OMA inaugura nova loja de departamentos na Coréia do Sul

OMA inaugura nova loja de departamentos na Coréia do Sul

Projetado pelo OMA / Chris van Duijn, o mais novo Centro Comercial “The Galleria” acaba de ser inaugurado em Gwanggyo, na região sul de Seul, na Coréia do Sul. O complexo que leva assinatura do OMA é a sexta filial inaugurada pela loja de departamentos no país, a qual encontra-se localizada no centro de uma nova área de desenvolvimento urbano da cidade de Seul.

© Hong Sung Jun, cortesia de OMA© Hong Sung Jun, cortesia de OMA© Hong Sung Jun, cortesia de OMA© Hong Sung Jun, cortesia de OMA+ 13

© Hong Sung Jun, cortesia de OMA
© Hong Sung Jun, cortesia de OMA

Fundada na década de 1970, a Galleria é hoje a maior franquia de lojas de departamento da Coréia do Sul. O mais novo centro comercial da empresa foi construída entre o Parque do Lago Suwon Gwanggyo e um dos bairros mais densos da capital sul-coreana, situando-se na “interseção entre a paisagem natural e urbana da capital.”

Como uma pedra preciosa a ser lapidada, a envoltória do edifício parece emergir espontaneamente do solo, transformando-se em um novo marco urbano e um espaço de encontro e socialização para a comunidade local. De fato, a arquitetura do edifício evoca a natureza do parque vizinho, com uma fachada inspirada em seus elementos orgânicos porém, extremamente geometrizada.

© Hong Sung Jun, cortesia de OMA
© Hong Sung Jun, cortesia de OMA

Inserida em um roteiro deliberadamente projetado para potencializar as ofertas culturais da cidade de Seul, a nova filial da Galleria em Gwanggyo é um lugar onde não apenas se consome, mas onde as pessoas podem interagir com a arquitetura e ter acesso a uma ampla oferta de atividades culturais. A nova filial da Galleria em Gwanggyo proporciona uma experiencia única aos consumidores, uma surpresa que os fará voltar para comprar com mais frequência. -- Chris van Duijn, Sócio do OMA.

© Hong Sung Jun, cortesia de OMA
© Hong Sung Jun, cortesia de OMA

Dirigido por Chris van Duijn – responsável pelos projetos do escritório holandês na Ásia –, com a colaboração do arquiteto associado Ravi Kamisetti e a arquiteta de projeto Patrizia Zobernig, o projeto foi desenvolvido em parceira com o escritório Gansam. A nova filial da Galleria em Gwanggyo foi concebida como uma espécie de rota pública, um percurso escavado na superfície do volume do edifício, conectando o espaço público em frente ao centro comercial até o terraço na cobertura.

© Hong Sung Jun, cortesia de OMA
© Hong Sung Jun, cortesia de OMA

Contrastando com a geometria precisa do volume do edifício, o percurso público aflora na fachada criando uma superfície de vidro multifacetada, revelando ao público tudo aquilo que acontece do lado de dentro do edifício. Para os visitantes, os rasgos de vidro proporcionam impressionantes vistas para a cidade e para o parque. Além disso, o percurso interior foi concebido de forma a incorporar uma série de espaços expositivos e performáticos. Sobrepondo consumo e cultura, cidade e natureza, o novo edifício da Galleria em Gwanggyo apresenta uma nova experiência para os clientes da capital, criando um inovador e atraente ambiente de compras.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

A nova filial da Galleria em Gwanggyo é a maior loja inaugurada pela empresa nos últimos dez anos, um projeto que desempenhará um papel fundamental para o futuro da rede nos próximos anos. Além disso, a parceira com o OMA foi vista com bons olhos tanto no contexto nacional e internacional, associando a nossa marca à um escritório de arquitetura criativo e inovador. A nova Galleria em Gwanggyo é a nossa menina dos olhos, uma loja que está sendo reconhecida como um novo marco urbano na paisagem de Seul, da Coréia do Sul e do mundo, levando a nossa marca à um outro patamar. -- Eun Soo Kim, Presidente e CEO da Galleria.

Cortesia de OMA
Cortesia de OMA

Galleria in Gwanggyo

  • Localização: Gwanggyo, Coréia do Sul
  • Cliente: Hanwha Galleria
  • Status: Finalizado
  •  Programa: Centro comercial
  • Área acima do solo: 73,721m2
  • Área abaixo do solo: 63,492m2
  • Sócio responsável: Chris van Duijn
  • Arquiteto associado: Ravi Kamisetti
  • Lider do projeto: Patrizia Zobernig
  • Fase de concepção: Mark Bavoso, Alan Lau, James Lee, Slobodan Radoman, Tianyu Su, John Thurtle
  • Projeto esquemático: Mark Bavoso, James Lee, John Thurtle
  • Desenvolvimento do projeto: Ikki Kondo, James Lee, Daan Ooievaar, Slobodan Radoman, John Thurtle
  • Design de interiores: Nils Axen, Simon Bastien, Tommaso Bernabo, Minjung Cho, Felicia Gambino, Nicola Ho, Meng Huang, Zhenke Jin, Richard Leung, Ioana Pricop, Junsik Oh, Calvin Yue 
  • Projeto executivo: Gansam
  • Construtora: Hanwha Engineering&Construction corp.
  • Consultor de fachada: VS-A
  • Consultor de parede cortina: Withworks
  • Modelo: Edelsmid Emile Estourgie with Yasuhito Hirose and Made by Mistake, RJ
  • Fotógrafo do modelo: Frans Parthesius

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "OMA inaugura nova loja de departamentos na Coréia do Sul" [OMA Completes the Galleria Department Store in Gwanggyo, South Korea] 30 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936350/oma-inaugura-nova-loja-de-departamentos-na-coreia-do-sul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.