Studio Precht projeta parque urbano adaptado ao isolamento social

Enquanto a maioria dos parques e jardins públicos foram fechados ao redor do mundo em uma tentativa de conter a disseminação do surto de COVID-19, o Studio Precht apresentou um projeto de espaço verde concebido par atender as regras do distanciamento físico. Intitulado “Parc de la Distance”, a proposta introduz um novo conceito de espaço ao ar livre, o qual resguarda o distanciamento físico e promove a solidão contemplativa a curto prazo.

Studio Precht projeta parque urbano adaptado ao isolamento social - Mais Imagens+ 13

Cortesia de Studio Precht
Cortesia de Studio Precht

Assumindo a forma de uma impressão digital, apesar de ter sido projetado para ser construído em um terreno baldio na cidade de Viena, o parque poderia ser implementado em qualquer cidade do mundo. Os visitantes são convidados a percorrer uma série de caminhos paralelos ao longo da paisagem sinuosa e labiríntica do parque, cada uma com um portão de entrada e saída independente para garantir que o caminho de 600 metros de extensão esteja sempre ocupado por apenas uma única pessoa. Inspirado nos jardins barrocos franceses e jardins zen japoneses, as trilhas do Parc de la Distance são vias estreitas de 90 centímetros de largura, embora encontrem-se afastadas mais de dois metros umas das outras. Em um movimento em espiral centrífugo, os percursos paralelos direcionam os fluxos para o centro do parque, onde seriam colocadas uma série de fontes d'água.

Cortesia de Studio Precht
Cortesia de Studio Precht

O projeto começou com a gente se perguntando o que fazer com os parques e áreas verdes que foram fechadas durante a pandemia. Como poderíamos fazer um parque que funcionasse nestas condições, algo que pudesse se transformar em uma diretriz de como lidar com as atuais regras do distanciamento físico. Quais são as lições que podemos tirar desta situação e como fazer algo que possa funcionar também depois de superada a crise? Neste momento, decidimos desenhar um parque que permitisse que as pessoas pudessem sair de casa mas preservando uma distância física e segura entre elas. Após a pandemia, o parque poderia ser utilizado como um refúgio, um lugar protegido do barulho e da agitação da cidade. Eu vivi em muitas cidades grandes como Viena, mas acho que nunca tive a oportunidade de ficar sozinho em um parque. Acho que esta pode ser a maior contribuição deste projeto. -- Chris Precht

Cortesia de Studio Precht
Cortesia de Studio Precht

Ainda que as pessoas estejam afastadas fisicamente uma das outras, é possível ouvir os passos de outras pessoas no chão de cascalho nas trilhas adjacentes.” Ao longo desta deriva o visitante vai descobrindo uma série de diferentes emoções provocadas pela diversidade dos seus espaços. De fato, através da constante mudança de altura da cerca-viva que define o percurso, “às vezes é possível usufruir de uma total sensação de liberdade e encontrar-se completamente imerso na natureza, enquanto em outros momentos, é possível vislumbrar a totalidade do parque por cima dos ramos dos arbustos,” sempre mantendo uma distância segura da trilha ao lado. Oferecendo uma breve pausa em meio à vida tumultuada da grande cidade e uma oportunidade de auto-isolamento temporário, o Parc de la Distance nos oferece um momento de reflexão, um lugar para caminhar e meditar sobre a atual condição humana.

Cortesia de Studio Precht

  • Projeto: Studio Precht
  • Nome: Parc de la Distance
  • Ano do projeto: 2020
  • Equipe de projeto: Fei Tang Precht, Chris Precht e Andreas Stadlmayer

Cortesia de Studio Precht

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Studio Precht projeta parque urbano adaptado ao isolamento social" [Studio Precht Imagines a Park for Physical Distancing During the Coronavirus Pandemic] 27 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937926/studio-precht-projeta-parque-urbano-adaptado-ao-isolamento-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.