Materiais de demolição, uma nova vida através da reciclagem

Em muitos lugares do mundo, uma nuvem de poeira e detritos combinada com uma bola de demolição e uma escavadeira compõem uma imagem que, ainda hoje, tende a simbolizar sinais de progresso, inovação, atividade econômica e a esperança de um futuro melhor através da arquitetura e da indústria da construção civil. 

Com efeito, estruturas antigas e ultrapassadas geraram, apenas nos EUA, uma indústria da demolição que atinge a cifra de US $ 4 bilhões, com expectativa de crescimento com o passar do tempo. Somente em 2010, estima-se que 104 milhões de toneladas de materiais foram deslocados dos seus locais de origem para o resto do país, respondendo por apenas 40% do fluxo anual de resíduos sólidos do país.

Nossa sociedade é inundada por campanhas de reciclagem de papel, plástico e metal - tanto que parece incrustado à nossa natureza descartar adequadamente nossa lata de refrigerante ou um copo de plástico na lixeira correta, sem pensar duas vezes. Mas, como reciclamos os prédios que demolimos? Se um edifício não pode ser reposicionado para uma reutilização adaptativa, como podemos transformar seus materiais e dar-lhes uma nova vida, por meio de iniciativas que ajudam a reduzir o número de materiais obsoletos que são acumulados em aterros sanitários?

Materiais de demolição, uma nova vida através da reciclagem - Imagem 2 de 4
Diagrama de como dez materiais arquitetônicos diferentes na construção civil, podem ser reutilizados. Imagem Cortesia de Magazine MN.

Considerando a tendência de nossos hábitos de consumo, em breve seremos obrigados a formular estratégias para melhor conservação de nossos recursos. No Reino Unido, a indústria da construção responde por 60% de todos os materiais utilizados, além de gerar um terço dos resíduos mensurados e 45% de todas as emissões de CO2, através do processo de construção e demolição. As projeções atuais mostram que a extração de material triplicará nas próximas três décadas, bem como a produção de resíduos até o final deste século. É importante observar que o lixo compreende não apenas materiais de grande escala, como concreto, vigas metálicas, materiais de isolamento e madeira, mas também as porcas e parafusos menores de um edifício.

O processo padrão de limpeza de um local de demolição permaneceu bastante uniforme nas últimas décadas. Um empreiteiro contrata uma empresa de demolição, que demolirá o prédio no local, e por sua vez, contratará uma empresa de transporte de resíduos que, em seguida, levará as peças retiradas para o lixão. As peças do edifício, que poderiam ser recuperadas, como portas, janelas, acabamentos de alta qualidade e materiais de grande escala, muitas vezes não são preservados, devido a um cronograma muitas vezes limitado, além da falta de espaço para armazenar os materiais e ao desconhecimento de quem estaria disposto a comprá-los e reutilizá-los. Muitas vezes, é mais fácil repetir esse processo, do que aderir à logística complicada e extensa de decompor os materiais e reprocessá-los - especialmente quando existem muitos aterros baratos nas proximidades.

Materiais de demolição, uma nova vida através da reciclagem - Imagem 3 de 4
Resource Rows, que utilizou painéis de tijolos retirados da demolição da cervejaria Carlsberg de Copenhague. Imagem Cortesia de Lendager Group

O Lendager Group, com sede em Copenhague, já explorou as possibilidades de reutilização de materiais de um local de demolição, em uma nova construção. O projeto Resource Rows é um complexo habitacional construído com materiais reciclados da região. Mais notavelmente, a fachada apresenta um padrão único de tijolos em diferentes direções que faz homenagem à identidade e à história das cervejarias Carlsberg, bem como, das antigas escolas e casas abandonadas, das quais os materiais foram recuperados. Como não é mais possível reciclar os tijolos individualmente, devido à resistência da argamassa, os tijolos do projeto Resource Rows foram divididos em módulos, processados e aplicados de forma a criar uma nova fachada. Essa técnica reduziu as emissões gerais de CO2 da fase de construção.

Materiais de demolição, uma nova vida através da reciclagem - Imagem 4 de 4
Resource Rows, que utilizou painéis de tijolos retirados da demolição da cervejaria Carlsberg de Copenhague. Imagem Cortesia de Lendager Group

Felizmente, devido à crescente conscientização ambiental da prática e à pressão da sociedade para criar soluções mais sustentáveis, estamos caminhando lentamente para um melhor processo de reciclagem. À medida que o preço dos aterros aumenta lentamente e o orçamento dos projetos se tornam mais rigorosos, muitos arquitetos e empreiteiros estão descobrindo maneiras de oferecer uma segunda chance aos materiais de construção. O desejo de adquirir apenas novos materiais, que resultaram em melhorias na indústria, durante a Revolução Industrial, está lentamente se tornando uma estratégia ultrapassada, especialmente porque os avanços tecnológicos tornam o processo mais rápido. As usinas de reciclagem podem transformar uma maior quantidade de materiais, e o próprio equipamento de demolição pode ser substituído por máquinas, que podem cortar e separar, em vez de apenas destruir as peças de construção.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Reciclagem de Materiais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais aqui. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Materiais de demolição, uma nova vida através da reciclagem" [Giving Demolished Building Materials a New Life through Recycling ] 10 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944913/materiais-de-demolicao-uma-nova-vida-atraves-da-reciclagem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.