BIG projeta a fábrica de móveis mais sustentável do mundo

BIG projeta a fábrica de móveis mais sustentável do mundo

O Bjarke Ingels Group e a fabricante norueguesa Vestre divulgaram o The Plus, um novo projeto anunciado como a fábrica de móveis mais sustentável do mundo. Localizada em Magnor, na Noruega, a fábrica é dedicada à fabricação limpa e neutra em carbono de mobiliário urbano e doméstico.

The Plus. Cortesia de Lucian RThe Plus. Cortesia de Lucian RThe Plus. Cortesia de Lucian RThe Plus. Cortesia de Lucian R+ 23

The Plus. Cortesia de Lucian R
The Plus. Cortesia de Lucian R

A fábrica de 6.500 m2 terá dupla função e seu terreno de 300 acres servirá também como parque público com opções para lazer, caminhadas e trilhas. Segundo a equipe de projeto, The Plus será o primeiro edifício industrial na região nórdica a alcançar o BREAM Outstanding, a mais alta certificação ambiental. Projetado para ser "à prova do acordo de Paris", o edifício fará uso de fontes de energia renováveis e limpas. 

Jan Christian Vestre, CEO da empresa, disse que "a Vestre será a fabricante de móveis mais sustentável do mundo. Construir o The Plus será um passo importante para alcançar esse objetivo. Ao usar tecnologia de ponta, podemos produzir mais rapidamente e de forma mais sustentável do que nunca. Deste modo, garantiremos a competitividade global por meio de nossa liderança em produção ambientalmente consciente."

The Plus. Cortesia de Lucian R
The Plus. Cortesia de Lucian R

O edifício foi concebido como uma matriz radial de quatro principais salas de produção – o armazém, a tinturaria, a marcenaria e a montagem – que se conectam no centro. O núcleo é ocupado pelo escritório de logística e o centro de exposições com conexões diretas para todos as quatro alas de produção. 

The Plus. Cortesia de Lucian R
The Plus. Cortesia de Lucian R
The Plus. Cortesia de Lucian R
The Plus. Cortesia de Lucian R

O BIG explica que o Plus empregará várias soluções da Indústria 4.0, como robôs inteligentes, caminhões autônomos e um tablet para gerenciar toda a fábrica. A cada máquina é atribuída uma das 200 cores da Vestre, que se espalha pelo chão e conduz à rotatória central. Esse mapeamento colorido das máquinas cria pistas visuais que ajudam a guiar e explicar o fluxo de trabalho na fábrica da Vestre, permitindo que os visitantes sigam facilmente o processo de produção como se estivessem visitando um museu.

The Plus. Cortesia de Lucian R
The Plus. Cortesia de Lucian R

Nas quatro alas dos edifícios, visitantes e funcionários são convidados a caminhar pelas instalações até chegar ao terraço repleto de vegetação. Na cobertura, 1.200 painéis fotovoltaicos estão orientados segundo os melhores ângulos para a geração de energia. O edifício utiliza 90% menos energia da rede urbana se comparado a uma fábrica convencional de porte semelhante.

The Plus. Cortesia de Lucian R
The Plus. Cortesia de Lucian R

Bjarke Ingels, fundador e diretor de criação do BIG, disse que "a beleza da fábrica está na clareza de sua organização. A transparência radical convida visitantes e caminhantes a presenciarem todo o processo de fabricação dos móveis."

Arquitetos responsáveis: Bjarke Ingels, David Zahle, Ole Elkjær-Larsen

Gerentes de projeto: Viktoria Millentrup, Eva Seo-Andersen

Equipe: Julia Tabet, Ariana Szmedra, Ningnan Ye, Ron Bexheti, Ksenia Zhitomirskaya, Jens Majdal Kaarsholm, Ulla Hornsyld, Eduardo Javier Sosa Treviño, Steen Kortbæk Svendsen, Kristoffer Negendahl, Pin Tungjaroen, Neringa Jurkonyte, Magni Waltersson, Cheng-Huang Lin, Tommy Bjørnstrup, Tristan Harvey, Duncan Horswill, Katrine Juul, Alexander Jacobsen, Tore Banke, Frederic Lucien Engasser, Thor Larsen-Lechuga, Katrine Sandstrøm, Jesper Petersen, Kaoan Hengles, Ewa Zapiec, Ariana Ribas, Andy Coward, Andreas Bak, Nanna Gyldholm Møller

Via Bjarke Ingels Group

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "BIG projeta a fábrica de móveis mais sustentável do mundo" [BIG Designs World's Most Sustainable Furniture Factory in Norway] 01 Jul 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942735/big-projeta-a-fabrica-de-moveis-mais-sustentavel-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.