos métodos tradicionais do Sudeste Asiático. 

Os terraços em cascata não apenas ajudam a organizar diferentes camadas de solo, mas funcionam como funcionam como camadas para absorver e filtrar a água da chuva lentamente, com a ajuda da gravidade.

Graças a este sistema, a filtragem e absorção é 20 vezes mais eficientes do que em tetos verdes convencionais. Desde o topo até a base são 4 níveis de retenção que podem armazenar até 3 milhões de galões de água no total.

© Panoramic Studio | LANDPROCESS
© Panoramic Studio | LANDPROCESS

80 mil refeições

O TURF pode produzir até 80 mil refeições, ou 20 toneladas de alimentos orgânicos por ano. A produção é destinada aos cerca de 40 mil pessoas que vivem na universidade.

Os restos de alimentos do campus são destinados para um patio de compostagem. O teto verde também serve como ferramenta de eduação ambiental e recebe workshops, visitas e aulas de agricultura sustentável para estudantes e visitantes. O espaço abriga ainda áreas sociais e acessos externos ao anfiteatro e auditório.

© Panoramic Studio | LANDPROCESS
© Panoramic Studio | LANDPROCESS

Cidades mais verdes

“Em um mundo em que o verde perde cada vez mais espaço, este espaço é uma alternativa real, prática e otimista de inserir a agricultura sustentável em espaços urbanos”, explica um comunicado da Universidade de Thammasat. “Lições da agricultura tradicional tailandesa, paisagem e solo native são elementos do TURF.  “Com isso estamos educando futuros líderes a construírem cidades mais sustentáveis”.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Natasha Olsen. "Cobertura verde produz 20 toneladas de alimentos por ano" 11 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949003/cobertura-verde-produz-20-toneladas-de-alimentos-por-ano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.