Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea
Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 11 de 17
Nave 8 B / Arturo Franco. Image © Carlos Fernández Piñar

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 2 de 17Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 3 de 17Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 4 de 17Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 5 de 17Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Mais Imagens+ 12

Seja devido à demolição total ou parcial de um edifício, seja para reforma ou adaptação de uma estrutura existente — em busca de sistemas de cobertura mais eficientes —, telhas de barro e cimento são materiais que muito frequentemente acabam virando entulho. Devido ao seu baixo custo de produção, telhas não costumam ser recicladas e reaproveitadas cotidianamente, menos ainda utilizadas para cumprir outra função que não a de cobertura. Felizmente, somando-se a uma crescente conscientização sobre os custos ambientais da produção de materiais para a construção civil, a cada dia mais, arquitetos e arquitetas têm se comprometido a reciclar e reaproveitar resíduos de antigas estruturas obsoletas, estabelecendo uma arquitetura responsável e inovadora. A seguir, elencamos alguns recentes projetos que apresentam soluções alternativas para a reciclagem e reincorporação de telhas na arquitetura contemporânea, seja em paredes, fachadas, elementos de proteção solar, pisos e até mobiliário.

Para exemplificar alguns desses processos de reciclagem e adaptação, apresentaremos à seguir 15 projetos arquitetônicos que utilizam telhas — seja como peças inteiras ou em pedaços — para construir e transformar seus projetos e espaços:

Revestimento, preenchimento e ornamentação

Museu Histórico de Ningbo / Wang Shu

  • Ano: 2008
  • Localização: Ningbo, China

“A fachada do edifício como se fosse a seção de uma montanha, composta por camadas de telhas de barro, pedras e concreto armado. Ao reaproveitar os detritos dos antigos edifícios existentes no local, Wang procura chamar a atenção para um passado quase esquecido, ressignificando o substrato da memória em elementos fundamentais da estrutura do novo edifício, resíduos descartáveis que o arquiteto utiliza e incorpora na construção da cofragem permanente da estrutura de concreto do edifício, cimentando a história na própria arquitetura.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 16 de 17
Museo de Historia en Ningbo / Wang Shu. Image © Clement Guillaume

CASA PROA / Gómez&GOrshkova

  • Ano: 2016
  • Localização: Cortelazor, Espanha

“Resolver a empena cega deste edifício se transformou em um verdadeiro desafio para os arquitetos. A solução foi revestí-la com telhas de barro, algo que não é apenas uma solução estética, mas uma abordagem que tem a ver com a antiga tradição construtiva local, resignificando tanto o material quanto a própria arquitetura. Revisitar a tradição nos leva a reinventar o nosso próprio passado e trazê-lo de volta ao presente.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 17 de 17
CASA PROA / Gómez&GOrshkova. Image © Jesús Granada

Hotel Nobu Shoreditch / Ben Adams Architects

  • Ano: 2017
  • Localização: Gran Londres, Inglaterra

“O Hotel Nobu Shoreditch é um projeto onde os arquitos procuraram que todos os edifícios refletissem o seu contexto imediato. A paleta de materiais abrange concreto aparente, bronze, madeira e vidro, sobrepondo-os de forma a criar desenhos e padrões (na recepção foram utilizadas talhas de barro recicladas e materiais de demolição incorporados ao concreto) proporcionando uma estética simples e crua.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 8 de 17
Hotel Nobu Shoreditch / Ben Adams Architects. Image © Nicholas Worley

Café KOI / Farming Architects

  • Ano: 2017
  • Localização: Láng Thượng Đống, Vietnã

“Este projeto trata de adaptar e ampliar um antigo edifício de moradias para transformá-lo em uma cafeteria. Foram utilizados materiais disponíveis no local, reaproveitando as telhas do telhado e também os móveis de madeira. O resultado disso é uma fachada de telhas de barro em perfil, algo que evoca os tradicionais mosaicos de Bertrang.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 3 de 17
Café KOI / Farming Architects. Image © Nguyen Thai Thach

MOMA Lotus Resort / Lacime Architects

  • Ano: 2019
  • Localização: Chizhou,China

“O edifício se materializa em duas cores: paredes exteriores cinzas e interiores revestidos em madeira. Estes muros operam como uma colagem de tijolos furados e telhas de cor verde acinzentada criando um ambiente simples e tranquilo, perfeitamente integrado ao plano de fundo do campo no interior da China.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 9 de 17
MOMA Lotus Resort / Lacime Architects. Image © Qilin Zhang

Paredes autoportantes

Nave 8 B / Arturo Franco

  • Ano: 2009
  • Localização: Madri, Espanha

“Em uma pequena nave do antigo matadouro de Madrid, nave 8B, as telhas de uma cobertura em mau estado foram removidas, empilhadas e trazidas para dentro, buscando atender a uma necessidade. No sentido de explorar todas possibilidades, o sistema construtivo se torna um gerador do projeto, em um lugar onde há uma postura ética específica para a renovação e arquitetura.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 15 de 17
Nave 8 B / Arturo Franco. Image © Carlos Fernández Piñar

Residência Lautaro / Felipe Alarcón Carreño

  • Ano: 2016
  • Localização: Linares, Chile

“A reforma dessa pequena residência explora, entre outros temas, a relação de seus usuários com suas experiências e o edificado. Tentou-se recuperar alguns materiais que, ao serem reutilizados na construção, manteriam um vínculo com o existente, como algumas aplicações com madeira da demolição ou as telhas do antigo telhado como uma alvenaria que conforma a parede da fachada.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 14 de 17
Casa Lautaro / Felipe Alarcón Carreño. Image © Pablo Casals Aguirre

Fachadas permeáveis e elementos de proteção solar

Clay Roof House / DRTAN LM Architect

  • Ano: 2015
  • Localização: Petaling Jaya, Malásia

“Os proprietários adquiriram uma casa em ruinas desejando reconstruí-la para se tornar o seu novo lar. Depois de um exame mais detalhado das condições do edifício, descobriram que as telhas de barro ainda estavam em ótimas condições, de forma que todas foram retiradas com extremo cuidado, armazenadas e reutilizadas como elementos de proteção solar da fachada.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 4 de 17
Clay Roof House / DRTAN LM Architect. Image © H.Lin Ho

Museu de Arte Popular da Academia de Artes da China / Kengo Kuma & Associates

  • Ano: 2015
  • Localização: Hangzhou, China

“Antigas telhas, utilizadas nas telas e telhado, são provenientes de casas locais. Seus tamanhos são todos diferentes, e isso ajuda a arquitetura a se integrar naturalmente com o lugar.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 12 de 17
Academia China de Arte Popular / Kengo Kuma & Associates. Image © Eiichi Kano

A colméia / Luigi Rosselli + Raffaello Rosselli

  • Ano: 2017
  • Localização: Surry Hills, Austrália

“O projeto começou com o estudo de possíveis materiais residuais que pudessem ser utilizados como brise-soleil na fachada principal do edifício. A telha de barro, um símbolo negligenciado dos subúrbios, foi escolhida por sua larga disponibilidade e fácil adequação. Durante a produção de telhas de barro, todas as peças fora do padrão acabam sendo rejeitadas, fazendo com que um material novo e nobre seja descartado.” 

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 2 de 17
La Colmena / Luigi Rosselli + Raffaello Rosselli. Image © Ben Hosking

Casa de las tejas voladoras / Daniel Moreno Flores

  • Ano: 2018
  • Localização: Pifo, Equador

“Procuramos utilizar materiais locais, amplamente disponíveis ou reciclados. Madeiras de demolição e telhas descartadas de três diferentes casas de Quito.Desde o primeiro momento que se avista o edifício em meio ao bosque, procuramos configurar um volume abstrato e reconhecível ao mesmo tempo. Incorporamos uma estrutura metálica onde é possível pendurar as telhas "voadoras", que protegem a casa proporcionando maior intimidade aos espaços interiores mas sem afastar-los da paisagem natural.” 

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 7 de 17
Casa de las tejas voladoras / Daniel Moreno Flores. Image © JAG Studio

Pisos

Ecobarrio en Mallorca / IBAVI Arquitectes

  • Ano: 2011
  • Localização: Mallorca, Espanha

“Este eco-bairro foi construído a partir da reutilização e reciclagem dos propios materiais encontrados no local, incorporando-os como elementos construtivos de forma a erigir um projeto que carrega a história deste lugar: telhas de barro, peças de marés (pedra de arenito local), ferramentas do campo, sucata, etc. Aqui, o projeto se fez durante o processo, sem rascunhos sobre o papel.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 10 de 17
Ecobarrio en Mallorca / IBAVI Arquitectes . Image © S. Martorell / C. Oliver

De la Casa a la Plaza / Fabián Montecinos

  • Ano: 2016
  • Localização: Maule, Chile

“Como um estudo de caso, De la Casa a la Plaza é um projeto que procura ressignificar seus materiais, mais especificamente a telha de barro, aqui utilizada como pavimento. Através de diferentes testes, foi possível encontrar uma solução tanto funcional quanto estrutural. O processo foi delicado e extenso, exigindo que as telhas fossem cortadas em pedaços de 12 cm e depois coladas como um tijolo maciço de barro.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 1 de 17
De la Casa a la Plaza / Fabián Montecinos. Image Cortesía de Fabián Montecinos

Outros usos

A colméia / Luigi Rosselli + Raffaello Rosselli (Biblioteca)

  • Ano: 2017
  • Localização: Surry Hills, Austrália

“No piso superior, a mesa da sala de reuniões é semi-fechada por uma estante de telhas de barro, uma variação modular da fachada trazida para o espaço interior. Esta é uma tentativa consciente de re-contextualizar o valor dos materiais reutilizados, defendendo soluções sustentáveis e mostrando aos clientes e ao público em geral que é possível reutilizar os resíduos da construção civil de forma criativa e inteligente.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 6 de 17
La Colmena / Luigi Rosselli + Raffaello Rosselli. Image © Ben Hosking

Casa villa cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai (Jardim vertical)

  • Ano: 2018
  • Localização: Assunção, Paraguai

“Além de todos os tijolos antigos que se tornaram paredes novas, os azulejos se transformaram em um jardim vertical na fachada, os tirantes se tornaram lintéis e portas antigas foram transformadas em escrivaninhas. Tudo apostando na evolução antes da tabula rasa de uma demolição.”

Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea - Imagem 13 de 17
Casa villa cerro Corá / ArquitecTava + Grupo Culata Jovai. Image © Leonardo Méndez

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Reciclagem de Materiais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais aqui. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Publicado originalmente em maio de 2020. Atualizado em abril de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "Reciclagem de telhas: 15 exemplos de reuso na arquitetura contemporânea" [Reciclaje de tejas: 15 ejemplos de reutilización en muros, fachadas, solados y mobiliarios] 25 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943827/reciclagem-de-telhas-15-exemplos-de-reuso-na-arquitetura-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.