Qual é o futuro do morar? Instituto Europeo di Design lança relatório sobre a casa do amanhã

O que a casa do futuro nos reserva? E para quem ela será realidade? Essas questões foram as principais guias do trabalho Futuro do Morar - Contrastes. Com os olhos abertos para identificar os movimentos emergentes que dizem hoje como nossas casas serão amanhã, o mundo em meio a pandemia de Covid-19 foi o principal cenário de investigação da equipe do Instituto Europeo di Design e, a partir dele, mais do que falar das tendências do morar, os pesquisadores discutem os desafios que o futuro terá que solucionar para que elas sejam realidade para todos, e não um punhado de previsões que mais segregam do que geram possibilidades.

Qual é o futuro do morar? Instituto Europeo di Design lança relatório sobre a casa do amanhã  - Imagem 2 de 3
Imagem: Instagram @felipemorozini, via relatório Futuro do Morar - Contrastes

Porém, quem faz o futuro que terá que solucionar esses problemas, se não nós mesmos e no agora? E é nesse ponto que a equipe fala de protagonismo, ação, e o poder que temos de hoje construir o amanhã. Diante dos resultados dessa reflexão, questionam: quem não tem casa, não tem futuro? A partir dela disso, em um processo imaginativo, buscaram uma solução para os que hoje já estão excluídos da realidade de um lar e que não têm espaço no lugar de promessas do amanhã. Mais do que oferecer uma resposta única e hermética, essa proposição é um convite à discussão e à ação. O futuro do morar não se constrói sozinho. Ele é feito a partir do hoje. E se quisermos um amanhã que não repita os vícios e disfunções do agora, a resposta está em criar espaços que se realizem para todos. 

Qual é o futuro do morar? Instituto Europeo di Design lança relatório sobre a casa do amanhã  - Imagem 3 de 3
Imagem: Instagram @museudoisolamento, via relatório Futuro do Morar - Contrastes

Os Futuros do Morar - Contrastes é uma provocação a repensarmos o tecido urbano de hoje, as soluções que demos aos problemas que se apresentaram até agora e como não repetir o presente segregador e limitante.   

O estudo foi produzido pelos pesquisadores David Oyaga, Jéssica Pereira, Murillo Albanez, Patrícia Tostes, Thiago Tofoli e Natalie Davantel, que foi gestora do projeto, em parceria com o IED Future Lab, o laboratório de estudo de tendências e futurismo do Instituto Europeo di Design (IED).

Baixe o relatório completo aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Qual é o futuro do morar? Instituto Europeo di Design lança relatório sobre a casa do amanhã " 12 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947577/qual-e-o-futuro-do-morar-instituto-europeo-di-design-lanca-relatorio-sobre-a-casa-do-amanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.