Vida e morte das Tiny Houses

A tendência das casas pequenas tem sido difícil de ignorar nos últimos anos. O mercado está cada vez mais saturado de programas de televisão e imagens do Pinterest dedicados ao tópico das micro-habitações, onde a casa é reduzida ao tamanho de um closet e cada cômodo assume uma função tripla. O que parece atraente na TV costuma ser muito menos desejável na vida real, e a medida que as pessoas desejam cada vez mais um estilo que as liberte dos bens materiais e da capacidade de viajar, o que isso significa para a realidade da construção de pequenas casas? É apenas uma fantasia que ninguém realmente vive e que foi prometida no mundo convencional?

Vida e morte das Tiny Houses - Imagem 2 de 5
© Gori Salva

O interesse nas pequenas casas aumentou após a econômica mundial mostrar que os aluguéis e hipotecas estão disparando e consomem uma grande proporção da renda e que a disponibilidade de casas de qualidade está diminuindo cada vez mais. Paralelamente, o sonho outrora comum da casa própria não é apenas difícil de realizar, mas também menos desejável, pois as gerações mais jovens querem flexibilidade em vez de um compromisso de 30 anos com uma hipoteca. Embora a ideia seja que casas pequenas possam oferecer mais liberdade, flexibilidade e dar ênfase em experiências pessoais, esse estilo de vida atrai apenas um determinado nicho da população. Dados mostram que, na verdade, ele não capitaliza e não está sendo aceito na vida nômade e minimalista em massa.

Por mais inspirador que pareça, o fenômeno do "arrependimento de uma pequena casa" também é uma tendência crescente. Trulia, um banco de dados de imóveis on-line, pesquisou mais de 2.000 proprietários nos EUA investigando sobre suas próprias experiências em casa, com mais de um terço dizendo que gostariam de optar por uma casa grande e apenas nove por cento gostaria de ter reduzir o tamanho atual.

Vida e morte das Tiny Houses - Imagem 5 de 5
© Paul Kiumet

Casas pequenas também não são baratas de construir; de fato, nos Estados Unidos, elas costumam custar mais por metro quadrado do que as casas de tamanho padrão, em parte porque os trabalhos de construção maiores usam os recursos com mais eficiência. A construção de uma casa média de 2000 pés quadrados (185 metros quadrados) custa apenas US $ 150 o metro quadrado, de acordo com o HomeAdvisor, enquanto as pequenas casas construídas por uma das construtoras mais populares da América, a Tumbleweed Tiny House Company, geralmente custam mais do que o dobro.

Vida e morte das Tiny Houses - Imagem 4 de 5
Cortesia de CABN

Outro argumento a favor das casas pequenas é que elas permitem a flexibilidade de viajar, pegar sua casa e levá-la com você. Embora trazer todos os seus pertences pessoais e o conforto constante do seu próprio espaço pareça ideal, viajar com sua casa é mais difícil do que realmente parece. A maioria das cidades não permite que pequenas casas sobre rodas sejam estacionadas em pátios residenciais ou usadas como residências permanentes sem as autorizações designadas o que, às vezes, pode ser difícil e caro de se obter. Esses requisitos legais são comuns e costumam causar mais problemas do que leis diretas sobre residências tradicionais.

Casas pequenas com certeza permanecerão fascinantes. É difícil não ligar a HGTV, ou mesmo a Netflix, e desfrutar de uma série completa sobre essa forma de vida inspiradora. Mas quem é a pessoa ideal para esse estilo de vida? Não alguém que vive em uma cidade, e não alguém que deseja uma quantidade relativamente confortável de espaço para morar. A ideia é ótima e é fácil entender por que as pessoas fantasiam, mas a realidade mostra que casas pequenas têm grandes problemas.

Vida e morte das Tiny Houses - Imagem 3 de 5
© Jackie Meiring

Este artigo faz parte do Tópico do Mês do ArcDaily: Pequena Escala. Cada mês exploramos um tópico em profundidade por meio de artigos, entrevistas, notícias e obras. Conheça mais sobre nossos tópicos aqui. E como sempre, nós do ArchDaily, valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja enviar um artigo ou trabalho, entre em contato conosco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Vida e morte das Tiny Houses" [The Life and Death of the Tiny Home Trend] 10 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947852/vida-e-morte-das-tiny-houses> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.