La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss

Em homenagem ao 80º aniversário do arquiteto Ricardo Bofill em dezembro passado, o fotógrafo Sebastian Weiss registrou a icônica Muralla Roja em Calp, Espanha. O projeto habitacional faz referência à arquitetura popular do Mediterrâneo e foi inspirado nos tradicionais casbás. As cores vibrantes das fachadas externas e internas contrastam com o entorno natural.

La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 2 de 18La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 3 de 18La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 4 de 18La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 5 de 18La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Mais Imagens+ 13

La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 5 de 18
© Sebastian Weiss

Desenhado como uma fortaleza, o projeto parece emergir dos penhascos rochosos. Através das fotografias de Weiss, o aspecto labiríntico do projeto é revelado: o desenho corresponde a um plano geométrico preciso baseado na tipologia da cruz grega, e sua organização desafia a divisão entre o espaço público e privado por meio de sua reinterpretação do casbá, espécie de cidadela murada tradicional no norte da África. 

La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 9 de 18
© Sebastian Weiss
La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 14 de 18
© Sebastian Weiss

Caracterizado por uma série de escadas, platôs e passarelas interligadas, o projeto é uma ilustração moderna da circulação em um casbá típico. 

La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 10 de 18
© Sebastian Weiss

As escadas e elementos de circulação, recebem diferentes tonalidades de azul, em contraste com as cores quentes usadas nas fachadas dos blocos residenciais. 

La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 7 de 18
© Sebastian Weiss
La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss - Imagem 11 de 18
© Sebastian Weiss

Fotos de Sebastian Weiss

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "La Muralla Roja de Ricardo Bofill, pelas lentes de Sebastian Weiss" [Ricardo Bofill's La Muralla Roja Photographed Through the Lens of Sebastian Weiss] 19 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947657/la-muralla-roja-de-ricardo-bofill-pelas-lentes-de-sebastian-weiss> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.