Integrar o passado: projetos contemporâneos que conservam fachadas preexistentes

Operar em entornos urbanos faz com que, na maioria dos casos, precisemos tomar decisões a respeito das preexistências materiais. O aumento na densidade das cidades afetou diretamente na porcentagem de espaço livre remanescente para desenvolver construções novas e independentes, dando lugar a debates a respeito de qual posição devemos tomar frente ao patrimônio edificado que ficou obsoleto - por detrimento ou incapacidade de satisfazer as necessidades funcionais da população contemporânea. Em situações em que os edifícios estão demasiado deteriorados ou os novos projetos estão longe das possibilidades espaciais que um edifício antigo pode oferecer, preservando apenas a fachada - como um envelope exterior, quase como um elemento epidérmico - pode ser apresentado como uma solução parcial que permite preservar, em parte, o caráter urbano de uma obra se esta tiver algum valor público ou cultural. A controvérsia surge, evidentemente, da falta de relação ou de ligação entre o interior -transformado - e o exterior -preservado.

No ensaio "A ética do fachadismo" Robert Bargery escreve: "O fachadismo, em seu sentido mais comum, implica em reter a fachada de um edifício -geralmente histórico- para construir um espaço completamente novo por trás, pois se considera que a mesma possui algum valor arquitetônico ou cultural (...) É realmente necessário que a fachada de um edifício reflita o que acontece por detrás dela? Onde não é possível conservar um edifício em sua totalidade e a perda, ao menos de seu interior, é inevitável, por que não salvar seu exterior?"

Casas Complementarias de Shangwei. Image Cortesía de People’s Architecture Office

A seguir, apresentamos uma seleção de dez projetos localizados em diversas regiões da América Latina e que se destacam por recuperar as fachadas dos edifícios preexistentes, mas utilizando técnicas e materiais contemporâneos em seus interiores, evidenciando alguns recursos que possibilitam estabelecer um vínculo ou nexo entre o passado e o presente material de uma cidade:

Argentina

Residência entre edifícios / Guidi + Hernández Arquitectos

  • Localização: Rosario, Argentina
  • Ano: 2016

"É inevitável descrever este projeto sem primeiro entender a natureza preexistente do terreno, uma vez que isso marca fortemente sua diretriz. Quando a cidade se condensa, em resposta, os espaços se acumulam e crescem verticalmente. (...) Um pedaço de concreto que se dobra sobre si mesmo está embutido no espaço entre os edifícios na habitação pré-existente, completando o vazio urbano."

Casa Entre Edifícios / Guidi + Hernández Arquitectos. Image © Walter Gustavo Salcedo
Casa Entre Edifícios / Guidi + Hernández Arquitectos. Image © Walter Gustavo Salcedo

Edificio VDL 3532 / Arqtipo

  • Localização: Buenos Aires, Argentina
  • Ano: 2018

"VDL 3532 é um projeto que articula uma propriedade com proteção patrimonial -o acesso e a fachada- com um edifício de unidades residenciais e estúdios profissionais, que se adequam aos modos de habitar contemporâneos, caracterizados pela variabilidade e a indeterminação. A proposta pretende investigar a dialética entre a preexistência e o novo, entre o social e o privado."

Edifício VDL 3532 / Arqtipo. Image © Federico Kulekdjian

"A casinha da porta amarela” / Mariclé Scalambro

  • Localização: Córdoba, Argentina
  • Ano: 2018

"O projeto de reforma e restauro se ajusta a um programa simples de residência individual para uma pessoa jovem. A fachada e a estrutura originais foram mantidas. No entanto, para ampliar espaços e criar fluidez na circulação, foram eliminadas paredes divisórias que haviam sido incorporadas em intervenções posteriores. A escolha das cores da fachada (parede e porta) tenta diferenciar a casa da construção vizinha, evitando a uniformização sem criar uma composição desarmônica. "

"A casinha da porta amarela” / Mariclé Scalambro arq.. Image © Gonzalo Viramonte
"A casinha da porta amarela” / Mariclé Scalambro arq.. Image © Gonzalo Viramonte

Chile

Reforma da Casa El Manzano / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos

  • Localização: Valparaíso, Chile
  • Ano: 2014

"O projeto consistiu na ampliação e remodelação de uma casa em Valparaíso. Construída originalmente no princípio do século XX, localizado no Cerro Cárcel, sendo parte da área de conservação histórica de Valparaíso, protegida pela Unesco. Foi proposto manter a preexistência e anexar um volume de estrutura metálica que conecta os programas através de uma escada exterior e que arremata num novo nível como parte do programa habitacional."

Reforma Casa El Manzano / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos. Image © Pablo Blanco
Reforma Casa El Manzano / Fantuzzi + Rodillo Arquitectos. Image © Pablo Blanco

Casa Werth Hotel e Galeria Comercial Maison Italia / CO2 Arquitectos

  • Localização: Providencia, Chile
  • Ano: 2016

"O projeto consiste na transformação da Casa Werth -uma edificação de esquina em estilo arquitetônico republicano- para abrigar um programa de equipamento misto. A primeira intervenção demandou um complexo processo de restauro e recuperação das estruturas internas de madeira e a parede de alvenaria perimetral. A ideia inicial foi manter e valorizar uma tipologia urbana e construtiva do passado."

Casa Werth Hotel y Galería Comercial Maison Italia / CO2 Arquitectos. Image © Alfonsina Riffo Klaassen
Casa Werth Hotel y Galería Comercial Maison Italia / CO2 Arquitectos. Image © Alfonsina Riffo Klaassen

Equador

Casa das camas voadoras / AL BORDE

  • Localização: Imbabura, Ecuador
  • Ano: 2017

"Construída no final do século XIX, esta era uma casa que aparentemente não servia para nada. (...) Apenas as paredes da terra pareciam capazes de ser reformadas, o que, à primeira vista, não parecia tão ruim. (...) As ações da reforma foram poucas e estratégicas: as paredes estruturais são reforçadas, a taipa é tratada, as portas e janelas que estavam em más condições são trocadas e o piso é nivelado e de cimento queimado."

Casa das camas voadoras / AL BORDE. Image © JAG Studio
Casa das camas voadoras / AL BORDE. Image © JAG Studio

Casa El Palomar / FB+ estudio

  • Localização: Loja, Ecuador
  • Ano: 2019

"El Palomar é um projeto de restauro e reforma. As estratégias de desenho utilizadas nesse restauro: remover revestimentos em áreas específicas e descobrir a terra; resgatar as telhas da Casa Vieja (eliminando o revestimento vegetal existente); permitir a entrada de luz natural; aproveitar os objetos da intervenção prévia."

Casa El Palomar / FB+ estudio. Image © FB+ estudio
Casa El Palomar / FB+ estudio. Image © FB+ estudio

México

Casa Xólotl / Punto Arquitectónico

  • Localização: Mérida, México
  • Ano: 2018

"O projeto surge em uma pequena casa preexistente de cem metros quadrados composta de três alas (área social, cozinha e um dormitório com banheiro). (...) O acesso à propriedade se posiciona no extremo direito da primeira ala (...) A materialidade do envoltório da residência combina os planos novos com os originais, gerando contraste com as pátinas resultantes da passagem do tempo."

Casa Xólotl / Punto Arquitectónico. Image © Tamara Uribe
Casa Xólotl / Punto Arquitectónico. Image © Tamara Uribe

Residência Vagantes / Arista Cero + Gina Góngora

  • Localização: Mérida, México
  • Ano: 2020

"Intervenção em um edifício existente para acomodar viajantes que visitam Mérida, Yucatán. A resposta arquitetônica busca recuperar e deixar evidências da passagem do tempo sobre a casa. Foi feito um trabalho descascando as paredes para mostrar as cores pelas quais ela passou, preservando os óxidos dos metais e reutilizando portas e janelas."

Casa Vagantes / Arista Cero + Gina Góngora. Image © Eduardo Calvo
Casa Vagantes / Arista Cero + Gina Góngora. Image © Eduardo Calvo

Uruguai

Casa Urbana / FGM Arquitectos

  • Localização: Montevideo, Uruguay
  • Ano: 2014

"O projeto "Casa Urbana" está localizado em um terreno padrão de 8,66 metros de largura, no bairro de Cordon em Montevidéu, Uruguai, com orientação NO-SE. Originalmente havia uma casa da década de 1930 que ocupava toda a superfície disponível do lote, desenvolvida em um nível e em torno de dois pátios com claraboias. O desafio consistia em projetar as instalações da empresa "Casa Urbana" no térreo e realizar uma ampliação num nível superior contendo a residência. A remodelação do piso térreo foi concebida aproveitando estrutura e paredes existentes. (...)"

Casa Urbana / FGM Arquitectos. Image © Elías Martínez Ojeda
Casa Urbana / FGM Arquitectos. Image © Elías Martínez Ojeda

* Os textos são extrator dos memoriais descritivos de cada projeto, enviados pelos próprios autores.

Descubra outros projetos de reforma ou conheça nossos artigos, entrevistas e notícias relacionadas ao tema do restauro neste link.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "Integrar o passado: projetos contemporâneos que conservam fachadas preexistentes" [Integrar el pasado: proyectos contemporáneos que conservan fachadas preexistentes] 09 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941141/integrar-o-passado-projetos-contemporaneos-que-conservam-fachadas-preexistentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.