Recursos online gratuitos para conhecer e se aprofundar em inteligência artificial

Recursos online gratuitos para conhecer e se aprofundar em inteligência artificial

Dado que a Inteligência Artificial, ao longo dos últimos anos, passou a ser uma das principais forças motrizes no âmbito da inovação tecnológica e no desenvolvimento econômico – provocando ainda uma revolução nas relações sociais–, ela tem exigido de todos nós a aquisição de novos conhecimentos e um conjunto adicional de habilidades. Assim como o domínio de pelo menos um software BIM passou a ser um pré-requisito para a maioria dos postos de trabalho no setor da arquitetura e construção, ter uma compreensão mínima ou até mesmo saber como utilizar ferramentas de IA já é algo que se espera de um arquiteto, e provavelmente, muito em breve, passará a ser mais um dos tantos requisitos exigidos de um arquiteto em uma entrevista de emprego. Entretanto, em meio ao oceano de informações disponíveis, como podemos começar a navegar neste universo? A seguir, organizamos uma lista de recursos disponíveis online, com palestras e cursos gratuitos, os quais nos permite melhor compreender de que maneira podemos nos beneficiar das tecnologias de IA e como aplicá-las à nossa prática profissional.

Descomplicando conceitos básicos

© Kevin Ku via Unsplash
© Kevin Ku via Unsplash

O que é de fato a Inteligência Artificial, ou melhor, como podemos compreendê-la no contexto da disciplina da arquitetura? Qual é a diferença entre aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda? Esses conceitos podem ser facilmente confundidos e assim, antes mesmos de começarmos a navegar, já estamos completamente perdidos. Então, antes de mergulharmos neste mar de informações, vamos primeiramente recapitular alguns dos termos mais comuns.

Inteligencia Artificial

A Inteligência Artificial é geralmente entendida como a teoria e o desenvolvimento de sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que normalmente requerem o uso da inteligência humana. A IA que encontramos em nossos aplicativos e sistemas inteligentes é aquilo que podemos chamar de Artificial Narrow Intelligence (ANI), ou também “inteligência fraca”. Esta é a inteligência programada, aquela que se utiliza para a execução de tarefas específicas dentro de um contexto limitado e seguindo regras pré-definidas. Ferramentas de pesquisa, assistentes pessoais e todos os tipos de softwares de reconhecimento podem ser enquadrados nesta categoria. Por outro lado, a Artificial General Intelligence (AGI) ou “inteligência forte” é tudo aquilo que atualmente conhecemos como o produto de uma obra de ficção científica. As inteligências fortes são aquelas capazes de resolver qualquer problema, com a mesma capacidade – ou até superior – que a inteligência humana.

Aprendizado de máquina e aprendizagem profunda

Para colocar de forma simples, o aprendizado de máquina é um sub-campo da IA que consiste na capacidade de um computador em armazenar dados e aprender com as experiências prévias, tornando os processos mais eficientes ainda que não tenham sido programados especificamente para realizar essas tarefas, eliminando assim a necessidade de termos que programar infinitamente nossos programas e sistemas. Com o aprendizado de máquina, nossos computadores são capazes de fazer novas conexões, encontrar padrões e fazer previsões baseadas em suas prévias experiências. Uma ótima maneira de entender como isso funciona na prática é utilizando imagens para ensinar as nossas máquinas, um sistema criado pelo R2D3, o qual aplica técnicas de aprendizagem estatística para identificar padrões automaticamente em uma série de dados específicos.

O aprendizado profundo por sua vez, é uma variação do aprendizado de máquina, o qual se utiliza de uma rede neural inspirada no cérebro humano – conhecidas como Redes Neurais Artificiais (ANNs) – para processar informações. Um ótimo exemplo de como os computadores utilizam a aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda é a busca por imagens no Google Image.

O que o Design Generativo tem a ver com AI?

Generative Design, ou Design Generativo, é um chavão que já faz parte do vocabulário dos arquitetos há algum tempo (acompanhe a nossa cobertura do sobre o tema aqui). Entretanto, poderíamos considerá-lo como parte do campo expandido da Inteligência Artificial? Ou seria ele apenas uma abordagem para solucionar problemas através de múltiplas variáveis? O Design Gerativo pode ser entendido como um processo interativo e exploratório, onde o input é dado por uma série de parâmetros como requisitos espaciais, normas de desempenho e materiais assim como metas de projeto. O software então explora todas as soluções possíveis dentro deste universo de diferentes fatores e condicionantes. Se ele pode ou não ser considerado como IA depende apenas do software que utiliza, ou seja, se o sistema aplicado é capaz de aprender a partir das experiências prévias, "otimizando" assim as suas respostas para o problema.

Recursos

via Shutterstock. © Max Griboedov
via Shutterstock. © Max Griboedov

- Básicos

Elementos de AI

A Universidade de Helsinque lançou um ambicioso programa com o objetivo de promover a formação em Inteligência Artificial no contexto europeu. A meta proposta pela instituição finlandesa é que até 2021, 1% da população do velho continente adquira, no mínimo, conhecimentos básicos sobre IA. Elements of AI, é um extenso curso de IA online criado em parceria entre o Reaktor e a Universidade de Helsinque, o qual apresenta uma visão abrangente sobre as tecnologias de inteligência artificial, explicando dede os fundamentos mais elementares até de que forma podemos aplicá-la em nosso dia-a-dia. Com o principal objetivo de promover a capacitação do maior número de pessoas, o curso é completamente gratuito e encontra-se disponível em vários idiomas. Com quase 400.000 alunos de mais de 170 países, o curso já está provando ser um recurso extremamente acessível e envolvente.

Introdução à Inteligência Artificial

Outro curso para iniciantes, Introdução à Inteligência Artificial, é também uma ótima ferramenta para começar a aprender os conceitos básicos do setor, além disso, o programa conta com alguns exercícios práticos para facilitar a compreensão dos usuários.

Glossário de Aprendizagem de Máquina

Para aqueles que não estão familiarizados com o tema, o vocabulário específico pode ser bastante confuso e misterioso. Portanto, o Glossário oferecido pelo Google é uma ferramenta rápida e confiável que pode ser muito útil ao navegar neste novo universo. Os conceitos são explicados de forma bastante simples e direta. Dominar o vocabulário específico também é uma forma de familiarizar-se com o tema.

- Experiência em IA

Project Runway ML

Dizem que é muito mais fácil de aprender com a prática. Para aqueles que já estão habituados com o tema, uma abordagem de aprendizado menos teórica, e talvez menos entediante, é aprender codificando. O Project Runway ML é um software público em versão limitada dedicado à criação de todos os tipos de coisas, uma ferramenta prática e intuitiva que pode ser explorada até mesmo por quem não entende nada de codificação. Desde a detecção de objetos até a geração de imagens a partir de esboços, ou a criação de descrições de textos para imagens, a plataforma é uma forma divertida de explorar as possibilidades que a IA nos oferece.

- Palestras

Arquitetura e Inteligência Artificial

Este video, acessível via YouTube, é uma palestra realizada na Escola de Arquitetura da Universidade de Columbia, a qual explora as possibilidades de aplicação da inteligência artificial na arquitetura através de uma série de projetos de pesquisa desenvolvidos pela instituição.

Palestra de Kiley Fellow: Paola Sturla, "Designer: the last humanist?"

A palestra de Kiley Fellow, apresentada na Escola de Design da Universidade de Harvard, apresenta como as ferramentas baseadas em IA e simulações computacionais poderiam ser aplicadas à arquitetura da paisagem.

AI Economy: Truth is Stranger than Fiction

Nesta palestra realizada no Instituto Strelka, o sociólogo e professor Benjamin Bratton nos conta um pouco mais sobre a sua experiência com IA, compartilhando os resultados dos projetos de pesquisa realizados em colaboração com a Google Research. Saiba mais sobre o trabalho de Bratton nesta entrevista realizada pela equipe do Archdaily em 2017.

Inteligência Artificial & Arquiitetura

Para completar, você pode fazer uma visita virtual à exposição Inteligência Artificial & Arquitetura, a qual estava programada para ser inaugurada este ano no Pavillon de l'Arsenal, em Paris, mas devido à crise de COVID-19, o evento presencial teve de ser cancelado. Os curadores da exposição decidiram oferecer ao público uma experiência imersiva, criando uma espécie de percurso virtual. Além da inauguração oficial do evento, através deste passeio é possível acompanhar uma linha do tempo que conta o processo de evolução das tecnologias de inteligência artificial além de apresentar alguns exemplos de sua aplicação à arquitetura.

- Nível avançado

Para aqueles que querem ir mais longe, antes de mais nada seria necessário estudar um pouco – ou não tão pouco – de matemática. E também de informática. Se ainda assim você está decidido a se tornar um especialista na área, há uma série de recursos online especialmente preparados para você.

Google Machine Learning Crash

O Curso Google Machine Learning Crash não requer nenhum conhecimento prévio no aprendizado de máquina, mas é importante que você tenha experiência em programação em Python. No entanto, em cada um dos tópicos do curso é possível encontrar uma página secundária com mais informações sobre os requisitos necessários para seguir adiante.

Stanford Machine Learning Course

Outro curso interessante é o Stanford Machine Learning Course, oferecido por nada mais nada menos que a renomada Universidade de Stanford. Este é um curso focado na aquisição de know-how prático sobre tudo aquilo que é realmente importante saber.

MIT Artificial Intelligence Course

Para quem já é expert em assuntos de tecnologia da informação, o curso oferecido pelo MIT pode ser uma ótima escolha. É só acessar o canal do Massachusetts Institute of Technology no YouTube.

Para saber mais sobre como a IA está transformando a maneira como concebemos e projetamos nossos edifícios, acesse nossa cobertura completa sobre o tema aqui.

Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Recursos online gratuitos para conhecer e se aprofundar em inteligência artificial" [Open Resources to Become Knowledgeable in the Field of AI] 21 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937835/recursos-online-gratuitos-para-conhecer-e-se-aprofundar-em-inteligencia-artificial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.