Arquitetura contemporânea e herança cultural em Nova Orleans

Arquitetura contemporânea e herança cultural em Nova Orleans

Nova Orleans é uma cidade diferente de qualquer outra. Marcada por uma rica herança cultural, é definida pela geografia do Delta do Mississippi e pelo clima local. Após a destruição causada pelo furacão Katrina em 2005, designers e arquitetos voltaram sua atenção para a cidade, buscando soluções para garantir um futuro melhor para as comunidades que lá vivem. 

© Justin Cordova© William Crocker© Timothy Hursley© William Crocker+ 10

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

De casas modernas e habitações comunitárias a uma elegante capela e um parque urbano, os projetos apresentados a seguir são uma pequena amostra dos esforços de construção em toda a cidade nos últimos dez anos. Situados em meio a bairros tradicionais e áreas sujeitas a alagamentos, os edifícios aqui reunidos procuram reinterpretar a história local sem abrir mão de sua própria identidade arquitetônica. 

Residência Bienville / Nathan Fell Architecture

© Justin Cordova
© Justin Cordova

O duplex foi projetado para maximizar o uso do lote com espaço adequado para famílias grandes e separadas em cada unidade. O objetivo central do projeto era configurar os espaços comuns para melhorar a insolação e a ventilação, apesar da densidade dos espaços necessários. 

Alligator / buildingstudio

© William Crocker
© William Crocker

Esta casa surgiu do esforço de construção pós-Katrina para um bairro que precisava de novas moradias. A Neighborhood Housing Services, que promove e comercializa propriedades de baixo custo nos bairros economicamente carentes de Nova Orleans, conseguiu oferecer a casa a um valor bastante reduzido. Por sua vez, o buildingstudio se encarregou do projeto completo e da coordenação das obras.

Crescent Park / Eskew+Dumez+Ripple

© Timothy Hursley
© Timothy Hursley

Parte de um plano diretor que prevê um futuro novo e mais verde para a cidade de Nova Orleans, o Crescent Park foi projetado para reconectar as pessoas com o rio e transformar os vestígios do passado industrial e marítimo da cidade em um recurso acessível para a comunidade.

Bastion Community Housing / OJT

© William Crocker
© William Crocker

A Comunidade Bastion é um conjunto habitacional acessível com 58 unidades, destinado aos veteranos de combate pós-11 de setembro, muitos dos quais com permanentes restrições de mobilidade. 

The FLOAT House / Morphosis Architects

© Iwan Baan
© Iwan Baan

A FLOAT House foi projetada para atender suas próprias necessidades de água e energia e sobreviver às inundações. Trata-se de uma casa pré-fabricada, barata o suficiente para atender às comunidades carentes locais. 

St. Pius Chapel and Prayer Garden / Eskew+Dumez+Ripple

© William Crocker
© William Crocker

Projetada como um refúgio tranquilo e um santuário íntimo para reflexão e contemplação, esta nova capela é uma intervenção sutil na paisagem. A linha íngreme e angular de sua cobertura deriva de seu entorno e conta com uma série de aberturas zenitais. 

Dorgenois Residence / Colectivo

© Michael Wong
© Michael Wong

Esta casa foi projetada e construída pelos arquitetos que nela trabalham. O grupo comprou o lote vago abaixo do padrão em um leilão público realizado pela Autoridade de Desenvolvimento de Nova Orleans, com a condição de que o vencedor da licitação teria apenas 12 meses para projetar, construir e ocupar no pequeno lote.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Arquitetura contemporânea e herança cultural em Nova Orleans" [New Orleans: Modern Design in The Big Easy] 02 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940303/arquitetura-contemporanea-e-heranca-cultural-em-nova-orleans> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.