Ponte-parque do OMA recebe aprovação da Comissão de Planejamento de Washington

Ponte-parque do OMA recebe aprovação da Comissão de Planejamento de Washington

O OMA / Jason Long, acaba de receber o parecer positivo da Comissão Nacional de Planejamento da Capital (NCPC) para o projeto do 11th Street Bridge Park em Washington D.C. O projeto encabeçado pelo OMA, selecionado em concurso realizado em 2014, conta ainda com a participação dos arquitetos paisagistas da OLIN e dos engenheiros da WRA.

Cortesia de OMA and LuxigonCortesia de OLINCortesia de OMA and LuxigonCortesia de OMA and Luxigon+ 10

Cortesia de OMA and Luxigon
Cortesia de OMA and Luxigon

O projeto do Bridge Park, encabeçado pelo arquiteto associado do OMA, Jason Long – e que conta ainda com a colaboração da arquiteta paisagista Hallie Boyce e a sua equipe da OLIN–, acaba de receber o primeiro feedback positivo da Comissão se Avaliação de Projetos, depois de ter sido aprovado recentemente pela Comissão Nacional de Planejamento Urbano da capital. Devido à complexidade do projeto, os arquitetos contaram ainda com o auxílio do Departamento Distrital de Transportes, da organização sem fins lucrativos Building Bridges Across the River, e de outras múltiplas agências e entes interessados no desenvolvimento e implantação do projeto da nova ponte. O OMA e a OLIN estão trabalhando juntos no projeto desde 2014, ano que venceram a concorrência em um concurso internacional de projetos para a nova ponte da Capital.

Cortesia de OMA and Luxigon
Cortesia de OMA and Luxigon

A realização deste projeto não teria sido possível sem o engajamento de todas estas pessoas, tanto das instituições interessadas quanto da própria comunidade local. Todos os comentários e o feedback que recebemos ao longo do processo foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto da ponte, desde questões formais até a definição do programa específico. Em um projeto destas dimensões, é fundamental que todas as partes interessadas trabalhem juntas, colaborando para que a implementação do projeto seja feita da melhor maneira possível, e que todas as partes sejam ouvidas ao longo do processo. -- Yusef Ali Dennis, Sócio do OMA.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Incentivando a atividade física como elemento fundamental na construção do sentido de comunidade, o projeto se utiliza de uma estrutura em forma de ponte – desenvolvida com a colaboração dos engenheiros da WRA e da Delon Hampton. Além disso, foram inseridos grandes espaços programáticos como o Centro de Educação Ambiental Exelon – que contou com a colaboração da Sociedade Anacostia Watershed.

Com uma abordagem inovadora, o 11th Street Bridge Park abriga um série de espaços de lazer, entretenimento e desenvolvimento social. A previsão inicial é que as obras sejam iniciadas já no ano que vem. De fato, o parque da ponte pretende criar “um lugar de encontro e socialização capaz de aproximar pessoas em uma cidade dividida já a muito tempo”. O projeto encabeçado pelo OMA será o primeiro parque público a ser construído sobre o rio na cidade de Washington. Em seu relatório de avaliação, a Comissão Nacional de Planejamento da Capital afirmou que o novo edifício elevado que atravessa o rio Anacostia, “promoverá a conectividade dos espaços e a integração das comunidades da capital, criando espaços acolhedores e vibrantes que transformarão a experiência do usuário fomentando o uso do espaço público e o convívio entre as pessoas.”

Cortesia de OLIN
Cortesia de OLIN

Em um momento em que paradoxalmente estamos cada vez mais isolados uns dos outros, mas unidos por uma causa comum, a importância dos espaços públicos fica ainda mais evidente para todos nós. Concentramos nossos esforços na criação de um novo espaço cívico, uma estrutura capaz de promover a integração dos espaços urbanos e da comunidade em geral com o rio Anacostia, qualificando a estrutura do parque existente às margens do rio. -- Jason Long, Sócio do OMA.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Jason Long, arquiteto associado do OMA, está liderando não apenas um, mas três projetos de escala urbana na cidade de Washington D.C., o 11th Street Bridge Park; o plano diretor para o RFK Stadium Armoy Campus; e um projeto de paisagismo para o centro de convenções da capital.

  • Arquiteto associado: Jason Long
  • Sócio colaborador: Yusef Ali Dennis
  • Equipe de projeto: Titouan Chapouly, Alireza Shojakhani, Yiyao Wang e Gonzalo Samaniego
  • Paisagismo: OLIN
  • Engenharia: WRA, Delon Hampton
  • Projetos complementares: Setty
  • Relações sociais: ARCH Development
  • Consultor de projeto acústico: Threshold Acoustics
  • Projeto de iluminação: MCLA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Ponte-parque do OMA recebe aprovação da Comissão de Planejamento de Washington" [OMA / Jason Long’s Preliminary Plans for 11th Street Bridge Park Receive Approval] 29 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938200/ponte-parque-do-oma-recebe-aprovacao-da-comissao-de-planejamento-de-washington> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.