Todos os plásticos são recicláveis? Conheça uma nova tecnologia que recupera rejeitos de plástico e vidro

Ao passo que nem todos os plásticos são reciclados, mesmo aqueles que exibem o sinal de reciclagem, o problema global causado por estes resíduos continua muito longe de ser resolvido. A reciclagem, geralmente determinada por fatores como demanda, legislação e economia, consome cerca de 20% da produção anual de plásticos, deixando uma grande quantidade não resolvida, destinada a durar para sempre em nosso ambiente. Além disso, ao competir com materiais recém-produzidos, os plásticos reciclados precisam atender aos padrões de qualidade e valor, bem como ser submetidos a uma transformação sustentável, eficiente e economicamente viável.

A ROGP ou Rejects of Glass & Plastics Technology é uma abordagem inovadora que redireciona tipos de plástico rotulados como materiais não recicláveis devido à sua complexidade técnica ou problemas relacionados à economia.

Todos os plásticos são recicláveis? Conheça uma nova tecnologia que recupera rejeitos de plástico e vidro - Mais Imagens+ 8

Ao oferecer uma solução que atende aos requisitos técnicos, ambientais e econômicos para o uso sustentável de todos os mais de 80 tipos de resíduos de plástico, incluindo os misturados, a tecnologia ROGP recicla plásticos (todos os 7 principais tipo) e vidro (todas as categorias de vidro) em um “material novo, durável e competitivo, com inúmeras aplicações”, especialmente na indústria da construção.

Cortesia de Development Inc.

Os desafios globais atuais no campo das tecnologias de reciclagem incluem a impossibilidade de processar plásticos misturados devido à sua composição química, a necessidade de segregar os materiais e estabelecer diferentes linhas de reciclagem, o alto consumo de energia e o custo elevado. Além disso, para o vidro, considerado um material infinitamente reciclável, as baixas taxas de reciclagem se devem as dificuldades de classificação, obstáculos de transporte e processos caros. Desta forma, a ROGP, operada pela Development Inc., se apresenta como uma tecnologia única que pode, ao mesmo tempo, reciclar todos os mais de 80 tipos de plásticos, todas as categorias de vidro, e gerar um composto a partir dos rejeitos destes materiais.

Deck ROGP para o projeto Cubetto - parte do MEDS 2018 - de Eugenio Chironna e Alexandre Marguerie. Imagem © Jan Von Der Heyde

O processo é baseado na transformação de passivos ambientais em recursos abundantes, com uma vantagem de custo significativa sobre os materiais alternativos. O sistema não requer a lavagem dos plásticos e vidros; além de trabalhar com todos os tipos de plásticos, incluindo os resíduos misturados e todas as categorias de vidro, incluindo cores misturadas e peças com impurezas.

Texturas. Imagem Cortesia de Development Inc.
Texturas. Imagem Cortesia de Development Inc.

Este método de reciclagem eficiente e de baixo custo tem a capacidade de produzir uma infinidade de produtos finais, desde peças para a construção civil, infraestrutura, tubulações até mobiliário urbano. Os resultados finais são extremamente diversos, especialmente porque podem ser moldados em uma variedade de formas e cores. As especificações podem ser definidas dependendo da aplicação pretendida, desde peças de revestimento cerâmico, lombadas de trânsito, tubulações de água, lixeiras, revestimentos de fachada etc. Durável, flexível, resistente e com um custo de produção relativamente baixo, essa tecnologia também pode ser vista, em muitos casos, como substituta para os recursos naturais.

Cortesia de Development Inc.

Mais recursos importantes da tecnologia incluem:

Impacto ambiental positivo

  • Infinitamente reciclável
  • Processo energeticamente eficiente
  • Perda negligenciável de micropartículas
  • Poluição atmosférica mínima e emissão de CO2

Baixo custo de produção

  • 40% mais barato que painéis de madeira
  • 50% mais barato que a resina
  • 70% mais barato que o granito

© Charbel Tannous. Cortesia de Development Inc.
© Charbel Tannous. Cortesia de Development Inc.
© Charbel Tannous. Cortesia de Development Inc.

Propriedades mecânicas

  • Resistência à flexão: 13,9 Mpa, ref (ASTM D 790M-93)
  • Resistência à compressão: 11,67 Mpa, ref (ASTM D 695M-91)
  • Resistência Abrasiva: perda de 0,21 mm após 1000 rotações, equipamento utilizado (Tinius Olsen WearometerC.D.R)
  • Capacidade de absorção: 0,05% por peso, ref (ASTM D 792-9L)
  • Densidade: 1,022 g / cm³, expressa em peso unitário seco, ref STMASTM D-570-95) (A
  • Teste de secagem a seco: perda de 0,0176%, ref (ASTM D5313)
  • Teste de solidez de sulfato de sódio / sulfato de magnésio: perda zero, ref (ASTM D5240)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Todos os plásticos são recicláveis? Conheça uma nova tecnologia que recupera rejeitos de plástico e vidro" [Are All Plastics Recyclable? Spotlight on a New Technology that Reclaims Rejects of Plastics and Glass] 08 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944912/todos-os-plasticos-sao-reciclaveis-conheca-um-nova-tecnologia-que-recupera-rejeitos-de-plastico-e-vidro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.