OMA e LOLA divulgam novas imagens do novo Estádio do Feyenoord em Roterdã

Os arquitetos do OMA, em parceira com os paisagistas do LOLA, acabam de apresentar as mais recentes imagens do seu projeto para o moderníssimo novo estádio do Feyenoord, principal time de futebol da cidade de Roterdã. Inserido em uma nova área de desenvolvimento urbano, a Feyenoord City, o projeto de estádio “passou por uma grande reformulação de forma a garantir o cumprimento dos prazos de entrega e o custo-benefício da estrutra como um todo, reforçando o seu caráter simbólico como um novo ícone para a cidade de Roterdã.”

OMA e LOLA divulgam novas imagens do novo Estádio do Feyenoord em Roterdã - Mais Imagens+ 12

Cortesia de OMA e Beauty & The Bit

Concebido para transformar Rotterdam-Zuid em um dos bairros mais bem conectados e vibrantes de uma das maiores cidades portuárias de toda a Europa, o masterplan da Feyenoord City prevê a criação de um novo estádio de futebol, o qual está sendo projetado pelo OMA para introduzir “uma infra-estrutura moderna e atemporal, voltada não apenas aos grandes espetáculos, mas em se tornar um centro de convívio e espaço de lazer aberto e acessível à comunidade local.”

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

O masterplan da Feyenoord City, também desenvolvido pelo OMA, prevê a construção do novo estádio a alguns quilômetros de distância da antiga casa do Feyenoord: o famoso estádio De Kuip — uma estrutura modernista erguida em 1937. O novo estádio, por sua vez, será levantado às margens do rio que atravessa a cidade, transformando-se em um novo ponto de referência para a toda a região sul de Roterdã. Ao renovar a imagem do clube, adaptando seu estádio para os desafios do futuro, o projeto desenvolvido pelo OMA pretende ressaltar a importância do Estádio do Feyenoord como um espaço de domínio público na cidade, redefinindo a própria tipologia do estádio de futebol.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Desenvolvido para responder a todas as exigências impostas aos grandes clubes de futebol da Europa e do mundo, o projeto procura maximizar o desempenho e a capacidade da estrutura do estádio. Isso significa que além do projeto das arquibancadas, a equipe de arquitetos dedicou especial atenção à outros detalhes não menos importantes como os núcleos de circulação, a estrutura da envoltória do edifício assim como dos espaços funcionais criados. Como resultado disso, a configuração do novo estádio permitirá que um grande número de visitantes se desloquem com maior facilidade e de forma mais eficiente. Definido formalmente por uma estrutura de aço em forma de bandeja, a capacidade da nova cada do Feyenoord será ampliada para um total de 63.000 espectadores, “ao mesmo tempo que aproxima os torcedores do gramado, proporcionando uma experiência inigualável em relação à torcida e os jogadores.”

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Aprovado pela Câmara Municipal de Roterdã em outubro do ano passado, a construção do Estádio do Feyenoord está prevista para começar em 2022 e terminar em 2025. Desenvolvido em parceria entre o OMA e o LOLA e em colaboração com a construtora Stichting Gebiedsontwikkeling aan de Maas, a Prefeitura de Roterdã, o Stadium Feijenoord e vários outras entidades interessadas, a nova casa do mais importante clube de futebol da cidade se transformará em um palco aberto dotado de uma grande praça pública bem em frente ao acesso do estádio, um espaço concebido para acolher os mais diversos programas e atividades. Perfeitamente adaptado às características físicas do bairro de Feijenoord e a paisagem do rio que atravessa a cidade de Roterdã, o projeto de paisagismo procura criar uma conexão que se esparrama de forma fluida sobre o espaço urbano, propondo novas vias de tráfego reduzido ao longo das margens do rio e conectando o estádio aos bairros vizinhos.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Estádio Feyenoord, Roterdã

  • Status: Projeto em desenvolvimento
  • Clientes: Stadion Feijenoord NV, Feyenoord Rotterdam NV
  • Localização: Roterdã
  • Site: Rotterdam-Zuid
  • Programa: Novo estádio de futebol do Feyenoord 78.000m2
  • Sócio responsável: David Gianotten
  • Associado responsável: Kees van Casteren
  • Gestor do projeto: Projectbureau Feyenoord City
  • Paisagismo: LOLA Landscape Architects
  • Consultor de custos: IGG
  • Estrutura e complementares: Royal Haskoning DHV
  • Acústica: Event Acoustics, Peutz
  • Consultor de projeto: The Stadium Consultancy
  • Segurança e situações de emergência: DGMR
  • Projeto de iluminação: Philips Lighting
  • Circulação vertical: Techniplan Facades: TGM
  • Simulação de fluxos: InControl
  • Produção de imagens: Beauty and the Bit

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "OMA e LOLA divulgam novas imagens do novo Estádio do Feyenoord em Roterdã" [OMA and LOLA Unveil Images of the New Feyenoord Stadium in Rotterdam] 26 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942240/oma-e-lola-divulgam-novas-imagens-do-novo-estadio-do-feyenoord-em-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.