Arquiteto e crítico Michael Sorkin falece aos 71 anos por coronavírus

Arquiteto e crítico Michael Sorkin falece aos 71 anos por coronavírus

O arquiteto, urbanista e escritor Michael Sorkin faleceu no dia 26 de março, em Manhattan, devido a complicações causadas por COVID-19. Diretor e fundador do Michael Sorkin Studios e presidente do grupo de pesquisa sem fins lucrativos Terreform, Sorkin era conhecido por seus artigos publicados no Village Voice, The Nation e muitas outras revistas.

Michael Sorkin é a segunda grande perda no mundo da arquitetura devido à pandemia do COVID-19, após a morte do arquiteto italiano Vittorio Gregotti neste mês.

O trabalho de Michael Sorkin envolve tanto a prática arquitetônica quanto sua crítica e ensino. Explorou estas frentes em sua atuação como diretor do Michael Sorkin Studios, professor de arquitetura e diretor do Programa de Pós-Graduação em Design Urbano da City College de Nova Iorque, presidente da Terreform e editor-chefe de pesquisa urbana (UR).

Obama Presidential Library. Cortesia de Michael Sorkin Studio
Obama Presidential Library. Cortesia de Michael Sorkin Studio

Famoso no mundo acadêmico, já ocupou o cargo de Professor e Diretor do Instituto de Urbanismo da Academia de Belas Artes de Viena, a Cátedra Gensler na Universidade de Cornell, a Cátedra Hyde na Universidade de Nebraska e a Cátedra Saarinen na Universidade de Michigan. Além disso, foi professor em instituições como a Architectural Association, Cooper Union, Harvard University e Columbia University.

Membro do Comitê Internacional de Críticos de Arquitetura, Sorkin colaborou com o The Nation, foi editor colaborador do Architectural Record e escreveu ou editou cerca de vinte livros. Seu trabalho publicado inclui Variations on a Theme Park, Indefensible Space, New Orleans Under Reconstruction (editado com Carol Reese e Anthony Fontenot), All Over the Map, e Twenty Minutes in Manhattan.

Laureado com o prêmio Design Mind oferecido pelo National Design Award em 2013 e membro do comitê de planejamento e projeto de arquitetura da Fundação John Simon Guggenheim em 2015, Sorkin fundou em 2005 a Terreform, onde também atuou como editor-chefe da publicação UR (Urban Research), lançada em 2015.

Via Terreform.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Arquiteto e crítico Michael Sorkin falece aos 71 anos por coronavírus" [Michael Sorkin, American Architect and Critic, Dies at 71 of Coronavirus] 27 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936431/arquiteto-e-critico-michael-sorkin-falece-aos-71-anos-por-coronavirus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.