Acervo de arte com floresta na cobertura do MVRDV está prestes a ser concluído

O acervo público de arte do Museu Boijmans van Beuningen, projetado pelo MVRDV, está quase concluído em Roterdã. Com inauguração prevista para setembro de 2021, imagens recentes mostram as primeiras 75 árvores no jardim da cobertura sendo plantadas.

Acervo de arte com floresta na cobertura do MVRDV está prestes a ser concluído - Mais Imagens+ 4

O primeiro acervo de arte acessível ao público do mundo está localizado no Museumpark de Roterdã, um jardim localizado entre o Museu Boijmans van Beuningen e o Kunsthal projetado pelo OMA. Desenhado pelo MVRDV, o acervo apresenta uma volumetria cilíndrica, como um bowl, revestida de painéis espelhados que refletem o parque e a cidade. Na cobertura, 75 árvores criam uma pequena floresta nas alturas.

© Arjen Ketting

Desenvolvida em colaboração com o MTD landschapsarchitecten, a floresta é composta por árvores da espécie Betula pubescens, que atinge altura máxima de 10 metros e apresenta boa adaptabilidade a coberturas.

© Fred Ernst

Quando Yves Brunier projetou o Museumpark com o OMA, ajudei na seleção das árvores antigas […] Agora que as bétulas estão sendo colocadas no telhado do acervo, o ciclo se completa; estamos levando a porção do jardim que removemos para o topo do edifício. Em breve, as pessoas poderão pegar o elevador gratuito e desfrutar de uma vista espetacular da cidade a partir de uma altura de 34 metros. - Winy Maas, sócio fundador do MVRDV.

Cortesia de MVRDV

Em 2014, o MVRDV venceu o concurso para projetar o Depot Boijmans Van Beuningen, o primeiro acervo de arte aberto ao público, onde as pessoas podem assistir ao processo de restauração. Embora o projeto possa acomodar até 151.000 obras de arte, com salas de exposições e um restaurante, o acervo, uma estrutura circular de 39,5 metros, ocupa uma porção de solo tão pequena quanto o programa permitiu, liberando a maior parte do parque para desfrute do público.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Acervo de arte com floresta na cobertura do MVRDV está prestes a ser concluído" [Latest Images Reveal Near Completed MVRDV's Art Depot for Museum Boijmans Van Beuningen] 21 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937586/acervo-de-arte-com-floresta-na-cobertura-do-mvrdv-esta-prestes-a-ser-concluido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.