A simplicidade e conforto das coberturas de palha em 13 restaurantes vietnamitas

A simplicidade e conforto das coberturas de palha em 13 restaurantes vietnamitas - Mais Imagens+ 13

Empregar materiais naturais biodegradáveis é uma das estratégias ambientais mais eficientes da construção civil atualmente. Embora alguns possam considerá-la passadista, é uma maneira fácil e acessível de promover uma arquitetura ecológica. A implementação de telhados de palha é um excelente exemplo de solução construtiva sustentável e, ainda, eficiente em termos de conforto ambiental. 

© Hiroyuki Oki

Projetos com telhados de palha se beneficiam da pronta disponibilidade do material, além de terem construção simplificada. A composição destas coberturas pode incluir palha, fibras de palmeira, argila e folhas, entre outros materiais disponíveis. Esta trama é geralmente feita sobre uma estrutura de madeira ou bambu, comumente inclinada em uma ou mais direções.

wNw Cafe - VTN Architects Sketch

Coberturas de palha são, com efeito, um dos elementos básicos da arquitetura tradicional vietnamita. É uma prática construtiva vernacular que continua sendo uma opção recorrente. Embora as técnicas e formas possam diferir ao longo do país, as principais características e vantagens se repetem. Outro destaque, além dos aspectos funcionais e culturais desse elemento, é seu apelo comercial, sendo empregado em restaurantes, cafés, lojas, entre outros programas. 

© Quang Tran

Reunimos, a seguir, 13 projetos de restaurante no Vietnã que são exemplos da versatilidade dessa solução construtiva. 

wNw Cafe / VTN Architects

Ano : 2006

© Hiroyuki Oki

wNw Bar / VTN Architects

Ano : 2008

© Phan Quang

Bamboo Wing / VTN Architects

Ano : 2010

© Hiroyuki Oki

"Esta é uma conquista não apenas em termos de estruturas em bambu, mas também cria uma nova tendência para novos materiais ecológicos, facilmente disponíveis no Vietnã".

Salvaged Ring / a21 studio

Ano : 2014

© a21 studio

Naman Retreat Beach Bar / VTN Architects

Ano : 2015

© Hiroyuki Oki

Restaurante Roc Von / VTN Architects

Ano : 2015

© Hoang Le Photography

"O edifício oferece um espaço onde os hóspedes podem sentir a forte conexão com a cultura local do Vietnã do Norte. A abertura espacial e o uso de materiais naturais atendem às exigências para esta conexão".

Hay Hay Restaurant and Bar / VTN Architects

Ano : 2015

© Hiroyuki Oki

The Cloud / a21studio

Ano: 2015

© a21 studio

Restaurante Kim Boi Bamboo / Tran Ba Tiep

Ano: 2016

© Hoang Le Photography

"Essa técnica construtiva é bastante descomplicada e não exige ferramentas específicas. O tipo de bambu usado é o bambu de ferro (bambu sólido, o nome local é "tầm vông"), que apresenta boa resistência à compressão e tração, sem perder a flexibilidade. A cobertura é feita de folhas naturais muito leves e fáceis de moldar."

MOỌC Spring / RÂU ARCH

Ano : 2016

© Hùng Râu Kts

"No geral, o projeto usa matérias-primas tradicionais combinadas com materiais modernos para garantir a sustentabilidade ambiental da construção."

Bamboo Long House Restaurant / BambuBuild

Ano : 2017

© Quang Tran

Bamboo Cultural Restaurant Platform / akasha+associates architecture

Ano : 2017

© akasha+associates architecture

Nocenco Café / VTN Architects

Ano : 2018 

© Trieu Chien

"Com nossa experiência, sabemos que o bambu é de fácil acesso neste clima tropical, o que reduz o tempo e o orçamento da construção. O motivo do uso do bambu neste projeto é a leveza."

* As citações são trechos das descrições de cada projeto enviadas pelos arquitetos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Abdel, Hana. "A simplicidade e conforto das coberturas de palha em 13 restaurantes vietnamitas" [Hay Roofs Explored Through 13 Vietnamese Restaurant Projects] 17 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933738/a-simplicidade-e-conforto-das-coberturas-de-palha-em-13-restaurantes-vietnamitas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.