Êxodo urbano: a transição para as habitações rurais

Cidades ao redor do mundo enfrentam um novo êxodo urbano. À medida que a pandemia do COVID-19 se espalha, as condições de vida e as crises habitacionais são ressaltadas, desde o trabalho remoto até a reconstrução das economias globais. De acordo com um artigo da Fast Company, desde o início da pandemia, quase 40% das pessoas que vivem nas cidades, já consideraram se mudar. Com a possibilidade da pandemia se prolongar por anos, cada vez mais habitantes estão considerando a mudança para áreas rurais e cidades pequenas.

Êxodo urbano: a transição para as habitações rurais - Mais Imagens+ 9

© Darren Bradley

Até o momento, uma porcentagem crescente de pessoas já fez a transição, inclusive para os subúrbios, onde as pesquisas imobiliárias em códigos postais, nos Estados Unidos, dobraram o ritmo de crescimento das áreas urbanas. Mais da metade, das 100 maiores regiões metropolitanas do país está sentindo um interesse crescente de seus habitantes pelo interior. Por sua vez, como o impacto urbano da pandemia é sentido globalmente, os compradores de imóveis, pela primeira vez, estão procurando residências existentes, casas rurais e unidades móveis, enquanto avaliam seu próximo passo.

O trabalho remoto também possibilitou uma maior liberdade de escolha, na hora de decidir onde trabalhar, seja em sua casa ou em uma residência alugada, ou casa de férias. Os projetos a seguir mostram uma série de abrigos projetados para a vida rural. Os projetos representam tendências maiores em direção a um possível afastamento das cidades nos próximos anos.

Big Cabin | Little Cabin / Renée del Gaudio

© David Lauer Photography

Situado no alto de um penhasco rochoso a 3.000 m (10.000 pés) de altitude, este conjunto de cabines oferece vistas panorâmicas sobre as montanhas Sangre de Cristo, para os Picos De Colegiado e o para o Rio Platte Sul, no Colorado. Uma floresta de pinheiros bristlecone e ponderosa cerca a propriedade ao norte, dando aos chalés uma sensação de privacidade e proteção.

Bear Run Cabin / David Coleman Architecture

© Benjamin Benschneider

Localizado em um terreno sujeito a inundação, nos pés das acidentadas Montanhas Cascade, esta casa modesta e sustentável foi construída de forma a ter uma presença imponente na paisagem. Rodeada por picos de montanhas dramáticos, o terreno tem um declive para leste e vista para um grande bosque.

Rolling Huts / Olson Kundig

© Tim Bies, Olson Kundig

Em resposta à necessidade do proprietário de ter mais espaço para abrigar amigos e familiares visitantes, as Rolling Huts podem ser classificadas como uma evolução de um acampamento tradicional. Os módulos foram suavemente posicionados e suspensos do solo, uma planície de inundação, enquanto permanecem sendo um projeto de baixo impacto e com uma tecnologia simples.

Micro Cabines Permanentes COBS / Colorado Building Workshop

© Jesse Kuroiwa

A Colorado Outward Bound School (COBS), uma organização sem fins lucrativos que foca na educação ao ar livre, manteve sua participação ativa e contou com um segundo grupo de 28 alunos, que desenhou e projetou sete cabanas isoladas termicamente para o uso durante todo o ano. As cabanas estão entrelaçadas dentro dos limites das habitações da aldeia e acessíveis apenas por um estreito caminho de terra.

Encuentro Guadalupe / graciastudio

© Luis García

Localizado na região vinícola do México, este conjunto de vinte abrigos independentes é operado pelo Grupo Habita. Eles estão localizados em uma paisagem de 99 hectares, parte do empreendimento Encuentro Guadalupe, que inclui uma vinícola e uma área residencial.

Cabana na Montanha / Thilo Alex Brunner

© Anne Lutz & Thomas Stöckli

Situado no Piz Lunghin, também conhecido como "O Telhado da Europa", o projeto fica em uma localização remota idílica, ao lado de um lago alpino. O local é acessível apenas a pé, pairando a quase 8.200 pés de altitude. No interior, a cabana simples é quase totalmente revestida com madeira compensada, utilizada também para criar as paredes, pisos e teto. 

DD16 / BIO-architects

© Vlad Mitrichev

DD16 é um protótipo de uma casa compacta modular que foi feita para ser instalada em locais remotos e em condições extremas. A casa é composta por 2 módulos pré-fabricados. O protótipo foi projetado e executado como um equipamento turístico em que cada detalhe foi considerado, para que a edificação possa ser usada em condições muito severas. 

A45 / BIG

Courtesy of Klein

A45 é o primeiro protótipo construído no interior de Nova York e será personalizável interna e externamente para futuros proprietários comprarem, adaptarem e terem a pequena casa construída dentro de 4 a 6 meses em qualquer local, para qualquer finalidade. O projeto evoluiu da tradicional cabine tipo A, conhecida por seu teto e paredes inclinadas, que permitem o fácil escoamento da chuva.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Êxodo urbano: a transição para as habitações rurais" [Urban Flight: New Homes in the Move to Rural Living] 19 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943468/exodo-urbano-a-transicao-para-as-habitacoes-rurais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.