Combatendo doenças infecciosas: 9 unidades de saúde projetadas pelo MASS

Abordando o problema da saúde na África e outros países, o escritório MASS ajudou a definir estratégias de projeto para mitigar e reduzir questões médicas críticas. Com alguns projetos operacionais e outros em andamento, estas instalações ajudam a combater uma ampla gama de doenças.

Combatendo doenças infecciosas: 9 unidades de saúde projetadas pelo MASS - Mais Imagens+ 15

No Haiti, MASS criou o Centro de Tratamento de Cólera GHESKIO, um local que abriga 100 pacientes e oferece atendimento digno e gerenciamento de águas residuais no local; bem como o Hospital de Tuberculose GHESKIO, uma instalação que garante cuidados prolongados a pacientes com tuberculose.

ACEGID. Image Cortesia de MASS Design Group

No continente africano, as intervenções do estúdio geraram o Hospital Distrital Butaro, em Ruanda, ajudando a reduzir a propagação de doenças transmitidas pelo ar; e a "Vila de Espera da Maternidade", no Malawi, concluída em 2015, uma estrutura protótipo em que as gestantes podem se hospedar e receber cuidados adequados até o parto.

Family Health Center at Virginia Parkway. Image Cortesia de MASS Design Group

O MAAS se concentra em minimizar o uso de energia, garantir controle eficaz de infecções e reduzir custos operacionais. Ventilação, iluminação natural, ambientes verdes, circulação e layouts bem desenhados ditam sua abordagem.

Nyarugenge District Hospital. Image Cortesia de MASS Design Group

Continue lendo para conhecer uma seleção de suas intervenções no campo da saúde.

Hospital Distrital Butaro

Butaro, Distrito Burera, Ruanda

Butaro Hospital. Image © Iwan Baan

O novo Hospital Distrital de Butaro, com 150 leitos, foi projetado para mitigar e reduzir a propagação de doenças transmitidas pelo ar. De fato, o layout geral, ventilação, iluminação e circulação foram desenvolvidos seguindo essa lógica conceitual. Os corredores são exteriores ao edifício, de modo que todos os movimentos ocorrem ao ar livre; os quartos dos pacientes recebem luz e ventilação natural. A ventilação cruzada é enfatizada por meio de ventiladores, persianas, grandes janelas operáveis e pés-direitos altos.

GHESKIO Centro de Tratamento para Cólera

Port-au-Prince, Ouest Departamento, Haiti

Gheskio Cholera Treatment Center. Image © Garrett Nelli

Para fornecer uma nova infraestrutura ao combate do surto de cólera no Haiti, o MASS projetou o Cholera Treatment Center (CTC), uma instalação que pode acomodar cem pacientes por vez. Criando claraboias e vegetações, o centro de atendimento ao paciente gerou ambientes confortáveis para recuperação. Além disso, com o gerenciamento de águas residuais no local, a edificação tem capacidade para tratar mais de 250.000 galões de esgoto por ano, ajudando a evitar a re-contaminação do lençol freático da área.

GHESKIO Hospital para tratamento de Tuberculose

Port-au-Prince, Ouest Departamento, Haiti

GHESKIO Tuberculosis Hospital . Image © Iwan Baan

Este complexo de saúde oferece um espaço para os pacientes se submeterem a tratamento a longo prazo, com duração de até 24 meses. Altamente infeccioso, o surto de tuberculose no Haiti ocorreu logo após o terremoto de 2010 perturbar a infraestrutura de saúde do país. O Hospital para tratamento de tuberculose GHESKIO foi projetado para controlar infecções e tratar o trauma dos pacientes. De fato, estratégias como ventilação passiva ajudaram a reduzir a transmissão hospitalar.

Vila de Espera da Maternidade

Kasungu, Distrito Kasungu, Malawi

Kasungu Maternity Waiting Village, Malawi . Image © Iwan Baan

Este é um novo protótipo para lares de espera de maternidade (MWH) no Malawi, onde a mortalidade materna é um grande desafio à saúde pública. Criando um espaço para dormir, com ventilação e saneamento adequados, a edificação é uma estrutura semelhante a uma vila, composta por unidades de dormir menores. Inspirado na arquitetura vernacular local, o desenho do MAAS otimiza a ventilação natural, a luz do dia, a coleta de água da chuva e a energia solar.

ACEGID - Centro Africano de Excelência em Genômica de Doenças Infecciosas

Ede, Estado Osun, Nigéria

ACEGID. Image Cortesia de MASS Design Group

O Centro Africano de Excelência em Genômica de Doenças Infecciosas (ACEGID), o primeiro do gênero no continente africano, é um centro que visa frear as epidemias da maneira mais rápida e eficaz possível. O novo laboratório de genômica em Ede, na Nigéria, equipado com tecnologia de ponta, apóia a vigilância, controle e eliminação de doenças altamente infecciosas. Estimado para estar pronto na primavera de 2020, o centro, projetado para aumentar a colaboração, inclui um layout integrado de laboratórios, espaço compartilhado, escritórios e salas de aula.

Hospital Distrital Nyarugenge

Kigali, Distrito Nyarugenge, Ruanda

Nyarugenge District Hospital. Image Cortesia de MASS Design Group

O hospital com 300 leitos servirá o distrito mais densamente povoado de Ruanda. A primeira fase do Hospital Distrital Nyarugenge incluirá a implementação de 120 leitos, juntamente com um departamento de emergência, unidade de alta dependência, salas de operações, enfermarias de parto e pós-parto, enfermarias de medicina pediátrica e de adultos, um ambulatório, farmácia, diagnóstico por imagem e odontologia.

Hospital Redemption 

Caldwell, Montserrado County, Libéria 

Redemption Hospital Caldwell. Image Cortesia de MASS Design Group

Um ambiente acolhedor, transparente, eficaz, seguro e digno para atendimento após a epidemia de Ebola, a instalação faz parte da visão do país de evitar futuras epidemias e fornecer serviços abrangentes para uma população em crescimento. Com a primeira fase, incluindo serviços de pediatria e maternidade, a construção de dois pavimentos e 155 leitos compreenderá a instalação da mais alta qualidade no país, uma vez concluída.

Hospital Distrital Munini 

Munini, Distrito Nyaruguru, Ruanda

Munini District Hospital. Image Cortesia de MASS Design Group

O hospital de 300 leitos integra os padrões de projeto desenvolvidos por MASS para o Ministério da Saúde de Ruanda. Estabelecendo um novo padrão para a infraestrutura hospitalar de referência, o Hospital Distrital de Munini reduz a propagação de doenças transmissíveis com sistemas de ventilação natural, serviços isolados e melhor acesso a estações de lavagem de mãos. Aberturas estratégicas são implementadas diante dos ventos predominantes. A instalação inclui suítes de maternidade com enfermarias de parto, UTI, e UTIN para reduzir ainda mais as taxas de mortalidade infantil e materna de Ruanda.

Centro de Saúde da Família em Virginia Parkway

McKinney, Texas, EUA

Family Health Center at Virginia Parkway. Image Cortesia de MASS Design Group

O Centro de Saúde da Família é um lar médico centrado no paciente, projetado para criar um modelo sustentável de saúde por meio de acesso, conexão e educação. Localizada em McKinney, Texas, a instalação, além dos serviços primários de atendimento médico, comportamental e odontológico, oferece programas de treinamento para estudantes orientados para a comunidade e atividades no local que vinculam os pacientes aos principais recursos.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Combatendo doenças infecciosas: 9 unidades de saúde projetadas pelo MASS" 08 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936935/combatendo-doencas-infecciosas-9-unidades-de-saude-projetadas-pelo-mass> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.